Página Inicial » Graduação » Ciência da Computação » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

A experiência profissional é proporcionada através da oferta de vagas de estágio em empresas da região e da realização de atividades relacionadas ao perfil do egresso do curso. Além disso, a experiência profissional também é referenciada em muitas disciplinas, como as de Gestão Tecnológica.

A vivência científica é incentivada indiretamente durante toda a vida do acadêmico, e diretamente através da disciplina de Atividades Complementares. Esta disciplina ocorre durante todo o curso. No último semestre, o aluno matricula-se nela e  tem que comprovar a participação de atividades de extensão e pesquisa diretamente relacionadas à área de Sistemas de Informação. São atividades consideradas desde feiras e eventos comerciais até congressos e atividades científicas, sendo que as científicas têm peso superior na avaliação da disciplina.

Em relação à pesquisa, a Universidade oferece bolsas de iniciação científica de 20 horas para que os alunos atuem diretamente com pesquisa, juntamente com professores orientadores. Os acadêmicos são incentivados também a participar de diversas atividades de extensão como os projetos sociais voltados para a inclusão digital.

Visando proporcionar a participação destes alunos em atividades diretamente relacionadas à pesquisa científica, o curso mantém grupos voluntários de pesquisa que, diferente das pesquisas convencionais que envolvem um ou dois professores e de um a quatro alunos, são compostos por diversos alunos pesquisando sobre temas abrangentes. Nestes grupos não é exigida dos alunos a dedicação de 20 horas, e sim cada aluno especifica, na entrada no grupo, os horários de sua participação e as atividades que irá desenvolver.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: