Toxicologia Forense:Aspectos legais, Métodos Analíticos e Aplicações - 4º Edição

Apresentação: No âmbito da justiça e da segurança  pública a prova material exerce um papel de fundamental relevância. A contínua e tecnológica da toxicologia forense é indispensável no combate à criminalidade, pois apresenta uma evolução dinâmica que possibilita a permanecer vigilância sobre os novos aspectos da criminalidade, que a cada dia desenvolve ferramentas ou métodos elaborados no intuito de desafiar as normas legais. O domínio dos aspectos técnicos relacionados à produção, análise e interpretação da prova material é de extrema importância para os profissionais envolvidos em todas as etapas da justiça e da segurança pública. Nesse contexto, o Curso Toxicologia Forense vem contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais que atuam no campo do combate à criminalidade enfocando aspectos químicos, farmacêuticos e toxicológicos. Adicionalmente, propõe-se a estimular o espirito crítico, cientifico e de constante atualização desses estudantes e profissionais.

Objetivos: Capacitar o aluno a compreender as etapas técnicas da produção e avaliação da prova material, desde a coleta de dados até a produção de peças processuais, visando fornecer uma visão geral sobre todos os aspectos relacionados à criminalística. Oferecer o aperfeiçoamento da formação teórica bem como qualificar profissionais para atuação nos campos da Perícia Criminal, através do estimulo ao desenvolvimento da curiosidade cientifica e do senso crítico frente aos aspectos técnicos do campo da Toxicologia Forense.

Público-Alvo:Alunos de graduação e pós graduação das áreas de farmácia,biomedicina, química,biologia, medicina,medicina veterinária,odontologia,direito e outras, com interesse em atuação no campo das perícias criminais. Profissionais graduados nas referidas áreas envolvidos no campo de segurança publica , como policiais,membros e funcionários do Ministério Público e Poder Judiciário.

Conteúdo Programático:

1.Conceitos básicos 

2. Aspectos legais

3. Drogas de abuso mais comuns (Farmacologia, amostras e amostragem, métodos analíticos, exames preliminares de constatação e exames definitivos)

4. Laudos de exame pericial

5. Estudos de perfil químico.

Ministrante Profº Rafael Scorsatto Ortiz: Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS com pesquisa no tema da falsificação de medicamentos, desenvolvendo metodologias analíticas que permitam detectar falsificação de comprimidos de Calis e de Viagra. Perito Criminal Federal de Departamento de Política Federal (desde 2004) atuando na área de perícias de laboratório (drogas,medicamentos, agrotóxicos,etc) e de local de crime. Possui graduação de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1998), com ênfase em Indústria de Medicamentos (2000). Possui Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2003) e Especialização em Toxicologia Forense Pelo centro Universitário Feevale (2009). 

Ministrante Profª Kristiane de Cássia Mariotti:Possui graduação em Farmácia (2006) com ênfase em Análise Clínicas (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Ciências Farmacêuticas (2013) pela UFRGS e Pós-doutorado (2015) pela UFRGS. Atualmente é Papiloscopista Policial Federal do Departamento de Polícia Federal e Professora Substituta da Disciplina de Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e validação de métodos analíticos e bioanalíticos, perfil químico de drogas de abuso, estimulantes anfetamínicos, avaliação de toxicidade, ànalise de medicamentos falsificados, Papiloscopia forense. 

Ministrante Profº Carlos Alberto Yasin Wayhs: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS: Fez doutorado Sanduíche no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Portugal. Foi Consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é Consultor de Assuntos Regulatórios na ORIENS Consultoria em Vigilância Sanitária e Diretor-Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) gestão 2012-2013, Diretor-Tesoureiro da AFARGS gestão 2010-2011, e integrante da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS). 

Modalidade Presencial
Carga Horária 8 horas
Período De 06/08/2016 a 06/08/2016
Horário Aguarde novas datas
Inscrições De 18/02/2016 a 26/07/2016
Vagas 20
Local A definir
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: