Página Inicial » Graduação » Engenharia Elétrica » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

Estágio Supervisionado

A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um importante instrumento pedagógico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Os estágios podem ser de caráter curricular (supervisionado e obrigatório) ou extracurricular (opcional).

O estágio supervisionado em Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizada em uma empresa do setor público ou privado, e supervisionado por professores pelo curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

A presença desta atividade na carreira de Engenharia Elétrica responde à necessidade de formação formal dos futuros engenheiros na concepção, gestão, execução e avaliação de projetos de Engenharia Elétrica. A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é projetada para quem se inicia como projetista, para aqueles que não possuem experiência prévia em todos os aspectos dos projetos de Engenharia.

O orientador fornecerá as indicações metodológicas para o desenvolvimento de projetos em geral, indicando as distintas etapas que os compõem e a forma ordenada em que convém implementá-los para conseguir alcançar os melhores resultados possíveis.

No TCC se promove as formas adequadas de obter os dados de partida, o processo da busca de soluções, a forma de desenvolvimento sem omissões nem perdas de tempo, a justificação econômica e a forma de apresentação que tendem a resultados bem sucedidos. Também se incluem orientações nos temas de planejamento, programação da execução, gestão e avaliação.

Atividades Complementares

Atividades complementares são curriculares, e devem ser realizadas em horários extraclasses. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional de Engenharia de Plásticos através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O curso constituiu dois grupos de pesquisa registrados no CNPq:

  • Sistemas de Medição e Instrumentação;
  • Energia e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Sistemas de Medição e Instrumentação

O grupo caracteriza-se por apresentar trabalhos científicos, técnicos e de consultoria ligados à área de instrumentação eletroeletrônica, eletromecânica, aquisição e processamento de sinais e imagens aplicadas às engenharias elétrica, mecânica e de materiais. Os assuntos de maior interesse do corpo de pesquisadores estão relacionados ao desenvolvimento de sistemas eletrônicos, eletromecânicos para controle e medição de grandezas físicas. Dentre as principais competências dos participantes do grupo pode-se destacar o desenvolvimento de: 1. Células de carga; 2. Condicionadores de sinais diversos; 3. Sistemas de aquisição e processamento de sinais diversos (biometria, telemetria, eletrônica médica, parâmetros relacionados à corrosão, entre outros); 4. Medição e caracterização de ruído e vibrações; 5. Sistemas microcontrolados (hardware e software) para aquisição, processamento e controle de processos (servomecanismos, atuação de sistemas, etc).

Energia e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

O grupo atua de forma transdisciplinar desenvolvendo pesquisas e projetos nas seguintes áreas: eficiência energética; fontes renováveis de energia (solar direta, hidráulica, eólica e biomassa); sistemas de cogeração, com ênfase no aproveitamento do gás natural; e planejamento energético. Os trabalhos são desenvolvidos com recursos próprios da Universidade através de convênios com prefeituras municipais, secretarias de estado, concessionárias de energia elétrica, com a PETROBRAS e empresas públicas e privadas, envolvendo professores pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e técnicos da Instituição.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: