Oficina de Criação Literária da ULBRA - TURMA CONFIRMADA

Apresentação:

A literatura, assim como as demais expressões artísticas, exige técnica. As universidades e os escritores, cada vez mais conscientes disso, estão, hoje unindo-se e fazendo Oficinas de Criação Literária a forma mais adequada e o caminho mais seguro para que o autor (iniciante ou não) posso compreender, estudar e exercitar o processo de escrita. Trata-se de prática, discussão de textos e troca de experiência: a melhor trilha a seguir para quem deseja aprimorar sua produção literária.

Objetivos:

Tratamento do texto: Cuidados com tempo verbal; ritmo frasal e respiração do leitor; problemas de adjetivação; conexões narrativas; construção de diálogos; uso adequado de enumeração; cuidado com ecos na leitura, clichês e outros problemas que comprometem o desempenho do texto.

Construção de personagens: Tipos de personagens, do plano ao esférico.

Gêneros narrativos: Conto, crônica e romance -- estudo, de forma mais especifica, sobre a teoria do conto.

Narradores: Estudo e aplicação das possíveis formas do ponto de vista de um narrador ao se contar uma história.

Tempo narrativo: Estudo das anacronias narrativas relativas à Cena, ao Sumário, à Pausa Descritiva e às Elipses.

Estrutura narrativa: Compreensão da estrutura de um texto literário a partir da concepção de fábula X trama a sua aplicação na escrita.

Seminário: Troca de textos e debates sobre as produções dos oficineiros.

* Durante toda a Oficina, os participantes produzem textos semanalmente -- que passam pela avaliação do professor -- aplicando, sempre, as técnicas estudadas no decorrer dos encontros, totalizando 40horas/aula, entre aulas presenciais e semipresenciais.

PRÉ-REQUISITO

No mínimo estar cursando o ensino médio.

Ministrante: Dr. Ítalo Ogliari -- Doutorado em Teoria da Literatura e Coordenador do Curso de Letras da ULBRA. Em 2002, cursou a Oficina de Criação Literária da PUCRS, ministrada pelo escritor Luiz Antonio Assis Brasil, seu orientador, também, no doutorado. Em 2004, publicou o livro de contos A MULHER QUE COMIA DEDOS (WS editor -- Porto Alegre). No ano seguinte, editado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL -- RS), publicou ANA MARIA NÃO TINHA BRAÇO também contos, sendo um dos vencedores do prêmio "Coleção 2000". Depois, 2007, lançou seu primeiro romance, UM SETE UM, pele editora carioca 7Letras. Em 2010, publicou A VOLTA (7Letras -- romance). Em 2012, A POÉTICA DO CONTO PÓS-MODERNO (7Letras -- Teoria Literária). Seu mais novo trabalho é o romance O CÃO ou A VIDA DA MENINA QUE NÃO SE MEXIA MAIS: NARRATIVA CINEMATOGRPÁFICA (7Letras -- 2016).

Modalidade Semipresencial
Carga Horária 40 horas
Período De 13/09/2016 a 22/11/2016
Horário Terça-feira das 19:00 às 22:00
Inscrições De 29/06/2016 a 19/09/2016
Vagas 20
Local Sala 201 prédio 11
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: