Artes Visuais




Atividades Acadêmicas


- PROJETOS DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA
- Atividades Complementares
- Salão ArteULBRA e Exposições
- Fórum de Relatos de Experiências no Ensino da Arte


Projeto de Extensão Comunitária – Atelier Aberto
Espaço de articulação entre o curso de Artes Visuais e a comunidade, através de iniciativas em ensino, desenho, cerâmica, ação social, gravura. Visa promover a educação continuada e as trocas de conhecimento entre professores, acadêmicos e sociedade, e reforçar a presença da Universidade junto à comunidade. A participação é aberta tanto aos acadêmicos da ULBRA, quanto à comunidade externa.
Contato: dirartes@ulbra.br – fone: (051) 3477.4000 ramal 2261

Atelier Aberto em Cerâmica e Mosaico - Me José Antônio Schenini Giuliano
Pesquisar diferentes processos com o uso de mosaico e materiais cerâmicos, visando possibilidades de uso no design de superfície e no ensino da arte. O projeto é direcionado aos alunos da ULBRA e comunidade externa.

Arte e Interculturalidade: Um Fazer Especial 
Ressaltar a importância do processo de criação em arte, envolvendo crianças, adolescentes e adultos das comunidades de Mathias Velho, em Canoas, e Esteio, com vistas à valorização e desenvolvimento intercultural.

Atelier Aberto em Gravura – Me Renato Garcia
Realizar ações com gravuras através do reaproveitamento de materiais, destacando tanto a preservação da linguagem quanto o cuidado com o meio ambiente. As oficinas são realizadas por alunos do curso e direcionadas a outros acadêmicos e comunidade externa. Além disto, ocorrerão exposições e aulas abertas. http://gravuraulbra.blogspot.com/

Salão ARTEULBRA e Exposições
No segundo semestre de cada ano, ocorre o Salão ARTEULBRA, no qual se apresenta a produção dos acadêmicos do curso de Artes Visuais. Além do Salão, os acadêmicos podem participar de exposições realizadas dentro da Universidade ou em outros espaços.

Fórum de Relatos de Experiências no Ensino da Arte
Ocorre no final de cada semestre letivo. Nele, os formandos apresentam um relato de suas práticas nos estágios supervisionados.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam o aprofundamento do estudo da arte, a partir dos interesses do próprio aluno, que busca outras perspectivas e abordagens que não aquelas previstas na matriz curricular do curso ou nas suas disciplinas, mas as que se somem ou se complementem.

Definição das Atividades Complementares:

"São mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhes permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido."  (ULBRA, Resolução CONSUN nº0164, de 27 de novembro de 2002)

As atividades complementares visam proporcionar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma e particular, dentro e fora da Universidade, com o objetivo de alcançar uma formação ampla e transdisciplinar, vinculada ao ensino, pesquisa e extensão na área de artes visuais e afins.

Os acadêmicos do curso de Artes Visuais deverão cumprir, obrigatoriamente, 200 horas de atividades complementares, sendo que o mínimo previsto em uma das modalidades previstas nos três grupos de atividades (Ensino, Pesquisa, Extensão) é de 20 horas.

As atividades complementares deverão ser comprovadas mediante documentação organizada de todo conjunto de atividades realizadas, a partir do seu ingresso no curso e apresentadas até o final do 6º semestre do curso (penúltimo semestre).

Na documentação comprobatória, expedida e assinada pela entidade promotora do evento, deve constar, quando for o caso, o número de horas, local, conteúdo, e identificação do participante.

Serão consideradas Atividades Complementares:

1. Seminários, extensões, simpósios, colóquios, cursos, oficinas, estágios, etc, que envolvam o exercício de práticas na área de artes visuais ou áreas afins.

2. Participação como expositor em salões, exposições individuais e coletivas. A pesquisa em artes é apresentada através de produções em diferentes linguagens plásticas (desenho, pintura, fotografia) as quais quando expostas em lugares públicos e reconhecidos, também se caracterizam como Extensão.

O aluno deve expor, por iniciativa própria ou por outros meios que ocorrerem, em exposições individuais e coletivas, encaminhando posteriormente uma comprovação através de convites das exposições, folders, recortes de jornal, certificados ou outros meios que comprovem sua participação nesses eventos.

3. Participação em organização de eventos - mostras, exposições e em áreas afins - na área de artes visuais.

4. Organização e execução de extensões (palestras, oficinas, mediações em exposições e outros eventos na área de artes visuais e áreas afins).
 

 

Quadro Demonstrativo das Atividades Complementares do Curso de Artes Visuais

Nome do Acadêmico:
Data da análise:
Membro do conselho responsável pela avaliação:
Data de ingresso no curso:
 

GRUPO DE ATIVIDADES

MODALIDADE DE ATIVIDADES- carga horária limite

H ALUNO

H ATRIBUÍDAS

Nº DO CERTIFICADO E DETALHAMENTO

ATIVIDADES DE ENSINO

 Disciplinas ou disciplinas não previstas na estrutura curricular do curso de Artes Visuais. (Exemplo: excedentes derivadas de transição curricular. 2 = 2x60h) - até 120 h/a

 

 

 

Disciplina oferecida por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional, cursadas durante o curso. até 60 h/a

 

 

 

Estágios extracurriculares - até 136 h/a

 

 

 

Oficinas e cursos realizados em artes ou em outras áreas afins assistidos (até 40 h/a) ou ministrados (até 68h/a) pelo aluno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monitorias - até 30 h/a

 

 

 

Visitas programadas/técnicas extracurriculares -até 30 h/a

 

 

 

Atividades acadêmicas à distância extracurriculares - até 30 h/a

 

 

 

Alunos já professores na área de artes ou afim. 25h/a para cada ano de atuação, durante o período que estiver matriculado no curso de Artes. Até 100h/a. Comprovar com carteira de trabalho, além do atestado emitido pela escola.

 

 

 

 

Atividades acadêmicas a distância extracurriculares. Visitas programadas/ técnicas extracurriculares - até 30h

 

 

 

ATIVIDADES DE PESQUISA

Iniciação Científica - até 68 h/a

 

 

 

Pesquisa orientada - até 68 h/a

 

 

 

Exposição individual ou coletiva - até 68 h/a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumos em anais, posters. -até 68 h/a

 

 

 

Livros publicados - até 68 h/a

 

 

 

Artigos publicados -  até 68 h/a

 

 

 

Participação em eventos científicos como ouvinte ou palestrante - até 68 h/a

 

 

 

Trabalhos publicados - até 68 h/a

 

 

 

Fórum de relatos de experiências no ensino da arte - OUVINTE. Obs.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras atividades

 

 

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Congressos/Simpósios/Seminários/ Encontros/ Conferências - até 68 h/a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposições individual, coletivas, salões de arte - até 68 h/a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Execução/ participação em organização de eventos (mostras, exposições, oficinas, palestras na área de artes de Artes Visuais e afins) - até 68 h/a

 

 

 

Projetos e Programa de Extensão - até 68 h/a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conferências/palestras - até 68 h/a

Palestrante

 

 

 

Ouvinte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mediações de exposições, trabalho voluntariado comunitário - até 68 h/a

 

 

 

Outras (vivência profissional complementar, administração e representação em entidades estudantis) - até 68h/a

 

 

 

TOTAL DE HORAS ATRIBUÍDAS

 

 

 

       

Obs1: A participação, como palestrante, no Fórum de Relatos de Experiências no Ensino da Arte não é contabilizada como atividade profissional, por ser atividade curricular.

Aula Magna ou Inaugural não é contabilizada como atividade profissional, por ser atividade curricular.

Os casos não previstos e/ou outras atividades não elencadas de Ensino, Pesquisa e Extensão serão avaliadas pelo conselho de curso.

Graduação em
Artes Visuais
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, sala 20
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.9188 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: artesvisuais.canoas@ulbra.br