Atividades Acadêmicas

Estágio Supervisionado

A importância dos estágios na formação profissional é mais que uma obrigação regulamentar; são reconhecidos como um instrumento pedagógico essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho.

O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizada em uma empresa pública ou privada, e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso. Além deste estágio é importante que os alunos realizem também estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos, práticos ou ambos, adquiridos pelo aluno no tema objeto de estudo, estimulando ainda a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro.

O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando perante uma banca examinadora.

A monografia é apresentada no último semestre, na disciplina TCC II, com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora

 

Atividades Complementares

No intuito de ampliar a interdisciplinaridade e a flexibilização da formação do estudante, o currículo prevê a realização de atividades complementares, pelas quais o aluno poderá expandir os conhecimentos para além da proposta curricular, de acordo com questões e demandas específicas e individuais. A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.

Aspectos inovadores da integração entre ensino, pesquisa e extensão

A coordenação junto com alunos voluntários e professores, pode organizar cursos de extensão, seminários, palestras, visitas técnicas, entre outras atividades que visam complementar a formação do aluno. Os temas abordados são complementares aos desenvolvidos nas respectivas disciplinas que o currículo do curso oferece. Permite-se ao aluno que participe com sugestões de temas que possam ser objetivados vindos ao encontro do interesse do estudante.

Seminários são realizados como uma forma de construção da parte teórica relacionada à aplicação prática, revelando uma excelente oportunidade para uma atividade com momentos de discussão sobre temas, como também integração com o meio empresarial.

O curso oferece eventualmente a possibilidade de o aluno cursar disciplinas em modalidade de curso intensivo, durante as férias, adequando à política de tempo disponível e de interesse do acadêmico.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: