Artes Visuais




O Curso


O curso enfatiza estudos em ensino da arte e da história da arte, além da prática em diferentes linguagens tais como: desenho, pintura, gravura, cerâmica, escultura, fotografia e sua aplicabilidade no ambiente escolar. Prepara o profissional para atuar no ensino fundamental e médio nas disciplinas que desenvolvam a percepção, criatividade e conhecimento artístico. Esse profissional também está preparado para ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte.

Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.

Tem como objetivo promover a formação de profissionais capacitados e habilitados na área de licenciatura em Artes Visuais, contemplando as orientações legais previstas na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Objetivos Específicos

a) Formar profissional para exercer atividades integradas de ensino-pesquisa com vistas ao exercício da licenciatura e do processo de permanente construção de conhecimento no campo das artes visuais;
b) Capacitar o aluno objetivando o domínio teórico-prático da linguagem visual;
c) Desenvolver o conhecimento das técnicas e linguagens artísticas;
d) Aprofundar o conhecimento quanto ao ensino da arte através do estudo e uso de metodologias adequadas à prática de ensino;
e) Favorecer integração com outras áreas do conhecimento, através da interdisciplinaridade e da flexibilização curricular;
f) Mostrar possibilidades de construção de conceitos articulados com a realidade (representações) de seus alunos;
g) Fomentar o pensamento crítico, implicando no desenvolvimento de competências cognitivas do aprender a aprender, e instrumentos conceituais para interpretar a realidade e intervir nelas;
h) Valorizar o vínculo entre o conhecimento e sua funcionalidade prática;
i) Reconhecer a diferença e a diversidade cultural.

Mercado de trabalho

O profissional também está preparado para atuar no ensino fundamental e médio, ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte. Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.

Diferenciais

O curso tem professores e estudantes inseridos no mercado de trabalho. A sala de aula, além de ambiente de aprendizado formal, é lugar de intensa troca de experiências.

A graduação possui ampla infraestrutura física e um corpo docente que primam pela atualização e aprimoramento constante, estando sempre em sintonia com o mercado de trabalho.

Os profissionais formados pelo curso terão habilidades técnicas e pensamento crítico, que possibilitam seguir seus estudos em programas de pós-graduação ou atuar diretamente no mercado de trabalho.

O curso, através de seus programas de extensão, proporciona a inserção de seus alunos em atividades junto a diferentes públicos, instigando o interesse pela pesquisa.

As aulas ocorrem no turno da noite, sendo uma alternativa para os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho.

Egresso

O egresso do curso deve estar basicamente habilitado para lecionar no ensino fundamental e médio, o que não descarta outras possibilidades de atuação profissional. Para tanto, o curso deve fomentar as relações entre arte e educação, alicerçando-se, sobretudo, na produção, pesquisa e crítica, levando-se em conta o desenvolvimento da percepção, da sensibilidade, do processo criativo pessoal e da capacidade reflexiva autônoma.

O professor de Artes Visuais deve explorar as metodologias de ensino - estudadas e praticadas no curso - de modo a acionar um processo educativo múltiplo.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação incrementa o mercado de trabalho para os profissionais de artes visuais. Conforme a LDB de 20/12/1996, nos níveis básico, fundamental e médio de ensino, as aulas de artes devem ser ministradas por educadores com formação específica, alcançada através da licenciatura plena. Deste modo, o principal campo de atuação é a rede de ensino formal. Considera-se como área de atuação diversas atividades tais como: gerenciamento cultural, atuação em eventos como exposições e bienais, prestação de serviços para museus, centros culturais e áreas afins, em que se requer potencial criativo, teórico e técnico específico.

O profissional egresso deste curso deve ser um educador arrojado, inovador, capaz de encontrar soluções originais e criativas, bem como trabalhar para o desenvolvimento da sociedade operando uma apropriação crítica à cultura visual que nos cerca. Contudo,  vale lembrar que o educador também lida com a identidade, com a construção de cidadania. Para isso, o professor de artes dispõe de metodologias peculiares, que permitem trabalhar tais questões de forma integrada com outras matérias e temas transversais, numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, o profissional egresso é um sujeito de seu tempo, capaz de acionar um processo multiplicador ao exercício da sensibilidade artística aliado a um processo amplo de construção de conhecimento.

Competências e habilidades


Espera-se que o egresso do curso seja capaz de:

  • Exprimir-se com clareza;
  • Organizar suas idéias;
  • Estabelecer relações;
  • Compreender o contexto social onde estiver inserido;
  • Possuir capacidade e flexibilidade para atuar em ambientes caracterizados pela mudança contínua e pela interdisciplinaridade;
  • Auar ética, crítica, autônoma e criativamente;
  • Ser responsável e empenhado com os valores humanísticos;
  • Articular os conhecimentos teóricos e práticos;
  • Interagir com outras áreas do conhecimento,
  • Fomentar sua formação continuada através da prática profissional em cursos de atualização e pós-graduação;
  • Compreender os elementos e processos concernentes às questões de ensino e pesquisa com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Arte;
  • Reconhecer e aplicar as diferentes linguagens artísticas;
  • Acionar o processo multiplicador de desenvolvimento da percepção, da reflexão, e da criatividade;
  • Utilizar diferentes conceitos pertinentes à arte e ao ensino. 
Graduação em
Artes Visuais
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, sala 20
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.9188 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: artesvisuais.canoas@ulbra.br