Página Inicial » Graduação » Biomedicina » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Angélica Cristine Heilmann Steffen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6670505368609957

    Bacharel em Biomedicina pela Universidade Feevale (2006), possuo especialização em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2009) e Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2012). Tenho experiência na área de Análises Clínicas, fui responsável técnica do Laboratório Escola - Unidade Universitária de Carazinho, bem como participei da estruturação física e organizacional do laboratório. Na mesma IES, fui coordenadora adjunta de fevereiro à setembro de 2013. Atualmente sou coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil ULBRA - Campus Canoas, também sou tutora do Programa de Residência Multiprofissional e ministro as disciplinas de Estudos em Patologia, Micologia, Bioquímica Clínica, Fisiopatologia e Estágio Supervisionado I.

  • Docentes

    Alessandra Hübner de Souza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7824832915372054

    Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Farmacologia Bioquimica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é colaborador - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MINAS GERIAS e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. É professora no curso de Farmácia,Biomedicina, Enfermagem e Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA-MP) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde.Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: antinocicepção, inflamação, cicatrização, depressão, toxinas animais e canais de calcio.

    Allyne Cristina Grando

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1387030312354136

    Biomédica graduada pela Universidade Feevale e Mestre em Biologia Celular e Molecular Apicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é docente do Curso de Biomedicina na Universidade Luterana do Brasil em Canoas e membro do Núcleo Docente Estruturante do mesmo. Leciona as disciplinas de Hematologia Clínica I, Imunologia Clínica, Métodos em Laboratório de Análises Clínicas I, Citologia Oncótica, Líquidos Corporais, Bioquímica Clínica, Genética e Biologia Molecular, Imunologia, Estágio Supervisionado em Biomedicina I e é Supervisora dos Estágios II; III; IV e V do curso. Possui experiência em laboratório de análises clínicas nos setores de bioquímica, imunologia sorológica e hormonal, líquidos corporais, parasitologia e hematologia. Foi responsável pela Acreditação Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas dos setores mencionados em 2013.

    Angélica Cristine Heilmann Steffen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6670505368609957

    Bacharel em Biomedicina pela Universidade Feevale (2006), possuo especialização em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2009) e Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2012). Tenho experiência na área de Análises Clínicas, fui responsável técnica do Laboratório Escola - Unidade Universitária de Carazinho, bem como participei da estruturação física e organizacional do laboratório. Na mesma IES, fui coordenadora adjunta de fevereiro à setembro de 2013. Atualmente sou coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil ULBRA - Campus Canoas, também sou tutora do Programa de Residência Multiprofissional e ministro as disciplinas de Estudos em Patologia, Micologia, Bioquímica Clínica, Fisiopatologia e Estágio Supervisionado I.

    Ângelo Estevão Prando

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1989968686637994

    Licenciado em Ciências 1º Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Farmacêutico bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Medicina Desportiva e Saúde Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Investigação Científica pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil. No curso de Biomedicina é responsável pela disciplina de Estudos em Fisiologia Humana.

    Carolina Mallmann Wallauer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0045062924268044

    Graduada em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade Feevale (2014). Atualmente atua como docente na Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Campus Canoas). Experiência em análises clínicas nos setores de microbiologia, hematologia, bioquímica, urianálise e parasitologia, além de domínio de algumas técnicas como PCR convencional e PCR em tempo real.

    Elenir de Fátima Wiilland

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7292124483054522

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, histologia, toxicologia e planária.

    Fernanda Fabero Guedes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5842193807887059

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos.

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Ivana Grivicich

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8339429196823043

    Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Toxicologia Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq. Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil, atuando na graduação e pós-graduação. No curso de Biomedicina é responsável pelas disciplinas de Genética Humana e Pesquisa em Ciências Biomédicas, além da coordenação do TCC em Ciências Biomédicas.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga contratada do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em regime integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). O PPGBioSaúde foi aprovado em 2011 pela CAPES, resultando da fusão do PPG em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) e do PPG em Diagnóstico Genético e Molecular (PPGDGM). Atua também, desde dezembro de 2008, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, complicações crônicas do diabetes mellitus, microRNA e polimorfismos genéticos.

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

    Maria Isabel Morgan-Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0372820116852027

    Maria Isabel Morgan Martins possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1991), mestrado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (1997) e doutorado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (2003), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Profa. Adjunta do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Humano e Sociedade na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Áreas de atuação em pesquisa: Envelhecimento Feminino e Masculino - investigação da Qualidade de Vida e em Mulheres e sua relação com os sinais e sintomas do Climatério e Menopausa - a Andropausa seus sinais e sintomas; Fatores reguladores da temperatura em Neonatos aspectos Intrínsecos e Extrínsecos; Educação Ambiental com jovens e adultos; Educação Sexual; Desenvolvimento de estratégias de Ensino; Avaliação do Estresse Oxidativo em diferentes modelos biológicos; Avaliação de Antioxidantes em Modelos biológicos; Antioxidantes X Oxidantes X Qualidade de vida; Paradoxo do Oxigênio Molecular. Tem experiência na docência, ministrando aulas aos cursos da área da saúde, como: Biofísica e Fisiologia, Endocrinologia, Fisiologia I e II, Fisiologia Humana, Bioquímica, Biopatologia, Anatomia Humana e Estudo do Movimento Humano. Uso de Metodologias Ativas.

    Maria Lucia Rosa Rossetti

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3592409622660802

    Farmacêutica, mestre e doutora em bioquímica (área de concentração- Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado na Universidade de Firenze (2008) . Atualmente é pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CDCT (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde- Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul). Professora adjunta da Universiadade Luterana do Brasil, orientadora convidada da pós graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da pós-graduação em Clínica Médica (Faculdade de Medicina) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formação e experiência técnica na área de desenvolvimento tecnológico, validação e implantação de novos métodos para o diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente infecciosas como a tuberculose.

    Maria Renita Burg Figueiredo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3384385720328482

    Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Medianeira de Santa Maria (1982), especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Medicina Desportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), especialização em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) . Atualmente é professora da ULBRA. Atua principalmente nos seguintes temas: equipe, enfermagem, terapia intensiva.

    Mauricio Lehmann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7426539303814005

    Possui graduação em Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado (1997) e Doutorado (2003) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto ao Curso de Engenharia Ambiental, nas áreas de Microbiologia e Ecologia. No Pós-Graduação atua como Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPG BioSaúde, Mestrado e Doutorado Acadêmico). É coordenador do Laboratório de Toxicidade Genética (TOXIGEN) da ULBRA e Bolsista de Produtividade nível 1D do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: genotoxicidade de fármacos, antigenotoxicidade de compostos presentes na dieta alimentar humana, Drosophila melanogaster, teste SMART, Teste cometa e Teste de micronúcleos.

    Miria Elisabete Bairros Camargo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4072704510387488

    Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Luterana do Brasil (1992) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2008). Atualmente é profissional técnica da Prefeitura Municipal de Canoas e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão em Saúde Saúde Coletiva Ciências da Saúde.

    Nádia Teresinha Schroder

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6529432304629236

    Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), especialização em Programa de Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1984), mestrado em Geociências (Paleontologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Também é museóloga e tem experiência em curadoria de coleções. É avaliadora de cursos pelo INEP/MEC. Na Universidade Luterana do Brasil ocupou a função de Diretora de Pesquisa durante nove anos e em setembro de 2011 assumiu a função de Diretora de Pós-Graduação na mesma Universidade. Como docente atuou no curso de Ciências Biológicas e no curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, no Programa de Pós-Graduação de Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais e no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis. Atualmente faz parte da Pró-Reitoria Acadêmica ocupando a função de Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, bem como exerce a função de docente no curso de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária e no curso de mestrado acadêmico em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Tem experiência na área de P&D e gestão da pesquisa e de pós-graduação na Universidade. Em relação a sua busca pelo conhecimento atua na área ambiental com ênfase em avaliação ambiental, principalmente em poluição ambiental, remediação de solos contaminados, fitorremediação, bioindicação, biomonitoramento e habitat-ação como estratégia para a promoção da saúde.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto aos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Biomedicina e Pedagogia/EAD. No Pós-Graduação atua como Professor e Orientador Permanente no Curso de Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde- Mestrado Acadêmico e Doutorado). É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Participa como Membro Associado da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA). É revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese e Recombinogênese, atuando principalmente nos seguintes temas: Genotoxicidade Química e Ambiental, Cultivo de Células Animais, Teste de Mutação e Recombinação em Células Somáticas de Drosophila melanogaster (SMART), Teste de Micronúcleos com Bloqueio da Citocinese (CBMN) e Teste Cometa.

    Renata Farias Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6179054204266695

    Possui graduação em engenharia química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutoranda em Engenharia Química na UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química.

    Viviane Cristina Sebben

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4914456008342819

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil, farmacêutico bioquímico do Laboratório de Análise de Emergência e diretora adjunta do Centro de Informação Toxicológica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Análise Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas de abuso (crack, cocaína, anfetaminas e maconha) e intoxicação por medicamentos e agrotóxicos.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: