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Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Coordenação Adjunta

    Lisiane Gazola Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Núcleo Docente Estruturante

    Bianca Salazar Guizzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359830630792253

    Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010, realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona (UB) onde atuou como professora e investigadora visitante. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica em distintos municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos . É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à UFRGS, desde 2001. Além disso, desenvolve e participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS cujas temáticas envolvem políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade e Estudos Culturais com financiamento do CNPq (Chamada: MCTI/CNPQ/Universall/2014) e da FAPERGS (PROBIC 2013, 2014). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Conselho do Curso

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jacira Pinto da Roza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8832205498277652

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Especialização em Administração e Planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência comprovada em gestão pedagógica e docência na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Participou da equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil e, atualmente, atua na Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada e como docente nos Cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em teoria, pesquisa e ensino de história, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da História, ensino de história, memória e educação patrimonial, confluências entre a História e a Literatura, formação de professores e identidade docente.

  • Docentes

    Acir Raymann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823222538951144

    Doutor em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Mestrado em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Bacharelado em Teologia pelo Seminario Concórdia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular em Antigo Testamento no Seminário Concórdia. Leciona Teologia do Antigo Testamento, atuando principalmente em: Hebraico Bíblico, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica. Leciona também Pedagogia, atuando principalmente em: Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, História da Educação e Filosofia da Educação.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Bianca Salazar Guizzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359830630792253

    Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010, realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona (UB) onde atuou como professora e investigadora visitante. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica em distintos municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos . É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à UFRGS, desde 2001. Além disso, desenvolve e participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS cujas temáticas envolvem políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade e Estudos Culturais com financiamento do CNPq (Chamada: MCTI/CNPQ/Universall/2014) e da FAPERGS (PROBIC 2013, 2014). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA.

    Caren Bühler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Christiane Martinatti Maia

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7128123166989546

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAPA) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, prática docente, educação inclusiva, educação infantil, educação a distância, anos iniciais do ensino fundamental, Ludicidade, Corporeidade e educação de jovens e adultos. Atua no Ensino à Distância, produzindo vídeo-aulas, escrevendo livros didáticos, capacitando docentes e atuando como professora desde 2003.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com doutorado sanduíche pela University of Plymouth (2004). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGEDU) e professora do curso de Biologia da ULBRA. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil desde março de 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

    Hellen Callegari Cardia Lorenzoni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0280917939137537

    Possui graduação em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pelo Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Ivan Antônio Bassegio

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1093915465965801

    Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e mestrado em Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica y el Depo - Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade CEIA da Prefeitura de Canoas/RS. Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE e do Projeto de Extensão Recreação e o Esporte na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Luterana do Brasil. Professor dos Cursos Graduação em Educação Física e Pedagogia - EAD e Coordenador do Curso de Especialização em Psicomotricidade da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA. Professor pesquisador do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade relacional, educação inclusiva, lúdico, psicomotricidade e inclusão.

    Jacira Pinto da Roza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8832205498277652

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Especialização em Administração e Planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência comprovada em gestão pedagógica e docência na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Participou da equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil e, atualmente, atua na Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada e como docente nos Cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.

    Jaqueline de Menezes Rosa Poças

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183201149810600

    Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia presencial/EaD e de Educação nas Organizações da Universidade Luterana do Brasil/Canoas (ministrando as disciplinas de Escola e Currículo, Políticas e Normas da Educação Básica, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil e Estágio Educação Infantil). Tem experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Já exerceu atividades psicopedagógicas no Consultório Via Saúde/Viamão e foi vice-diretora escolar.

    Juliana Ribeiro de Vargas

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

    Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3972176731986056

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática mestrado/ doutorado (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil. É membro do GT 7 Formação de Professores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem matemática, resolução de problemas matemáticos.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação Em Educação Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Educação Especial, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologia da Informação Aplicada em Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atuou como docente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carazinho - APAE, Coordenou a Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC no decorrer de 11 anos, atuou como docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Carazinho, concursada como professora titular de sala de atendimento especializado AEE. Em sua prática social atua como presidente da Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD e da Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, além de atuar como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho - CMASC e coordenadora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. No ensino superior atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil desde agosto de 2002 no Curso Pedagogia - modalidade presencial, em 2009 passou a atuar como professora regente da Educação a Distância a ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia - modalidade EAD, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem. Em 2013 inicia os trabalhos como Coordenadora Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, função esta que desenvolve até o momento, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Exerceu a função de membro suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação / Altas Habilidades de Carazinho/ RS, no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no Curso de Pedagogia EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar e ambientes não escolares, vulnerabilidade social e projetos sociais.

    Luciana Peixoto Cordeiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535316818538575

    Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Maria Inês Borsa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8104441876513361

    Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes na Universidade Luterana do Brasil - Canoas-RS (1993) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES - Argentina (1996). É Professora Adjunta-Mestrado na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS na modalidade a distância no Curso de Gestão Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Administração, Letras e Pedagogia.Possui escritório particular de advocacia. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, alimentos, separação judicial, divórcio, investigação de paternidade, inventários e partilhas, locações, avaliação de custos imobiliários e sistema registral. Atualmente, é Coordenadora do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários - EAD da Ulbra/RS.

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Marinice Langaro Vaisz

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

    Rejane Sittoni Schutz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5445169267910478

    Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (1992), com Especialização em Gestão e Planejamento Escolar, Mestrado em Educação, pela na Universidade Luterana do Brasil. Professora titular da Universidade Luterana do Brasil, no curso de graduação em pedagogia, nas modalidades presencial e em EAD. Atuo como Supervisora Escolar, concursada na PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTEIO. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

    Sandra Marise Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746702301313125

    Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.

    Ursula Tatiana Timm

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018131370420368

    Possui licenciatura em Ciências - Habilitação: Matemática (2000) e especialização em Educação Matemática (2012), pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e do Colégio da Imaculada, em Canoas, RS.

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