Formas de Ingresso

  • Vestibular

    Para ingressar nos cursos de graduação presencial, o candidato precisa ser aprovado no processo seletivo do campus onde deseja estudar.

    O ingresso por Vestibular é feito a cada semestre, mas deve ser observada a lista de cursos ofertados com vagas disponíveis. Para ter acesso às informações sobre os cursos ofertados, períodos de inscrições, edital e manual de orientações, acesse o site www.ulbra.br/vestibular.

    No campus Canoas, há dois tipos de prova:

    • Para o curso de Medicina, a avaliação é composta por 65 questões sobre conhecimentos de Língua Portuguesa, Física, Matemática, Química, Biologia, História, Geografia, Literatura e Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), além de uma redação sobre tema atual. Nesta prova, a duração é de quatro horas.
    • Para os demais cursos ofertados, a prova é composta por 15 questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de Matemática e uma redação sobre tema atual. Esta prova tem duração de duas horas.

    Após o Vestibular, para complementação de vagas, podem ocorrer o Vestibular Extra  ou o Vestibular Contínuo.

    No Vestibular Extra, a avaliação é composta por 15 questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de Matemática e uma redação sobre tema atual e tem duração de duas horas.

    No Vestibular Contínuo, são agendadas datas para a realização de uma prova de uma redação sobre tema atual, também com duração de duas horas.

    Inscreva-se no Vestibular ou registre interesse no curso desejado. Saiba mais em www.ulbra.br/vestibular.

    Mais informações:
    Central de Relacionamento
    Prédio 5 (Lateral da Biblioteca)
    Telefone: (51) 3477.9100
    E-mail: relacionamento.canoas@ulbra.br

    Horário de atendimento:
    De segunda a quinta-feira, das 8h às 21h30, e sexta-feira, das 8h às 21h.

  • Ingresso com ENEM

    Que tal entrar na Ulbra através da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio? A Universidade reserva uma cota de 10% das vagas do processo seletivo para alunos que desejam ingressar em um curso superior através do ENEM.

    Neste caso, o candidato não realiza a prova do Vestibular, pois ela será substituída pela sua nota do ENEM. Ficou interessado? Confira a disponibilidade de cursos ofertados no site www.ulbra.br/vestibular e aproveite mais essa oportunidade.

    Se preferir, pode ter ainda mais chances de entrar no curso desejado fazendo uma nova inscrição para o processo seletivo e realizando a prova. Assim, mesmo concorrendo com a vaga do ENEM, estará concorrendo, também, às demais vagas ofertadas.

    Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível no site e anexar cópia digitalizada do desempenho no ENEM. 

    Fique atento! O ingresso por ENEM não é válido para o curso de Medicina.

    Mais informações:
    Central de Relacionamento 
    Prédio 5 (Lateral da Biblioteca)
    Telefone: (51) 3477.9100
    E-mail: relacionamento.canoas@ulbra.br

    Horário de atendimento:
    De segunda a quinta-feira, das 8h às 21h30, e sexta-feira, das 8h às 21h.

  • Ingresso Extravestibular

    A Ulbra disponibiliza diversas opções de ingresso sem Vestibular.

    Conheça algumas delas:

    Transferência

    Esta forma de ingresso é destinada a acadêmicos que estudam em outras instituições de ensino superior e desejam ingressar na Ulbra, desde que já tenham integralizado um semestre letivo no curso ou instituição de origem. Saiba mais.

    Segunda Graduação

    Profissionais que já possuem diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC podem se inscrever para realizar uma nova graduação. Saiba mais.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: