Responsabilidade Técnica para Agroindústrias Familiares de Produtos de Origem Animal - 2ª Edição

Apresentação:

O curso de RT para agroindústrias familiares e de pequeno porte busca atender a demanda crescente de profissionais qualificados para atuar nesses estabelecimentos. O consumidor cada vez mais vem buscando produtos regionais e artesanais, tanto que é notório o aumento do número de produtores interessados em ter seu próprio negócio em sua propriedade rural.

Um dos maiores desafios nesta área são os empreendimentos envolvendo produtos de origem animal. Apesar de serem produtos muito apreciados pelos consumidores, são alimentos que se produzidos em condições inadequadas podem oferecer risco a saúde pública. Neste contexto, ainda acrescenta-se a grande dificuldade dos produtores em dominar as normatizações vigentes e procedimentos de boas práticas de fabricação.

Objetivo:

Capacitar os Responsáveis Técnicos para atuarem em agroindústrias familiares e de pequeno porte de produtos de origem animal. O curso proporcionará aos alunos atividades teóricas e práticas sobre princípios básicos de higiene e segurança dos alimentos, análise da legislação pertinente, implementação de Boas Práticas de Fabricação, gerenciamento de riscos, estratégias e planos de ação para esses estabelecimentos.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes da área, que possam atuar como Responsáveis Técnicos em indústrias de alimentos de origem animal.

Conteúdo Programático:

05 e 06 de julho de 2019 - ULBRA

  • Responsabilidades e as Consequências;
  • Legislação Sanitária Federal, Estadual, Municipal, Normas, Decretos e Resoluções;
  • Política Estadual de Agroindústria Familiar;
  • Considerações sobre Higiene e Segurança de Alimentos;
  • Responsável técnico como investimento e não como obrigação;
  • Bases de BPF, POP, PPHO, APPCC.

19 e 20 de julho de 2019  - Atividade prática agroindústria próxima.

  • RT em agroindústrias de carne e derivados cárneos;
  • Embutidos e charcutaria artesanal.

02 e 03 de agosto de 2019 - ULBRA - Atividade prática agroindústria próxima.

  • RT em agroindústrias de ovos, mel e pescado;

16 e 17 de agosto de 2019 - ULBRA - Atividade prática agroindústria próxima.

  • RT em agroindústrias de leite e derivados lácteos;
  • Queijos artesanais.

30/08 e 31/08 de agosto de 2019 - ULBRA -  Pavilhão da Agricultura Familiar (Expointer)

  • Normatização e comércio em feiras e eventos;
  • Processos e tipos de certificação em alimentos de origem animal.

Pré-requisitos

  • Diploma de graduação ou atestado de semestralidade para estudantes da área.

 

Ministrantes:

Profª Angela Antunes de Souza - Médica Veterinária (UFRGS), Mestre em Ciências Veterinárias (UFRGS). Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva (Epidemiologia e Profilaxia), Extensão Rural e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Experiência em fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal, em auditoria de boas práticas de fabricação e na organização e de serviços de inspeção municipais. Atualmente é Fiscal Estadual da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPI-RS.

Profª Bruna Bresolin Roldan - Engenheira de Alimentos (UFRGS), Especialista em Ciência dos Alimentos (UFPEL) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFRGS), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRGS) e atualmente doutoranda do Programa em Agronegócios (UFRGS). Trabalha na EMATER/RS, na Coordenação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Experiência na elaboração de projetos sanitários para a legalização de empreendimentos de origem animal e vegetal.

Profª Cristina Bergman Zaffari Grecelle - Médica Veterinária (ULBRA), Mestre e Doutoranda de Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS), Professora Adjunta dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da ULBRA. Preceptora e professora do Programa de Pós Graduação - Residência Médica - Doenças Infecciosas e Parasitárias. Responsável pelo Laboratório de Microbiologia do Hospital Veterinário da ULBRA. Desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa e extensão referente a caracterização do queijo colonial do Estado do Rio Grande do Sul.

Profº Danilo Cavalcanti Gomes - Médico Veterinário (UFMG), Mestre em Ciência Animal (UFBA), experiência em qualidade do leite, agroecologia, extensão rural e queijos artesanais, possui trabalhos na área de farmacotoxicologia e parasitologia. Atualmente na coordenação de projetos educativos, de pesquisa, inovação e fomento ao setor leiteiro do RS pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação- SEAPI-RS, como o de Resgate e Regulamentação do Queijo Colonial.

Profª Maluza Feltrin - Médica Veterinária Mestre em Inspeção de Alimentos de Origem Animal, Pós-Graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos, com experiência na área de Gestão e Segurança dos Alimentos, consultoria e responsabilidade técnica em estabelecimentos que manipulam e/ou industrializam alimentos de origem animal e/ou vegetal. Auditora de ISO 22000, APPCC e BPF. Professora na Qualittas.

Profª Raquel Cavadas Tavares Mesquita - Médica Veterinária (UFRGS), Mestre e Doutora em Zootecnia (UFRGS). Consultora do SEBRAE e desenvolve instrutória na prática dos 5S. Possui empresa de consultoria em cadeias produtivas e, nos últimos dois anos dedicou-se à defesa agropecuária e serviço de inspeção nos Campos de Cima da Serra. Criou o Grupo Técnico dos Fiscais dos Campos de Cima da Serra e faz parte do Grupo Técnico do Queijo Artesanal Serrano. Trabalha com produtos artesanais e é especializada em mercado de nicho.

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 60 horas
Período De 05/07/2019 a 31/08/2019
Horário Sextas-feiras, 05/07, 19/07, 02/08, 16/08 e 30/08/2019 - Horário: 19h às 22h e Sábados, 06/07, 20/07, 03/08, 17/08 e 31/08/2019 - Horário: 08h30min às 12h e das 13h às 18h30min.
Inscrições De 14/02/2019 a 02/07/2019
Vagas 20
Local À definir.
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: