Página Inicial » Acessibilidade

Apresentação

Possibilitar acesso a todos os espaços e serviços do campus de forma igualitária às condições de mobilidade física aos diversos setores. Isso é acessibilidade: foco do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA). O Programa é responsável pelo apoio pedagógico aos alunos, professores e colaboradores com deficiências. Também promove a comunicação intermediada por tradutores e intérpretes, além de auxiliar nos aspectos operacionais das atividades educacionais. 

O público-alvo do Programa são pessoas cegas, com baixa visão, surdos, deficientes auditivos, pessoas com deficiência física, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida temporária, idosos, e pessoas com síndromes. O objetivo geral é promover a acessibilidade universal, desenvolver pesquisas e projetos comunitários que possam subsidiar organizações públicas e privadas envolvidas com as pessoas com deficiência. Também visa garantir o acesso à Ulbra e às dependências da Universidade e estimular o reconhecimento político das diferenças, além de tornar o espaço construído mais seguro e confortável para todos, pessoas com e sem deficiência.

Desenvolvido há 16 anos, o PPA atua no sentido de incentivar uma mudança de cultura visando à inclusão social. Para isso, aproximadamente 15 profissionais atuam, principalmente, em sala de aula e nos bastidores. Há intérpretes de Libras para os surdos, material em Braille e ledores para os alunos cegos. Há disponibilidade de cópias ampliadas para aqueles com baixa visão; acessibilidade arquitetônica para pessoas com mobilidade temporária reduzida e com deficiência física. Além disso, há ofertas de cursos de formação sobre acessibilidade e da área de Libras para funcionários, acadêmicos e comunidade em geral.

Na Ulbra

Os estudantes surdos e deficientes auditivos recebem apoio pedagógico e intérpretes de Libras em sala de aula. Os cegos e ledores em período de avaliações recebem material em Braille quando solicitado e conteúdos via e-mail para acessarem através dos programas de computador de leitor de tela. A Biblioteca Martinho Lutero possui um acervo de livros em Baille e audiolivros. Para outros tipos de deficiência, a Universidade possui, e busca aprimorar, a estrutura arquitetônica como rampas, elevadores, banheiros adaptados, assim como também desenvolve ações de acessibilidade para os colaboradores com deficiências.

Acessibilidade - Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 6: Sala 31 Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900 - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: (51) 3477.9190 · E-mail: