Enzimas: da catálise às aplicações - TURMA CONFIRMADA!

Apresentação:

Aspectos gerais a respeito das enzimas, iniciando pelo processo de catálise, dando enfoque em substratos, inibidores e cofatores enzimáticos, além das condições ideais de catálise. Técnicas de imobilização de enzimas e sua utilização em âmbito industrial e em biossensores. Aplicações de enzimas, tanto industriais, quanto especiais, utilizadas em diagnóstico, pesquisa e terapêutica serão abordadas. Também serão realizadas atividades práticas para que os alunos tenham contato com a realização de reações enzimáticas, com imobilização de enzimas e análises de bioinformática.

Objetivo:

Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos e avançados a respeito de enzimas, bem como técnicas experimentais para que o estudante possa reconhecer os requisitos básicos para realizar um ensaio enzimático, bem como técnicas de imobilização de enzimas, que têm uma grande importância industrial e em diagnóstico. Além disso, o aluno será capaz de analisar as sequências proteicas de enzimas, utilizando ferramentas computacionais.

Público-alvo:

Alunos de graduação dos cursos de química, ciências biológicas e ciências da saúde. Alunos de pós-graduação.

Conteúdo Programático:

  •  Primeiro encontro: Aula Teórica -- Noções de enzimas, catálise, tipos de inibidores, métodos de quantificação enzimática. Aula Prática -- Determinação de atividade enzimática por método colorimétrico e por zimograma.
  • Segundo encontro: Aula Teórica -- Imobilização de enzimas, técnicas e tipos de suportes. Aula Prática -- Aula prática de imobilização de enzimas.
  • Terceiro Encontro: Aula Teórica -- Noções de produção de enzimas em escala laboratorial, em escala industrial, seu uso e aplicações em pesquisa e na indústria. Aula Prática -- Análise de enzimas por Bioinformática.

 

Ministrantes:

Fernanda Cortez Lopes  - Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Análises Clínicas (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pós-doutoranda do Centro de Biotecnologia da UFRGS, trabalhando com o desenvolvimento de curativos bioativos contendo o peptídeo Jaburetox. Durante seu doutorado-sanduíche, na Università di Bologna, trabalhou na elucidação da estrutura tridimensional do Jaburetox, um peptídeo entomo e fungitóxico. Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica e Biofísica, na produção de enzimas e de metabólitos secundários de fungos filamentosos. Além disse, tem atuado na área de purificação e caracterização de proteínas e peptídeos por métodos biofísicos, bem como estudos biológicos como atividades antifúngicas, antibacterianos e inseticidas.

Anne Helene Souza Martinelli  - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante período de Doutorado, realizo Doutorado-sanduiche na Universidade de Montreal, Canadá (04/2011 -- 09/2011). Possui também Pós-Doutorado na Universidade de Bologna, Itália (11/2014 e 03/2015). Possui experiência na área de Biologia Molecular e Bioquímica de proteínas, atuando principalmente os seguintes temas: clonagem, expressão, e purificação de proteínas, proteínas recombinantes, mecanismo de ação de peptídeos fungitóxicos e inseticidas e interação como membranas lipídicas. Atualmente atua como técnica de laboratório, auxiliando nas aulas práticas dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Proteínas-Tóxicas.

Fernanda Fabero Guedes  - Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve e pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos e coordena o projeto de extensão Universitária Caracterização de Queijo Colonial Gaúcho.

Joel Ricardo de Souza Cardoso -- Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil.

*Válido para horas complementares.

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?