Treinamento para o Sistema Avançado para Estudos e Projetos Viários - SAEPRO - 6ª edição - Turma confirmada!

Apresentação

O Sistema Avançado para Estudos e Projetos Viários (SAEPRO) tem por objetivo principal disponibilizar um conjunto de ferramentas integradas para coordenação, estudos, projetos, construção, operação e análises de obras viárias. Os módulos de trabalho do software permitem a realização do projeto topográfico, projeto geométrico (planialtimétrico e modelo 3D), projeto de terraplanagem e projeto de sinalização. Utilizando objetos paramétricos no conceito BIM (Building Information Model), permite a concepção de obras viárias em multiplas dimensões, gerando modelos em realidade virtual.

Objetivo

Possibilitar o desenvolvimento de projetos viários;

Oportunizar que o aluno tenha um diferencial curricular.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil, Cartografia, Agrimensura e demais interessados na temática.

Conteúdo Programático

1° Etapa: Ensino do uso do Sistema para desenvolver as seguintes atividades:

Estudos: Permite desenvolver estudos prévios à etapa de projeto. Entre os estudos possíveis, destacam-se os estudos de (I) tráfego, (II) topográfico, (III) geotécnicos e (IV) estimativa de custos.

Projeto: Reúni atividades de projeto viário, destacando-se os projetos: (I) geométrico, (II) terraplanagem, (III) drenagem e (IV) sinalização.

Construção: Atividades que permitem confrontar a construção da obra com seu projeto. A única atividade prevista até o momento refere-se à medição de terraplanagem de uma obra para fiscalização.

Operação: Módulos para avaliar desempenho e gerenciamento (de pavimentos, sinalização, etc.) ao longo da operação da via. 

Análises: Conforme proposta pela FHWA - Federal Highway Administration, através do software IHSDM - Interactive Highway Safety Design Model, o SAEPRO dispõe de ferramentas de análise da obra viária. A análise da consistência geométrica, calibrada para as condicionantes culturais, físicas e de veículos brasileiros é a primeira atividade de análise prevista na plataforma SAEPRO.

Escopo: Gerencia os principais elementos que compõem a obra.

Arquivos: O gerenciamento de arquivos vinculados permite identificar e ter acesso a arquivos que integram a obra viária. Os arquivos que permitem visualização direta no SAEPRO são do tipo DWG, DOC (ou DOCX) e PDF. No que se refere ao arquivo DWG, também se observa qual é o arquivo (corrente) a ser carregado, juntamente com a abertura do arquivo principal.

Apontamentos: Espaço dedicado à inserção de textos permanentes ou provisórios com a finalidade de dar apoio às etapas de projeto.

Inconformidades: Gerenciamento de erros e de valores fora de norma, observados ao longo do processamento dos dados.

Histórico: As atividades desenvolvidas em uma obra apresentam registro em histórico, sem possibilidade de exclusão. 

2º Etapa: Desenvolvimento de um projeto com uso do SAEPRO.

Ministrante Marcelo André Wandscheer -- Engenheiro formado pela Universidade Luterana do Brasil. Sócio da empresa CIENGE e desenvolvedor do Sistema SAEPRO. Trabalha desenvolvendo projetos de rodovias, ferrovias, vias urbanas, autódromos.

Modalidade Presencial
Carga Horária 16 horas
Período De 04/05/2019 a 18/05/2019
Horário Sábados, 04/05 e 18/05/2019, horário das 8h30min às 12h e das 12h40min às 16h55min.
Inscrições De 02/04/2019 a 09/05/2019
Vagas 20
Local Prédio 14, sala 304.
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: