Estrutura de contenção em solo reforçado - aplicação e dimensionamento

Apresentação:

As estruturas de contenção de taludes e encostas são fundamentais para o desenvolvimento de obras de infraestruturas (rodovias, ferrovias, portos e etc).  Os muros de contenção em solo reforçado vêm se destacando como uma opção economicamente competitiva e se difundindo cada vez mais na prática de engenharia brasileira. No curso serão apresentadas as diferentes estruturas de contenção em solo reforçado, expondo as técnicas construtivas. Posteriormente será discutido a importância dos parâmetros geotécnicos para o dimensionamento da estrutura e dos sistemas de drenagem para a estabilidade da contenção. Na etapa seguinte será realizada uma análise aprofundada da metodologia de dimensionamento das estruturas de contenção de solo reforçado, incluindo aplicação do software gratuito fornecido pela Maccaferri para a verificação de estabilidade.

Objetivo:

Propiciar uma visão geral de estruturas em solo reforçado, discutindo aspectos construtivos, normas e aplicações. Expor e discutir os diferentes tipos de geossintéticos aplicados em obras de contenção em solo reforçado. Discutir sistemas de drenagem e tipos de rupturas. Apresentar metodologia de cálculo para o dimensionamento dos muros de contenção em solo reforçado, utilizando reforço sintético e metálico, apresentando as principais características de projetos, com aplicação do programa MacStars e detalhes executivos da estrutura.

Público-alvo:

Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação: Engenharia civil e Geologia. Comunidade técnica que atue com obras de contenção e infraestrutura em geral.

Conteúdos Programáticos:

1) Introdução: a) Problemas e desafios da Geotécnica.

2) Considerações importantes para projetos Geotécnicos: a) Parâmetros de resistência; b) Compactação dos solos; c) Resistência ao Cisalhamento; d) Empuxo lateral.

3) Influência da água: Sistemas de drenagem.

4) Estabilidade de taludes de solo: a) Fatores de segurança; b) Estabilidade de taludes finitos -- Superfícies Circulares; c) Aplicação do Software MacStars.

5) Características reforços de resistência à tração (Metálicos e Geossintéticos): a) Matéria prima; b) Propriedades; c) Principais aplicações; d) Ensaios; e) Normas; f) Função do produto para aplicação.

6) Estrutura de Contenção em Solo Reforçado: a) Tipo de muros (Solo reforçado com face em pedras -- Solo reforçado com face verde -- Solo reforçado com face em blocos segmentais de concreto -- Solo reforçado com face em placas de concretos -- Solo envelopado com geogrelha); b) Fatores de Segurança e Fatores de Redução; c) Principais Normas; d) Verificações de Estabilidade (Deslizamento na base de estrutura -- Tombamento de estrutura -- Ruptura da fundação -- Ruptura global do maciço -- Ruptura interna da estrutura -- Pull-out dos reforços); e) Processo de execução; g) Aplicação software MacStars.

7) Comentários Finais.

Ministrante: Alan Donassollo - Formado em Engenharia Civil pela UNISINOS e MBA em Gestão de Vendas pela mesma instituição. Mestre em Geotecnia com ênfase e Gestão de Áreas de Risco e Desastres Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na Maccaferri do Brasil desde 2008. Experiência com aplicação de geossintéticos em obras de infraestrutura, geotecnia e proteção ambiental, estudos técnicos de engenharia civil, tanto em obras públicas como privadas.

*Válido para horas complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 8 horas
Período De 06/07/2019 a 06/07/2019
Horário Sábado, 06/07/2019, horário das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.
Inscrições De 29/04/2019 a 03/07/2019
Vagas 40
Local À definir.
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: