Página Inicial » Graduação » Dança » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

Extensão

Projeto Social Dança e Movimento
Dança e Movimento é o nome do projeto social desenvolvido pelo curso de Dança. Ele visa, através de movimentos criativos e articulados com princípios e valores, contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens da comunidade.
Responsável: Anette Lubisco
Contato: anettelubisco@terra.com.br

Grupo Experimental da Ulbra
É um espaço para o trânsito de pessoas, ideias, linguagens e movimentos. A criação coreográfica em dança e as apresentações artísticas são o principal foco, pois através das coreografias se promove um diálogo entre artistas, alunos, platéias e lugares. Trabalha-se nos encontros o processo de construção conjunta de sentidos, partilhando práticas e abraçando a diversidade local para que se criem novos caminhos.
Responsáveis: Anette Lubisco
Contato: anettelubisco@terra.com.br

Semanas Temáticas
As semanas temáticas consistem em aulas, workshops, palestras e outras atividades abertas e gratuitas ao público em geral, ministradas por convidados, alunos, professores e artistas. No primeiro semestre, comemora-se durante esta semana o Dia Internacional da Dança, e no segundo, a entrada da estação da primavera. O Dia Internacional da Dança foi criado em 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

A data 29 de abril comemora o aniversário de Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), autor de uma das obras importantes do tema - Cartas sobre a Dança, publicadas em 1760. Já a relação entre primavera e dança remonta aos povos primitivos, que celebravam esta data através de danças ritualísticas. Através das semanas temáticas intituladas, entre outros nomes, Semana da Dança e Semana da Sagração da Primavera, propõem-se um intercâmbio de ideias, propostas, pessoas, linguagens e culturas, rompendo os muros da Universidade na troca de conhecimentos.

Criação Tecnodança e Cri-AÇÃO Dança
Criação Tecnodança e Cri-Ação Dança são os nomes dados aos espetáculos semestrais que o curso realiza. Neles, as pesquisas em dança realizadas pelos alunos e professores ganham o palco, sempre com entrada franca. O objetivo do projeto é levar os trabalhos desenvolvidos dentro da Universidade, durante o semestre nas disciplinas, para o circuito cultural da capital gaúcha e arredores, além de proporcionar experiência artística aos cadêmicos. Na produção da mostra, estão os alunos da disciplina de Produção de Espetáculos, pois é característica do curso que eles vivenciem a teoria da disciplina na prática do fazer.

Pesquisa

  • Cultura, Criação, Educação e Memória.

Repercussões do Trabalho do Grupo:
O grupo visa fustigar a produção, qualificação e distribuição do conhecimento, promovendo a produção de conhecimento em temáticas que entrelaçam corpo, dança e cultura; contribuindo para os estudos que inter-relacionam os elementos cênicos do espetáculo; refletindo sobre a formação do bailarino e do professor, e traçando considerações sobre o panorama histórico da cena de dança teatral.

Pesquisadores:
Mestre Maria Lúcia Brunelli

  • Dança, Corpo e Cultura

Objetivos:
1. Analisar os aspectos culturais da dança;
2. Promover a produção de conhecimento em temáticas que entrelaçam corpo, dança e cultura;
3. Estimular análises críticas de espetáculos tanto de dança quanto de teatro;
4. Desenvolver uma maior reflexão sobre as produções artísticas dos alunos, baseando-se nos diferentes modos de aproximação, cooperação e estranhamento da antropologia.

Pesquisadores:
Especialista Maria Lucia Brunelli

  • Dança e Práticas Pedagógicas

Objetivos:
1. Compreender a formação do bailarino em suas situações particulares assim como a do professor, identificando-as como parte de um grupo social que é impregnado de uma bagagem cultural apropriada por essas pessoas como um modo de vida;
2. Observar e descrever fatos ou fenômenos que apresentam alguma regularidade no contexto educacional;
3. Refletir sobre práticas consideradas comuns na dança e contrastá-las com outras práticas, como a das artes visuais, teatro, música e desportiva;
4. Analisar o material coletado à luz de teorias da educação, ciências sociais e da dança.

Pesquisadores:
Mestre Andréia Bittencourt de Souza
Especialista Anette Lopes Lubisco

  • Dança e Memória

Objetivos:
1. Investigar bailarino(s) e/ou grupo(s) que tiveram uma atuação relevante no cenário da dança;
2. Identificar e investigar personalidade(s) e/ou grupos de dança no Rio Grande do Sul que atuaram de maneira relevante no passar do tempo;
3. Criar, dentro dos recursos e registros existentes, um banco de dados audiovisual, através de DVD(s);
4. Traçar ao longo da investigação dos registros, considerações sobre o panorama histórico da cena de dança teatral.

Para informações sobre Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, consultar http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: