Excelência Operacional: Integrando o Lean Construction análise financeira e economia de Empreendimentos

Apresentação:

O curso pretende retomar a evolução da indústria mundial, as mudanças de paradigma do processo de produção desde o artesanato, passando pelo fordismo, STP até os sistemas colaborativos e de rede atuais. Assim, trazer essas mudanças para o ambiente da construção, integrando princípios e ferramentas do Lean Contruction, gestão de qualidade, planejamento e PMP, sempre com o viés prático. A segunda etapa do curso considera trazer os conceitos de melhoria de desempenho da produção para a análise de custos e retorno financeiro de empreendimentos. Para isso será retomado os conceitos de orçamento e precificação de obras civis e posteriormente realizar a análise de viabilidade financeira e custos destes empreendimentos. Todo o curso será subsidiado de casos e exemplos reais de mudanças em obras.

Objetivos:

Apresentará evolução do sistema de produção e da filosofia do Lean Construction; Instrumentar o aluno com conceitos teóricos e práticos e ferramentas aplicadas de Excelência Operacional em obras; Desenvolver o aluno para o emprego correto dos conceitos de custos, técnicas de orçamento, análise financeira e tomada de decisão; Exercitar conceitos de desperdícios, ineficiências e melhoria de processos.

Conteúdo programático:

Aula 1: Conceitos e evolução dos sistemas produtivos; dinâmica de desperdícios/variabilidade;

Aula 2: Lean Construction aplicado. Conceitos, ferramentas, análise de casos reais e resultados obtidos;

Aula 3: Princípios de Gerenciamento e Planejamento de Obras. Exercícios de Planejamento de Obras (Fluxo construtivo e Linha de Balanço);

Aula 4: Conceitos de Sistemas de Gestão de Qualidade de Obras e vinculação às etapas construtivas;

Aula 5: Origem e definições para gestão de Custos; Conceitos de Orçamentos de Obras;

Aula 6: Cases de sistemas de custeio e Matemática financeira e viabilidade. Exercícios práticos.

Ministrantes:

Profº Bernardo Martim Beck da Silva Etges -- Mestre em Engenharia de produção (PPGEP-UFRGS), Engenharia Civil pela UFRGS e Universitat Stuttgart; Atuação como gerente de projetos em Consultoria em Excelência Operacional para Obras de Infraestrutura, Energia e Óleo e Gás, Linha de Pesquisa: Gestão de práticas de Lean Contruction, análise de custos e viabilidade financeira em ambiente da construção civil.

Prof º Marcus Costa Tenório Fireman - Engenheiro Civil pela UFAL, MSC em Engenharia Civil pela UFRGS, Doutorando em Engenharia Civil pela UFRGS, Eng de Melhoria Contínua na Medabil S/A (2012-2016),Sócio-Consultor na empresa Climb Consulting, Palestrante em congressos, workshops nacionais sobre a aplicação do Lean Construction. Experiência com implementação de Lean Construction em mais de 35 obras (residenciais, industriais e etc). 

Modalidade Presencial
Carga Horária 24 horas
Período De 24/08/2018 a 01/09/2018
Horário Sextas-feiras 24/08 e 31/08/2018, horário: 18h ás 22h e Sábados 25/08 e 01/09/2018, horário: 08h30min ás 12h30min ás 13h30min ás 17h30min
Inscrições De 17/05/2018 a 22/08/2018
Vagas 30
Local À definir
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: