Página Inicial » Fome de Ler  » Histórico

Histórico

Nome: Fome de Ler
O nome do programa foi inspirado na obra homônima de um grande estudioso da leitura, o francês Robert Scarpit.

Data de nascimento: 5 de maio de 2003
Assinaram o Termo de Compromisso entre a Universidade Luterana do Brasil -- campus Guaíba e a Câmara Rio-Grandense do Livro, os representantes das duas instituições: Geraldo Huff e Vera Heitor Reinhardt.

Local de nascimento: Guaíba e municípios da Região Centro-Sul do RS.

Filiação: O programa foi criado pela professora Ângela da Rocha Rolla com a intenção de aproximar os acadêmicos de Letras e seus alunos dos autores e suas obras literárias.

As ações iniciais do Fome de Ler abrangiam uma escola municipal e uma escola estadual, em cada município, com a participação de escritores gaúchos, educadores e alunos da Universidade e do Ensino Fundamental e Médio, resultando em ações na comunidade, articuladas pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura. O empenho das instituições e a extensão dessas ações contribuíram para atingir as principais metas do programa - a apropriação do livro como objeto cultural da comunidade escolar das redes municipal e estadual da Região Centro-Sul, e o crescimento dos índices de letramento nesses municípios.

Os escritores gaúchos envolvidos na primeira etapa do programa foram: Caio Riter, Carlos Urbim, Jane Tutikian, Marcelo Carneiro da Cunha, Paula Mastroberti, Marô Barbieri, Moacyr Scliar e Valesca de Assis.

Depoimento de Valesca de Assis sobre Fome de Ler, no seu ano de estreia.

"Ângela, quero reafirmar minha felicidade em ter participado do Projeto Fome de Ler, no município de Cerro Grande do Sul. Diversos fatores confluíram para o êxito da proposta: a cidade, os professores, a Ulbra, através de tua criatividade, dedicação e conhecimento da área, assim como a Câmara do Livro, com seu peso institucional. O Fome de Ler é aliciante desde a designação, e, acredito, cada etapa alimenta a necessidade humana de transcendência, ao mesmo tempo em que já cria novas fomes.

Estou segura de que uma das chaves do sucesso está na preparação dos alunos, com a (mais do que) leitura prévia das obras do autor convidado, sob a orientação de excepcionais professoras, como as de Cerro Grande.

Agradeço imensamente a oportunidade. Foi um dia feliz em que me senti saciada. Porém, já sinto fome de voltar".

Fome de Ler - Prédio 11, Sala 21 - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: (51) 3477.9101 · E-mail: