Treinamento para o Sistema Avançado para Estudos e Projetos Viários - SAEPRO - 3ª Edição - TURMA CONFIRMADA!!!

Apresentação

O Sistema Avançado para Estudos e Projetos Viários (SAEPRO) tem por objetivo principal disponibilizar um conjunto de ferramentas integradas para coordenação, estudos, projetos, construção, operação e análises de obras viárias. Os módulos de trabalho do software permitem a realização do projeto topográfico, projeto geométrico (planialtimétrico e modelo 3D), projeto de terraplanagem e projeto de sinalização. Utilizando objetos paramétricos no conceito BIM (Building Information Model), permite a concepção de obras viárias em múltiplas dimensões, gerando modelos em realidade virtual.

Objetivos

Capacitar o aluno para uso do SAEPRO, possibilitar o desenvolvimento de projetos viários e oportunizar que o aluno tenha um diferencial curricular.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas de engenharia civil, cartografia, agrimensura e demais interessados na temática.

Conteúdo Programático

1° Etapa: Ensino do uso do Sistema para desenvolver as seguintes atividades:

Estudos: Permite desenvolver estudos prévios à etapa de projeto. Entre os estudos possíveis, destacam-se os estudos de: (i) tráfego, (ii) topográficos, (iii) geotécnicos e (iv) estimativa de custos.

Projeto: Reúne atividades de projeto viário, destacando-se os projetos: (i) geométrico, (ii) terraplanagem, (iii) drenagem e (iv) sinalização.

Construção: Atividades que permitem confrontar a construção da obra com seu projeto. A única atividade prevista até o momento refere-se à medição de terraplanagem de uma obra para fiscalização.

Operação: Módulos para avaliar desempenho e gerenciamento (de pavimentos, sinalização, etc.) ao longo da operação da via. 

Análises: Conforme proposta pela FHWA - Federal Highway Administration, através do software IHSDM - Interactive Highway Safety Design Model, o SAEPRO dispõe de ferramentas de análise da obra viária. A análise da consistência geométrica, calibrada para as condicionantes culturais, físicas e de veículos brasileiros é a primeira atividade de análise prevista na plataforma SAEPRO.

Escopo: Gerencia os principais elementos que compõem a obra.

Arquivos: O gerenciamento de arquivos vinculados permite identificar e ter acesso a arquivos que integram a obra viária. Os arquivos que permitem visualização direta no SAEPRO são do tipo DWG, DOC (ou DOCX) e PDF. No que se refere ao arquivo DWG, também se observa qual é o arquivo (corrente) a ser carregado, juntamente com a abertura do arquivo principal.

Apontamentos: Espaço dedicado à inserção de textos permanentes ou provisórios com a finalidade de dar apoio às etapas de projeto.

Inconformidades: Gerenciamento de erros e de valores fora de norma, observados ao longo do processamento dos dados.

Histórico: As atividades desenvolvidas em uma obra apresentam registro em histórico, sem possibilidade de exclusão. 

2º Etapa: Desenvolvimento de um projeto com uso do SAEPRO.

Pré-requisitos

Conhecimento básicos de engenharia.

Ministrante Fernando Fraga de Freitas dos Santos - Possui graduação em Engenharia Civil na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor dos cursos de extensão do programa PROCAD da UFRGS. Desenvolvedor de sistemas computacionais (SAEPRO) na área de projetos de infraestrutura e transportes. Engenheiro Projetista de Geométrico de Terraplanagem em obras de infraestrutura da STE - Serviços Técnicos de Engenharia Ltda. 

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 16 horas
Período De 21/10/2017 a 28/10/2017
Horário Sábados, 21 e 28/10/2017, horário das 08h30min às 12h e das 12h40min às 17h.
Inscrições De 22/09/2017 a 18/10/2017
Vagas 20
Local Prédio 14, laboratório 302.
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: