Aplicação de geossintéticos para obras de aterros sanitários e industriais

Apresentação

O curso inicialmente propiciará uma visão geral sobre os aterros sanitários e industriais, apresentando questões de operação, legislação e perspectivas de demandas futuras por essas estruturas. Em seguida serão apresentados os diferentes tipos de geossintéticos, discutindo suas aplicações, vantagens e desvantagens. Também serão apresentadas as soluções para controle de erosão dos aterros e os sistemas de drenagem de percolados e gases. Por fim, será realizado uma discussão aprofundada sobre geomembranas, o geossintético mais utilizado para impermeabilização dos aterros. Será apresentada a metodologia de dimensionamento, aspectos de proteção, instalação e controle de qualidade das geomembranas.

Objetivo

Propiciar uma visão geral sobre aterros sanitários e industriais, discutindo aspectos construtivos, de operação, legislação e perspectivas de demanda no futuro dessas estruturas. Expor e discutir os diferentes tipos de geossintéticos aplicados a obras de aterros sanitários e industriais. Discutir sistemas de drenagem e de controle de erosão. Apresentar metodologia de cálculo para o dimensionamento de impermeabilização de aterros utilizando geomembranas, apresentando aspectos de proteção, instalação e controle de qualidade das geomembranas. 

Público-alvo

Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação: engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil e engenharia química e agronomia. Comunidade técnica que atue com estruturas de aterros sanitários e industriais.

Conteúdo Programático

Introdução:

  • O que são os aterros sanitários e industriais? Por que precisamos dessas estruturas? 
  • Construção dos aterros sanitários e industriais (escolha do local, preocupações e etc.); Operação de aterros (obra constante, compactação, cuidados executivos, controles e etc.); 
  • Onde estão os aterros sanitários e indústrias no RS? Qual a demanda atual dessas estruturas? Qual a perspectiva para o futuro? 
  • Comentários sobre a legislação vigente de aterros sanitários e industriais.

Geossintéticos:

  • Tipos e funções de geossintéticos; 
  • Testes e propriedades dos geossintéticos;
  • Comportamento e especificações a longo prazo; 
  • Geossintéticos em obras de proteção ambiental; 
  • Sistemas de drenagem; 
  • Controle de erosão superficial.

Impermeabilização com geomembrana: 

  • Metodologia de cálculo (espessura, vala de ancoragem, resistência química); 
  • Proteção de geomembranas (danos físicos); 
  • Procedimentos de instalação (serviços preliminares, soldas e reparos); 
  • Controle de qualidade (recebimento do material, verificação de estanqueidade).

Ministrante Alan Donassollo - Formado em Engenharia Civil pela UNISINOS e MBA em Gestão de Vendas pela mesma instituição. Mestre em Geotecnia com ênfase e Gestão de Áreas de Risco e Desastres Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na Maccaferri do Brasil desde 2008. Experiência com aplicação de geossintéticos em obras de infraestrutura, geotecnia e proteção ambiental, estudos técnicos de engenharia civil, tanto em obras públicas como privadas.

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 8 horas
Período De 15/09/2018 a 15/09/2018
Horário Sábado, 15/09/2018, horário das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.
Inscrições De 15/05/2018 a 12/09/2018
Vagas 50
Local Prédio 1, auditório 217.
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: