Agronegócio 4.0

Apresentação

O curso de Aperfeiçoamento em Agronegócio 4.0 é contemporâneo e atende à dinâmica e expectativas do mercado atual, que estabelece velocidade, prospecção de cenário e customização. O setor agropecuário conhecido como uma máquina de gerar renda demanda profissionais altamente qualificados e atualizados ao mercado interno e externo, em condições de tomadas de decisões no âmbito do progresso, calcados em Triple-Bottom line, o Tripé da sustentabilidade. O curso oferece aos alunos um conjunto de conhecimentos sobre a estrutura, organização e funcionamento do agronegócio auxiliando-os na utilização de ferramentas para o planejamento e gestão da produção, comércio, industrialização e marketing.

Objetivo geral

Potencializar através de instrumentos científicos e de mercado, os profissionais para atuarem na gestão do setor agropecuário com visão avançada as tendências e desenvolvimento sustentável.

Objetivos específicos

Capacitar e qualificar os profissionais do agronegócio a partir da aplicação dos modernos conceitos e ferramentas de gestão; 

Habilitar profissionais para a tomada de decisão no âmbito de inteligência empresarial nas diversas áreas do agronegócio;

Compreender as interdependências setoriais do setor agropecuário e do multimercado.

Público-alvo

Profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Agronomia, Administração, Gestão, Engenharias e profissionais diversos que queiram adquirir conhecimentos para atuação no Agronegócio.

Disciplinas

  • Análise de Ambiente no Agronegócio;
  • Planejamento Orçamentário e Finanças;
  • Agricultura e indústria 4.0;
  • Mercado, Captação e Agro tendências;
  • Vendas e Marketing 4.0;
  • Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade;
  • Métodos Quantitativos Aplicados ao Agronegócio.

OBS: 

Quantidade de horas presenciais: 176 horas

Quantidade de horas semipresenciais: 11 horas

*Curso válido para horas complementares.

Ministrantes

Carlos Santos Gottschall - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, desde 1994. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos de corte, manejo, acasalamento aos 14-24 meses, produção animal, confinamento, suplementação e desempenho animal, programas de sincronização de estro e IATF.

Cristina Zaffari Grecellé - Médica Veterinária, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS. Doutoranda no PPGMAA (UFRGS). Professora Adjunta dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da ULBRA/Canoas ministrando disciplinas nas áreas de microbiologia, higiene e tecnologia de produtos de origem animal. Preceptora e professora do Programa de Pós Graduação - Residência Médica Veterinária - Doenças Infecciosas e Parasitárias. Responsável pelo Laboratório de Microbiologia do Hospital Veterinário da ULBRA. Professora da Fundação Bradesco do Curso de Formação Continuada em Boas Práticas de Fabricação para Agroindústrias. Desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa e extensão referente a caracterização do queijo colonial do Estado do Rio Grande do Sul.

Jean Carlos dos Reis Soares - Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA no ano de 2003 e pós graduado com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no ano de 2012. Neste mesmo ano, fundou a empresa JR Assessoria Veterinária LTDA que presta serviços para diversas empresas com foco na produção animal - bovinos de corte e leite e gestão rural. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Luterana do Brasil.

Jeferson Luis Lima Cunha - Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil (1987), especialização em Administração de Marketing (2002) e mestrado em Educação (2014). Atualmente é Coordenador Adjunto e Professor do curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil. Atua também como consultor organizacional e palestrante. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Marketing e Recursos Humanos. Em sua atividade acadêmica coordena ainda três cursos de pós-graduação nas áreas de Planejamento, Marketing e Gestão de Pessoas. Ainda na Ulbra, faz parte da equipe de consultores que prestam serviço às empresas integrantes da Incubadora e do Parque Tecnológico da Ulbra. Atua fortemente na área do voluntariado, integrando a Diretoria do Banco de Alimentos de Canoas e também da Associação dos Docentes da Ulbra.

Nelson Horowitz - Profissional que atua no setor privado há mais de 25 anos nas áreas de P&D e marketing. Atuou em empresas nacionais e multinacionais em cargos de gerenciamento e diretoria. Atualmente trabalha como consultor independente. Possui mestrado (1997) e doutorado (2003) na área de química e fertilidade do solo pelo departamento de solos da faculdade de agronomia da UFRGS. Tem especialização na área de marketing (1992) pela escola de administração da UFRGS.

Roberto Andrade Grecellé - Possui graduação em Medicina Veterinária pela ULBRA (Canoas - RS, 2002) e mestrado em Zootecnia (Produção e Manejo de Bovinos de Corte) pela UFRGS (Porto Alegre - RS, 2005). Entre 2005 até janeiro de 2009 atuou como Coordenador do Curso de Medicina Veterinária e professor de Medicina Veterinária e Agronomia da ULBRA (Ji-Paraná-RO). No mesmo período foi Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação de Gestão em Agronegócios. Foi idealizador e coordenador da campanha Rondônia: Estado Natural da Pecuária, desenvolvida pelo FEFA-RO. De janeiro de 2010 a agosto de 2011 foi diretor executivo da SIA - Serviço de Inteligência em Agronegócios. Consultor empresarial em agronegócios e com experiência nas áreas: Gestão estratégica no agronegócio; Marketing voltado ao agronegócio; Elaboração e condução de projetos para desenvolvimento setorial; Produção e manejo de bovinos de corte; Desenvolvimento sustentável; e Relações corporativas dentro da cadeia produtiva da carne. Desde janeiro de 2012 é Coordenador Estadual de Agronegócios do SEBRAE-RS, responsável por projetos de desenvolvimento setorial - pecuária de corte e ovinocultura.

Sandro Celestino da Rosa Wollenhaupt - Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e em Administração pela Faculdade Equipe (2013). Possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Fernando Pessoa (Reconhecido pela UNIVALI) (2006). Atualmente é professor na Universidade Luterana do Brasil, Faculdades Equipe, FTEC - Faculdade de Tecnologia e Faculdade Equipe nas modalidades presencial e educação a distância. Tem experiência nas áreas Economia, Finanças e Planejamento.

Simone Soares Echeveste - Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNISINOS e Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão em EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação à Distância.

Modalidade Presencial
Carga Horária 187 horas
Período De 16/03/2019 a 21/12/2019
Horário Sábados, 16/03, 30/03, 13/04, 27/04, 04/05, 18/05, 01/06, 15/06, 29/06, 06/07, 20/07, 03/08, 17/08, 31/08, 14/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11, 23/11, 07/12 e 21/12/2019. Horário das 08h30min às 12h e das 13h às 17h30min.
Inscrições De 27/12/2018 a 13/03/2019
Vagas 20
Local À definir
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: