Técnica Vocal

Apresentação:

Desenvolver nos alunos aspectos básico do canto, promover desenvolvimento musical e artístico, visando enriquecimento cultural, social e humano. O ingresso se dará mediante a uma entrevista buscando o nivelamento técnico. As aulas serão individuais, 1h semanal.

Objetivos:

Oportunizar o acesso o ensino de canto para a comunidade em geral. Seu conteúdo programático é variável e dependerá da aptidão, da disponibilidade e objetivos dos alunos. O programa tem objetivo de desenvolver aspectos básicos do canto e incluirá exercícios e estudos técnicos, assim como obras musicais populares e/ou líricas, abrangendo dessa forma o repertório solo e em conjunto.

Abordar aspectos históricos, culturais e linguísticos, proporcionando desta forma cultural geral aos alunos.

Desenvolver a sociabilização através de práticas em grupo e possíveis participações com o coro universitário, proporcionando envolvimento cultural e artístico aos alunos.

Público-alvo:

Comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Adolescentes (acima de 15 anos) e adultos.

Conteúdo programático:

Técnica Vocal

  • Respiração;
  • Apoio;
  • Vocalizes para o treinamento e habilidades dos cantores;
  • Articulação;
  • Entoação;
  • Emissão;
  • Ressonância;
  • Projeção;
  • Fisiologia da Voz;
  • Estudos de músicas do repertório popular e/ou lírico.

Pré-requisitos:

Interessados em desenvolver e aprimorar o estudo do Canto e Técnica Vocal.

Ministrante Francisco Amaral -- Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM. Atua como solista em Óperas, Oratórios, Cantatas e Recitais, desenvolve trabalho de preparação vocal para o Coro Universitário da ULBRA. Realizou preparação de repertório com o Maestro Italiano Alessandro Sangiorgi, solista com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre -- OSPA, regência de Arthur Barbosa. Monostatos na ópera  "A Flauta Mágica" de W.A.Mozart, regência de Evandro Matté, solista Nona Sinfonia de L.V. Beethoven, regência de Evandro Matté. Bastien, na ópera Bastien und Bastienne de W. A. Mozart, Beppe, na ópera II Pagliacci de R. Leoncavallo, Nemorino, na ópera L'elisir d'amore de G. Donizetti, Vesperae Solennes de Confessore K.V.339 de W.A. Mozart, regência de Delmar Dickel Messias de G.F. Händel, com a Orquestra Universitária da ULBRA -- regência de Paulo Brum.

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 16 horas
Período De 21/08/2018 a 04/12/2018
Horário Terças-feiras, das 14h às 17h.
Inscrições De 22/02/2018 a 17/08/2018
Vagas 3
Local Prédio 01, sala 223.
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: