Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais para Processos Inclusivos

Apresentação

O curso abordará temas relacionados à Inclusão e Acessibilidade nos contextos sociais: clínica, escola e comunidade. Para isso serão estudados os conceitos sobre inclusão, definição e caracterização das deficiências, recursos de tecnologia assistiva e de comunicação alternativa, acessibilidade, adequação postural e mobilidade. O curso terá abordagem teórico-prática com realização de oficinas para experimentação e confecção de recursos e atividades.

Objetivo

Capacitar o profissional e o acadêmico para atuar em Inclusão Social no âmbito educacional e/ou clínico.

Público-alvo

Profissionais e Acadêmicos de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ierapia Ocupacional,  Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Educação Física e demais áreas da Saúde e Educação.

Disciplinas

  • Interdisciplinaridade, Psicomotricidade Relacional e Inclusão;
  • Psicomotricidade Relacional e Inclusão;
  • Distúrbios neurológicos, comunicação e aprendizagem;
  • Atendimento Educacional e Especializado;
  • Aprendizagem e Comunicação com ênfase no Espectro do Autismo;
  • Tecnologia Assistiva com ênfase em Comunicação Alternativa e Recursos Pedagógicos com Acessibilidade;
  • Soluções em Tecnologia Assistiva com ênfase em distúrbios motores.

OBS: 

Quantidade de horas presenciais: 168 horas

Quantidade de horas semipresenciais: 19 horas

Ministrantes

Ainara Guerreiro Cardoso - Mestre em Reabilitação e Inclusão. Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Formação no Conceito Neuro-Evolutivo Bobath Básico,Baby Course e "Avaliação e Tratamento do Paciente Adulto com Disfunção Neurológica". Atualmente é fonoaudióloga no setor de fonoaudiologia da AACD/RS. Tem experiência de 22 anos com Pacientes Neurológicos (adulto e infantil), alterações e distúrbios na linguagem oral, transtornos de alimentação, alterações de fala e no processo de leitura e escrita.

Daianne Serafim Martins - Terapeuta Ocupacional graduada pelo IPA. Especialista em Educação Inclusiva - PUCRS. Mestre e doutoranda em Design e Tecnologia -- UFRGS. Tem experiência na área de tecnologia assistiva especialmente em comunicação alternativa e acessibilidade ao computador e dispositivos móveis. É membro da ISAAC -- International Society for Augmentative and Alternative Communication.

Ivan Antonio Basegio - Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e mestrado em Ciências Aplicadas a la Actividad Fisica y el Depo - Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade CEIA da Prefeitura de Canoas/RS. Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE e do Projeto de Extensão Recreação e o Esporte na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Luterana do Brasil. Professor Adjunto dos Cursos Graduação em Educação Física e Pedagogia (Presencial e EAD) da ULBRA/Canoas. Coordenador do Curso de Especialização em Psicomotricidade da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA. Professor pesquisador do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade relacional, educação inclusiva, lúdico, psicomotricidade e inclusão.

Mariana Pires Brito - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pela Faculdade Porto-Alegrense (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atua na área da educação e da psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.

Renata Costa de Sá Bonotto - Linguista e neuropsicopedagoga, Licenciada em Letras (UFRGS), Especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília-DF), Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada (UFRGS), Doutora em Informática na Educação (UFRGS) com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no contexto da família, Membro da ISAAC-Brasil (International Society for Augmentative and Alternative Communication). Atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Viviane Medeiros Pasqualeto - Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC/IPA (2000); Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade Feevale (2010), no qual seu objeto de estudo foi a linguagem na ausência de oralidade, resultando na proposta de um roteiro de avaliação da linguagem compreensiva nas modalidades de baixa e alta tecnologia. É especialista em reabilitação fonoaudiológica com ênfase em atuação hospitalar (IMEC/IPA -2004). Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, no Conceito Neuroevolutivo Bobath-Baby, em Reabilitação das Disfagias, em Bandagem Terapêutica (Therapy Taping Association), em Eletroestimulação aplicada à Fonoaudiologia, em tecnologias assistivas, entre outras. Na área clínica, atua com fonoterapia da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e disfagia, cujo público-alvo abrange pessoas com distúrbios neurológicos, bem como diversas deficiências e Síndromes, em todas as faixas etárias (do bebê ao idoso). Atua com formação de professores do ensino regular para educação inclusiva e em cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e educação.

*Curso válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 228 horas
Período De 06/07/2019 a 20/06/2020
Horário Sábados, das 08h30min às 17h30min.
Inscrições De 03/05/2019 a 15/06/2020
Vagas 20
Local A definir
Investimento Forma de pagamento
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