Página Inicial » Graduação » Agronomia » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Elisabete Gabrielli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8753438156784375

    É Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , em 1992, e Mestre em Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, pela mesma Universidade, em 1996. Atualmente é professora adjunta com mestrado nos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas no RS. Possui experiência na área de administração do Ensino Superior, tendo sido Coordenadora dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola desta Instituição no período de 2006 a 2009. É Conselheira na Câmara de Agronomia do CREA-RS e atua como autônoma na área de Produção Animal, principalmente nas áreas de nutrição animal, produção de suínos e aves, etologia e bem estar animal.

  • Docentes

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. Professora dos cursos de Jornalismo e Gestão Pública (EAD) da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na ULBRA, participa do projeto de extensão Cine Diversidade, onde realiza oficinas e exibições de filmes brasileiros e debates sobre Direitos Humanos e diversidade em escolas de ensino fundamental de Canoas, RS. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro "Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro", lançado em 2018 pela Editora Appris.

    Anderson Vieira Santos

    Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/UFPel e Mestrado em Fitossanidade, área de concentração Fitopatologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/UFPel. Durante o mestrado foi bolsista CAPES, onde trabalhou vinculado ao Projeto Biodiesel da Cultura da Mamona junto a Embrapa Clima Temperado. Tem experiência na área de Fitopatologia e controle de pragas dos produtos armazenados.

    Andréia Cardoso Pacheco Evaldt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7732569938481349

    Professora na ULBRA nos cursos de graduação: Agronomia, Enfermagem e Gestão Ambiental e no Pós-Graduação no curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental. Bióloga, formada em Ciências Biológicas pela ULBRA, e Mestra em Geociências pelo Departamento de Geociências da UFRGS. É pesquisadora no Laboratório de Palinologia da ULBRA onde desenvolve trabalhos na área de morfologia polínica. Atua também na reconstrução vegetacional do Quaternário do RS através dos grãos de pólen e esporos. Atualmente atua em projetos para preservação dos campos e das áreas úmidas no Estado.

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 - 2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS. Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde.

    Carla Tatiana Chaves Cepik

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2359700496162561

    Carlos Henrique Goldman.

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0223724174757537

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis (1995) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPAR (2003). Atualmente é professor assistente Nivel 1A na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Feevale (Associação Pró Ensino Superior em Novo Hamburgo) e professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil em Canoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e na área de Design. Atua também como profissional autônomo.

    Carlos Santos Gottschall

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P184096

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, desde 1994. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos de corte, manejo, acasalamento aos 14-24 meses, produção animal, confinamento, suplementação e desempenho animal, programas de sincronização de estro e IATF.

    Cristine Santos de Souza da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8929230734635328

    Mestre Gerenciamento de Resíduos (PPGEC - UNISINOS, 2014), Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente (UNILASALLE, 2009). Atualmente é professora na ULBRA nos cursos de graduação: Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica; e também no curso de Pós Graduação em Gerenciamento Ambiental EAD, onde ministra as disciplinas de Auditoria Ambiental, Avaliação de Ciclo de Vida, Impactos Ambientais e Análise de Risco, Economia Ambiental e Produção Limpa. Foi servidora pública do quadro da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Alegre por 4 anos (2010-2013), onde atuou junto as equipes da Supervisão de Meio Ambiente, Licenciamento Ambiental e Resíduos Sólidos Especiais. Também atuou por mais de 8 anos como técnica de laboratório de análises microbiológicas. Possui experiência e afinidades com as áreas de microbiologia, licenciamento ambiental, ecologia, saneamento ambiental e gestão de resíduos sólidos.

    Dalva Veronica Mendonça Santana

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8816632687661237

    Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil e Professora do curso de Tecnologia em Logística e Administração. Consultora da DVS - Consultoria especializada em logística e logística reversa, empresa que atua desde 2001 em auditorias, treinamentos e cursos de gestão e logística. Professora convida da FTEC no curso de MBA de Gestão Empreendora e palestrante em eventos regionais e nacionais. Parecerista de alguns periodicos e eventos e revisora da RACE - UNOESC. Contribui com artigos e colunas para alguns jornais e revistas, tais como: INTELOG, Coluna Gestão da cidade de Sinop e Sorriso/MT, Caderno de Logística do Jornal do Comércio.

    Deivison Moacir Cezar de Campos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8332127774447991

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista formado pela Unisinos e mestre em História Social pela PUCRS, com especialização em História Contemporânea na Fapa. Coordena o Bacharelado em Jornalismo, os cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil. Lidera o grupo de instituição da área de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em práticas jornalísticas, mídias sonoras e pesquisa em Comunicação. Realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento, experiência estética e música.

    Dóris Cristina Gedrat

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1209616662302329

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, professora e pesquisadora do curso de Letras e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil. Está inserida nas áreas de pesquisa em promoção da saúde e desenvolvimento humano, desenvolvendo projetos sobre linguagem e interação; autobiografias e identidade de grupos vulneráveis e felicidade. E editora da revista Aletheia, do curso de Psicologia e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil.

    Elisabete Gabrielli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8753438156784375

    É Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , em 1992, e Mestre em Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, pela mesma Universidade, em 1996. Atualmente é professora adjunta com mestrado nos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas no RS. Possui experiência na área de administração do Ensino Superior, tendo sido Coordenadora dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola desta Instituição no período de 2006 a 2009. É Conselheira na Câmara de Agronomia do CREA-RS e atua como autônoma na área de Produção Animal, principalmente nas áreas de nutrição animal, produção de suínos e aves, etologia e bem estar animal.

    Elisandro Oliveira dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0457614800278015

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Mestre em Ciências Veterinárias pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Veterinária da UFRGS (2006) e especialista em animais silvestres pelo Instituto de pós-graduação Qualittas(2013). Possui experiência no atendimento clínico e cirúrgico de animais silvestres em jardins zoológicos e mantenedouros de fauna silvestre, atuando também em resgate,manejo e reabilitação de fauna silvestre em situação de risco. Atuou como voluntário do Programa Macacos Urbanos/UFRGS entre 2009 e 2011, foi servidor técnico temporário entre os anos de 2014 e 2016 no Setor de Fauna Silvestre da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do RS e membro da Comissão de Animais Selvagens do CRMV-RS entre 2012 e 2014. Atualmente é veterinário responsável pelo Jardim Zoológico Parque Aldeia do Papai Noel em Gramado e docente da Faculdade de Medicina Veterinária da ULBRA-Canoas. Tem experiência docente em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Realizando doutorado no programa de pós-graduação em medicina veterinária da Universidade Federal de Santa Maria.

    Gaspar Gonçalves Scangarelli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694607128534858

    Especialista na Docência em LIBRAS pela UTP - Universidade Tuiuti do Paraná em convênio com a UNÍNTESE. Possui Graduação em LETRAS/LIBRAS pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Educação Física pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil em que atualmente é Professor da disciplina de Libras nos cursos de graduação da mesma e professor de Libras para séries iniciais e finais na Escola Especial para Surdos em Gravataí (EMEES). Possui Proficiência em LIBRAS no uso e no Ensino com certificação expedida pelo MEC. Atuou como professor de LIBRAS em diversas instituições desde 2002 e participação ativa em diversos eventos relacionados a Educação de Surdos promovidos pela FENEIS, bem como cursos de Capacitação para Instrutores de Libras.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Humberto do Amaral Duarte

    Mestre

    Ivan Battastini

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502545359655925

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Atualmente é perito autônomo - Tribunal de Justica do Estado do Rio Grande do Sul e professor adjunto com mestrado da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil e da UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis , atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de imóveis ,topografia e computação gráfica.

    Jean Carlos dos Reis Soares

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1596379623803244

    Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA no ano de 2003 e pós graduado com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no ano de 2012. Atualmente é sócio gerente da empresa JR Assessoria Veterinária Ltda que presta serviços para diversas empresas com foco na Produção animal - bovinos de corte e leite e gestão rural.

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é coordenador do curso de Química e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Trabalhou na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica, nas áreas teórica e experimental.

    José Carlos Keim

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

    Lucas Gabriel Seibert

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6854772576047318

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2013). Professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, construcionismo, jogos eletrônicos, cálculo integral e diferencial e estatística.

    Mariangela Da Costa Allgayer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6258300572161770

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil (1998), graduação em Biologia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil, responsável técnica do Criadouro Asas do Brasil, membro da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), membro da Comissão de Animais Selvagens do CRMV-RS, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em: Patologia Clínica, Patologia e Manejo de Psitacídeos, Medicina da Conservação; atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento sanitário, conservação e manejo de psitacídeos.

    Marie Cristine Fortes Rocha

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770837J4

    Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (1998). Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Formação em Metodologia Cientifica para o Ensino Superior e a Distancia (2005). Doutoranda em Gestão Integrada pela Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro - UTAD (Portugal/Europa) 2013. Atua como, Professora Universitária de Graduação e Pós Graduação na Universidade Luterana do Brasil, com atuação em outras Instituições como na Pós Graduação do Instituto Educacional do RS (Iergs) e no MBA de Gestão da Qualidade e Certificações da Faculdade da Serra Gaúcha. Auditora da Qualidade Lead Assessor, para Sistemas Integrados (qualidade, meio ambiente e saúde e segurança e responsabilidade social - com reconhecimento Inmetro) Coordenou o curso e participou do processo de qualificação junto ao MEC do MBA de Gestão Ambiental da Faculdade da Serra Gaúcha. Experiência como coordenadora adjunta do curso de Administração e conhecimento dos critérios e processos de avaliação do MEC. Como docente leciona no ensino presencial e a distancia, atuando fortemente nas áreas de Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social, Gestão Ambiental e de Saúde e Segurança Ocupacional, Teoria da Administração, Produção e disciplinas voltadas a Projeto e Pesquisa. Experiência em vídeo aula e produção cientifica de livros para a metodologia do Ensino a Distância. Auditora Lead Assessor, na área de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social. Experiência de mais de 15 anos no Mercado Automotivo nas áreas de Qualidade e Ambiental. Diretora da W4 Consultoria Integrada atuando em processos de suporte a certificação e manutenção de normas como a ISO9001, ISO14001, OSHAS18001 e ISO16001.

    Maurício Alexandre Cauduro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9134893697669938

    Especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade Luterana do Brasil , graduação em Design pela Universidade Luterana do Brasil. Professor Assistente do Curso de Design e Design Gráfico. Experiência em Design, com ênfase em Programação Visual.

    Orlando Mário Konrad

    Osmar Henrique de castro Pias

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5272299376719955

    Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (2007-2009), Engenheiro Agrônomo (2010-2014) e Mestre em Agronomia (Programa de Pós Graduação em Agronomia Agricultura e Ambiente) (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen. Atualmente é Pós-Graduando em nível de doutorado do Programa de Ciência do solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (desde 2016). Professor adjunto do curso de agronomia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Realiza pesquisas nas áreas de fertilidade do solo, agricultura de precisão e geoestatística com ênfase no aprimoramento de metodologias e desenvolvimento de protocolos de amostragem georreferenciada de solo e manejo de adubações sulfatadas e de gesso agrícola em solos subtropicais.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

    Rossano André Dal-Farra

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2674710972842968

    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Educação Científica e História da Ciência.

    Vagner Ricardo Lunge

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4733837875034828

    Possui formação de nível superior em Agronomia (1989), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (1993) e doutorado em Genética e Biologia Molecular (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e sócio da empresa Simbios Biotecnologia. Na ULBRA, possui cargo de Professor Adjunto, participando de comissões de coordenação de cursos de graduação (Agronomia) e pós-graduação (Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde), e ministrando aulas de Bioquímica, Genética e Biologia Molecular em cursos das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas. Atua também na formação de recursos humanos nas áreas científica e tecnológica, tendo orientado diretamente mais de 40 alunos em diferentes níveis (iniciação científica e tecnológica, especialização, mestrado e doutorado). Na Simbios Biotecnologia, coordena atividades de pesquisa de novos processos e produtos tecnológicos, com participação direta no desenvolvimento de procedimentos de análise molecular e de produtos para agroindústrias que estão sendo efetivamente comercializados. Tem experiência em Genética, Bioquímica, Biotecnologia e Biologia Molecular, atuando em temas relacionados com Diagnóstico Molecular nas áreas de Saúde Humana/Animal e Agroindústria. Coordena o grupo de pesquisa de Diagnóstico Molecular (ULBRA) e participa de mais dois núcleos vinculados ao CNPq: Genética Molecular Humana (ULBRA) e Virologia Veterinária (UFRGS). Tem participado da elaboração, coordenação e efetiva execução de projetos científicos e tecnológicos aprovados e financiados por diversas fontes de fomento (FINEP, CNPq, FAPERGS, Ministério da Saúde e empresas privadas). Possui extensa produção bibliográfica, tendo publicado mais de 50 artigos científicos completos, 9 capítulos de livro e dezenas de resumos em eventos/congressos; além de significativa produção tecnológica, com 32 produtos desenvolvidos e em efetiva comercialização (marca Newgene).

    Vitório Poletto Ferreira

    Mestre

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: