Reingresso, Readmissão e Reopção

Reingresso: é o procedimento que autoriza o aluno com matrícula trancada a retomar seu vínculo com o curso, aproveitando a vaga conquistada em Processo Seletivo anterior. Ao reingressar o aluno será enquadrado no currículo em vigor de seu curso, conforme prevê a resolução n° 22/2010 do Conselho Universitário da Ulbra.

Readmissão: é uma forma de processo seletivo que permite que o aluno na condição de evadido retome seus estudos na Universidade, desde que haja vaga disponível no curso pretendido. Para consultar as vagas disponíveis, bem como, os critérios de seleção consulte o Edital. 

Reopção de Curso: é o formato que permite ao alunoretornar à Instituição optando por uma graduação diferente da qual iniciou seus estudos. A solicitação deve ser protocolada pessoalmente junto da unidade onde deseja estudar. O aluno deve apresentar o RG ou a carteirinha de estudante.  Caso o acadêmico solicite reopção para curso de área diferente do curso original (Lei nº 9.394/96, art. 49, poderá ser solicitado que apresente resultado de teste vocacional que contribua com informações sobre suas habilidades para o curso pretendido.

Transferência Interna: o aluno permanece na mesma unidade mas altera o curso no qual está regularmente matriculado.

Troca de Modalidade ou Campus: o aluno solicita a transferência da matrícula para outra unidade da Ulbra ou a alteração da modalidade de ensino (presencial ou EAD), desde que já tenha integralizado, no mínimo, um período letivo.

Onde solicitar estes processos:

  • Graduação Presencial: Presencialmente na Central de Relacionamento de seu Campus.
  • Graduação EAD: Diretamente através do protocolo online, disponível no Autoatendimento.

Consulte o Edital 2020.

ULBRA Cachoeira do Sul - Rua Martinho Lutero, 301 · Bairro Universitário · CEP 96.501-595 · Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3722.0400 · E-mail: