Página Inicial » Graduação » Ciências Biológicas » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

  • Docentes

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com doutorado sanduíche pela University of Plymouth (2004). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGEDU) e professora do curso de Biologia da ULBRA. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil desde março de 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) , especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia , com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Italo Abrantes Sampaio

    Graduado em Biologia pela Universidade Gama Filho (1986), especialização em Citologia pelo Conselho Regional de Biologia (1995), especialização em Saúde Comunitária pela Universidade Luterana do Brasil (2000), especialização em Análises Clínicas pelo Conselho Regional de Biologia (1995) e mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em fisiologia.

    Juliana da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1684574356606924

    Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, atuando como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde e no Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada-PPGGTA-MP. Nesta instituição coordena o Laboratório de Genética Toxicológica. Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (2015-2017), a Diretoria da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2016-2018), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis (2016-2019). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga contratada do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em regime integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). O PPGBioSaúde foi aprovado em 2011 pela CAPES, resultando da fusão do PPG em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) e do PPG em Diagnóstico Genético e Molecular (PPGDGM). Atua também, desde dezembro de 2008, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, complicações crônicas do diabetes mellitus, microRNA e polimorfismos genéticos.

    Lígia Rita Pons

    Graduação em Biologia pela Unisinos. Graduação em Ciências pela Unisinos. Especialização em Zoologia PUCRS.

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto aos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Biomedicina e Pedagogia/EAD. No Pós-Graduação atua como Professor e Orientador Permanente no Curso de Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde- Mestrado Acadêmico e Doutorado). É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Participa como Membro Associado da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA). É revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese e Recombinogênese, atuando principalmente nos seguintes temas: Genotoxicidade Química e Ambiental, Cultivo de Células Animais, Teste de Mutação e Recombinação em Células Somáticas de Drosophila melanogaster (SMART), Teste de Micronúcleos com Bloqueio da Citocinese (CBMN) e Teste Cometa.

    Soraia Girardi Bauermann

    Graduada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora titular da ULBRA, revisor dos periódicos da Revista Arvore, Brazilian Archives of Biology and Technology, da Revista Brasileira de Paleontologia, Revista Gaea, professor avaliador de cursos de graduação da Asociación Latinoamericana de Paleobotánica y Palinología. Secretaria da Sociedade Brasileira de Paleontologia, colaborador da Fundação O Boticário de proteção à natureza e integrante do Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Botânica. Atuando nos seguintes temas: paleoambiente, reconstituição paleoambiental, mudanças climáticas.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: