Página Inicial » Graduação » Engenharia Química » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

Estágio Supervisionado 

A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um importante instrumento pedagógico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Os estágios podem ser de caráter curricular (supervisionado e obrigatório) ou extracurricular (opcional).

O Estágio Supervisionado em Engenharia Química é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 204 horas/trabalho, realizado em uma empresa do setor público ou privado, e supervisionada por professores pelo curso. Este estágio deve ser realizado no último semestre do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso 

Entende-se por Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudo, a elaboração e a realização de atividades de pesquisa, projeto, avaliação, desenvolvimento e construção de sistemas onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos a partir do curso e em pesquisa bibliográfica complementar sobre o tema.

O TCC é um trabalho técnico-científico denominado monografia e pode ser do tipo dissertação monográfica ou memória científica. Preferencialmente, o TCC deverá exigir do aluno atividades de pesquisa e/ou realização de projeto.

Os TCC I e II ocorrerão respectivamente no penúltimo e último semestre letivo. No penúltimo semestre, o aluno define o tema, de livre escolha, no campo do conhecimento e da técnica da Engenharia Química e, ainda, realiza um anteprojeto do trabalho onde são avaliados os objetivos, a metodologia e o cronograma de execução e sua viabilidade. No último semestre o aluno consolida a proposta preparada e a submete à aprovação mediante apresentação à banca avaliadora que julgará o trabalho apto ou não.

O TCC é condição obrigatória do curso, em conformidade com o regimento interno da Ulbra. Ambas as disciplinas são de 2 créditos / 34 horas e são consideradas na carga horária necessária para a integralização do curso.

A supervisão do TCC será feita por professor orientador devidamente designado para esta atividade.

Atividades Complementares

Atividades complementares são curriculares, e devem ser realizadas em horários extraclasses.

São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular,  que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno.

Tem por objetivo complementar a formação do profissional de Engenharia Química através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: