Auriculoterapia Chinesa CANCELADO

Apresentação: 

Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura, com excelentes resultados, boa aceitação pelos pacientes, de fácil aplicação e baixo custo, que utiliza e orelha para avaliação e tratamento das disfunções e emocionais orgânicas e emocionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso desta técnica para tratar: Ansiedade, Insônia, Depressão, Enxaquecas, Cefaleias, TMP, Menopausa, Cólicas menstruais, Alergias, Rinites, Sinusites, Bronquites, Asma, Amigdalites, Hipertensão arterial, Alívio em diversas dores entre outras enfermidades.

Podem ser utilizadas em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Conforme as recomendações da OMS, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC/2006), que inclui a Acupuntura/Auriculoterapia, previstos de serem oferecidos pelo SUS na promoção e recuperação da saúde. Em 2013, foi aprovado a Política Estadual de PICs (PEPIC/RS), fortalecendo mais terapias complementares e aumentando a demanda por profissionais da saúde capacitados nesta área.

Objetivos: 

Oferecer um curso para estudantes e profissionais da saúde, com objetivo de proporcionar um entendimento e utilização da terapia auricular em diversos tratamentos físicos e psiquiátricos, cuidando da saúde integral do paciente. O participante entenderá do método, seu histórico e fundamentos, além das suas aplicações nos tratamentos em diversas enfermidades físicas e emocionais. O curso capacita profissionais a usar a auriculoterapia de forma isolada, mas também coo complementa de outras técnicas.

Público-alvo: 

Estudantes da área da saúde e profissionais nas suas diferentes modalidades (Farmacêutico, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Odontólogos, Nutricionistas), que tiverem interesse em atuar, conhecer e/ou aplicar este recurso na promoção e recuperação da saúde.

Conteúdo programático: 

1° Dia:

- Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa;

- Auriculoterapia: referencial histórico, generalidades, anatomia do pavilhão auricular, diagnóstico.

- Aspectos neurológicos da orelha e mecanismos de ação da Auriculoterapia;

- Classificação e localização dos pontos auriculares.

2° Dia:

- Indicações, vantagens, seleção de pontos, consulta em Auriculoterapia;

- Contraindicações e precauções com a Auriculorerapia;

- Materiais e métodos de procedimentos na prática.

- Aplicação e demonstração de Auriculoterapia (adesivos com sementes) em voluntários do curso.

Ministrantes: 

Profª Susana Gasparri -- Farmacêutica, graduada pela ULBRA/RS, 2000. Especialista em Acupuntura pela Faculdade de Ciências da Saúde/FACIS -- São Paula/SP, 2011. Especialistas em Fitoterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS-SP), 2001. Especialista em Gestão Empresarial pela PUC/RS, 2001. Mestre em Diagnostico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), 2005. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Integrada AVM -- Brasília-DF, 2016. Membro da Comissão Assessora de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Regional de Farmácia do RS. Consulta da Secretaria da Saúde do Estado do RS em projetos vinculados a Política Intersetorial de Plantas Medicinais do RS. 

Modalidade Presencial
Carga Horária 16 horas
Período De 07/04/2017 a 08/04/2017
Horário AGUARDE NOVAS DATAS!! EM BREVE!!
Inscrições De 23/01/2017 a 28/03/2017
Vagas 40
Local Prédio:01 Sala:105
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: