Página Inicial » Graduação » Ciência Política

O Curso

Nas últimas décadas, a ciência política consolidou e aprofundou a sua especificidade na área das Ciências Sociais. A autonomia epistemológica que possui nesta comunidade científica foi acompanhada pela conquista de um espaço no mercado profissional próprio do campo da política e da vida pública. Com a redemocratização do Brasil e  os processos eleitorais sendo realizados a cada dois anos, um novo mercado de trabalho se formou no campo das Ciências Sociais, onde a política é área de suma importância. 

Neste contexto, o curso de graduação em Ciências Políticas da Ulbra proporciona ao aluno a formação acadêmica necessária para atender a demanda por profissionais que entendam das teorias e práticas comuns à este meio e que sejam capazes de coordenar campanhas, assessorar parlamentares e conduzir pesquisas de conjuntura eleitoral. Para isso, o acadêmico é apresentado a uma grade curricular fundamentada em conhecimentos indispensáveis para a atuação ética e responsável de um cientísta político, como direito eleitoral, teoria política clássica, conceitos de economia, filosofia, etc. 


Formação: Bacharel em Ciência Política

AVALIAÇÃO DO MEC
Modalidade Presencial
Graduação Bacharelado
Turno Noturno
Duração 7 semestres

Após a conclusão do curso, o egresso estará habilitado a planejar e coordenar campanhas eleitorais, assessorar parlamentares, prestar consultoria política, elaborar diagnósticos de conjuntura, projetar cenários políticos, elaborar estratégias de marketing governamental e conduzir pesquisas de opinião qualitativas sob a encomenda de sindicatos, partidos e instituições públicas. 

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail:
tempo: 1.0225
Memoria: 5.47MB