Página Inicial » Graduação » Engenharia Química » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Macaliston Gonçalves da Silva

    Gerencia de produção.

  • Docentes

    Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3453255912252811

    Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) (2012) e graduação em Matemática Aplicada à Informática pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na iniciativa privada na área de Eletroeletrônica, com ênfase em Eletrônica Industrial.

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de
    Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo
    (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil.
    Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e
    Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando
    principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Análise Gestual e
    Representações Mentais no aprendizado de conceitos científicos, Novos
    Referenciais Teóricos em Ensino de Ciências e aquisição de representações
    científicas por meio de TI em sala de aula.

    Amarildo Luiz Trevisan

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534601801498544

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, RS/Brasil, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS/Brasil. Além disso, atua como docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS/Brasil. Como pesquisador, possui classificação PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como consultor/avaliador de projetos do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formação acadêmica inclui um pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M) em 2014-2015, com apoio do CNPq. Possui também um doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS, e um mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992, com apoio da CAPES. Além disso, é especialista em História pela FUBRAE em Goiânia, 1986, e licenciado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS) em 1982.Possui uma ampla experiência em cargos acadêmicos e administrativos. Atuou como diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti na 8 CRE no período de 1991 a 1994. Coordenador do curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 2002 a 2003 e Coordenador de Tutorias - Curso Espanhol EaD de 2011 a 2012 na UFSM. Também foi coordenador do PPG Educação (Mestrado e Doutorado) na UFSM de 2012 a 2014, quando o curso foi avaliado com conceito 5. Além disso, desempenhou as funções de coordenador adjunto do PPGE (Mestrado e Doutorado) na UFSM em 2011 e vice-coordenador do curso de Ciências da Religião de 2017 a 2023.Membro de diversas associações e comitês acadêmicos. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 1997 e fez parte do comitê científico da ANPEd Nacional no período de 2010 a 2011. Também é membro da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências RIEV (em parceria com a Universidade Federal da Paraíba UFPB, a Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, a Universidade Federal de Alagoas UFAL e a Universidade de Valência UV), membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais e das sociedades brasileira (SOFIE) e latinoamericana (ALFE) de Filosofia da Educação. Além disso, é pesquisador do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. É autor de diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para obras como: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); e Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2 ed., EDUCS, 2020). Suas áreas de interesse incluem formação docente, esfera pública, biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e arquivo.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico.

    Carmen Teresa Kaiber

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6869696643291591

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) , especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, Membro de corpo editorial do Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul), Membro de corpo editorial da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico do Educação Matemática em Revista-RS e Revisor de periódico da Paradigma (Maracay). Tem experiência na área de Educação.

    Clarissa de Assis Olgin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6084338631806703

    Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2007), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011), Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Matemática no Ensino Básico.

    Clóvis Jair Prunzel

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6794328786591616

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (1991), com integralização pela ULBRA (2013), graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (1991), Especialização em Tecnologias e Educação a Distância pela Barão de Mauá (2013), mestrado em Teologia pelo Seminário Concórdia (1997) e doutorado em Teologia pelo Concordia Theological Seminary de Fort Wayne, Indiana, EUA. Atualmente, é professor de tempo integral do Seminário Concórdia, professor da Universidade Luterana do Brasil e colaborador da Igreja Evangélica Luterana do Brasil . Concentra sua atuação na Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e Bíblica. Temas da teologia luterana com ênfase na pesquisa são: antropologia, confessionalidade, catecismos, eclesiologia, cristologia, apologética, retórica, trindade, sacramentos, missiologia, vida cristã, ética e responsabilidade pública.

    Cristine Santos de Souza da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8929230734635328

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, com mestrado em Engenharia e Graduação em Pedagoga e Ciências Biológicas. Possui especialização em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável; Neurociência aplicada à aprendizagem; Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD; e Anatomia Funcional. Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA desde 2013, atuando com perfil multidisciplinar, em disciplinas relacionadas a área do meio ambiente para os cursos de Engenharia, em disciplinas na área de Anatomia Humana para os cursos da Saúde e em disciplinas relacionadas à neurociência da aprendizagem para o curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia. Atualmente também atua como Psicopedagoga Institucional prestando consultoria para a empresa multinacional SystemHaus na estruturação da sua Universidade Corporativa e como Psicopedagoga Clínica atuando na avaliação, orientação e acompanhamento de adolescentes e jovens com Transtornos Globais de Desenvolvimento.

    Débora Kling Petry Battastini.

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7750281498306936

    Doutora em Expresión Gráfica de la Arquitectura y de la Ingeniería pela Universitat Politècnica de València/Espanha, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis/Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design com ênfase no ensino de Ferramentas de Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gráfica, computação gráfica, design de joias, modelagem tridimensional, informática na arquitetura, reconstrução virtual, ilustração vetorial, e informática aplicada.

    Diego Soares

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137120505876487

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil e aluno de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte.

    Dione Silva Corrêa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8903077214877968

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Atuou como coordenadora do curso de Química da ULBRA no período de mar/2002 à dez\2010. Atuou no Conselho Regional de Química 5ª região como conselheira de 2008 à 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise e Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: glicerol, ácidos graxos, acilglicerídeos, alcanolamidas, compostos fluorescentes por transferência protônica intramolecular e copolimeros fluorescentes. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência no estudo de propriedades químicas, biológicas e toxicológicas de espécies vegetais. As atividades estão centradas no curso de química e no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada.

    Dóris Cristina Gedrat.

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1209616662302329

    A professora Dra. Dóris Cristina Gedrat é doutora e mestre em Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, professora e pesquisadora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil. Está inserida nas áreas de pesquisa em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É editora chefe da revista Aletheia, do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil. Suas pesquisas contemplam os temas bem-estar, qualidade de vida e felicidade relacionados a situações de violência laboral e/ou doméstica, a grupos pertencentes a minorias étnico-raciais, entre outros. Em sintonia com a disciplina que ministra, ?Sistemas de Discurso e Promoção da Saúde?, também realiza estudos sobre a comunicação intercultural, compreendendo a cultura como as propriedades que identificam e diferenciam pessoas de um grupo, identificando, assim, os grupos culturais. Esses estudos direcionam-se para a área da promoção da saúde. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado ?Identidade, tolerância e emancipação?, o qual objetiva desenvolver pesquisas sobre a linguagem em interação, narrativa e construção de identidade, ética e comunicação em contextos de promoção da saúde.

    Eduardo Pedro Eidt

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778600J5

    Doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, mestre em Engenharia: Energia, Meio Ambiente e Materiais, Engenheiro Mecânico com foco de atuação nas áreas de: Energia, Mecânica dos Fluídos, Automação e Sistemas informáticos.

    Emerson Alberto Prochnow

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778036Y9

    Graduação em Química, bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2001), e mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).

    Ester Schmidt Rieder

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784208Y6

    Graduada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Engenharia (área: Eletroquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), PhD em Engenharia (área: Eletroquímica) pela University of Birmingham, Inglaterra (1998) e pós-doutorado na University of Birmingham, em Eletroquímica (1998).

    Felipe das Dores Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7969929836328139

    Possui graduação em Engenharia química pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Siderurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: remoção de inclusões, modelagem física e distribuidor. (Texto informado pelo autor)

    Gaspar Gonçalves Scangarelli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694607128534858

    Especialista na Docência em LIBRAS pela UTP - Universidade Tuiuti do Paraná em convênio com a UNÍNTESE. Possui Graduação em LETRAS/LIBRAS pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Educação Física pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil em que atualmente é Professor da disciplina de Libras nos cursos de graduação da mesma e professor de Libras para séries iniciais e finais na Escola Especial para Surdos em Gravataí (EMEES). Possui Proficiência em LIBRAS no uso e no Ensino com certificação expedida pelo MEC. Atuou como professor de LIBRAS em diversas instituições desde 2002 e participação ativa em diversos eventos relacionados a Educação de Surdos promovidos pela FENEIS, bem como cursos de Capacitação para Instrutores de Libras.

    Graziela Macuglia Oyarzabal

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1704603722051136

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino fundamental, educação infantil, currículo e prática pedagógica. (Texto informado pelo autor)

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    José Carlos Keim

    Jose Carlos Krause De Verney

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787469U5

    Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997).

    Leonardo Haerter dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4601034162292080

    possui graduação em Engenharia Mecânica (2003) e Mestrado em Engenharia (2006) pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil e atua como consultor em diversas empresas do ramo metal-mecânico. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação Mecânica e Metalúrgica, e em Sistemas Autônomos de Geração de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Renovãveis de Energia, Pequenas Centrais Hidrelétricas, Turbinas Hidráulicas, Eletrificação Rural, Equipamentos e Processos para Fundição e Tratamentos Térmicos de Metais, Processos de Estampagem, Processos de Usinagem.

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da
    Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário
    Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
    Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São
    Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de
    Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
    (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na
    Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas:
    Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História,
    Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora
    Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
    Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho
    experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação
    de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa:
    Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e
    Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Letícia Thomasi Jahnke Botton

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7443349048300506

    Pós-Doutora em Direitos Humanos e Direitos Sociais na Universidade de Salamanca - USAL, Espanha. Doutora em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com Bolsa CAPES, na linha de pesquisa Diversidade e Políticas Públicas. Mestre em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na linha de pesquisa de Direitos Especiais, com bolsa institucional. Especialista em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação - ULBRA. Especialista em Direito Processual Civil: Visão Atual, Novas Perspectivas, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Especialista em Direito Civil com Ênfase em Família, Sucessões e Mediação, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Direito na Universidade Luterana do Brasil - Campus Santa Maria. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade - ULBRA. Líder do Grupo Direitos Fundamentais, Direitos Humanos e Direitos Especiais (ULBRA), registrado pelo CNPq. Possui trabalhos apresentados e publicados em eventos nacionais e internacionais, bem como possui organização de livros e capítulos de livros publicados.

    Macaliston Gonçalves da Silva

    Gerencia de produção.

    Mauricio de Almeida Schmitt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383519612627235

    Químico Licenciado pela ULBRA em 2000/1; Mestre em
    Engenharia dos Materiais PPG3M UFRGS em 2008/1; Engenheiro Químico
    pela ULBRA em 2015/1; Pós em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
    ULBRA em 2022/2. Atuação à 23 anos na indústria em tratamento de águas
    industriais, reuso de águas, gestão de resíduos sólidos, meio ambiente,
    processos industriais, inspeção e tratamento de caldeira vapor, processo de
    inovação, síntese de produtos químicos, gestão de projetos e gestão da
    inovação; Docente à 27 anos atuando em todos os níveis de ensino:
    fundamental, médio, EJA, Técnico e Superior. Membro diretor ABQ-RS como
    Vice-Presidente e instrutor; Conselheiro CRQ-V; No histórico profissional há
    atuação como Professor, Químico P&D, Supervisor Técnico-Comercial,
    Coordenador de Produção, Gerente da Qualidade, Conselheiro do CREA-RS,
    Analista Técnico e Consultor Especialista em Gestão da Inovação. 

    Maximiliano Wolfgramm Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1255645266710345

    Possui graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e também pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo (2001). É Mestre, com ênfase em Teologia Sistemática e Teologia Prática (Aconselhamento e Educação) através do Programa Master of Arts do Concordia Seminary - EUA (2004), título convalidado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005).

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Orlando Mário Konrad

    Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Fernando Pessoa (2001), graduação em Letras pela Universidade Luterana do Brasil campus Gravataí (2009), graduação em Teologia Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2004), graduação em Teologia - Seminário Concórdia (1992), Master of Management(2001) pela Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Gestão - Ciências Empresariais (2001) Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação(2019), pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa (2003). Atualmente é professor na ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Gestão, Teologia, Linguística, Letras, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ética,inclusão, cidadania, Direitos Humanos, educação, trabalho, multiculturalismo, tecnologias digitais, TIC's,Cultura Religiosa, Ciências da religião, Sociologia da Educação, sentido da vida, gestão de Pessoas e Linguística.

    Renata Farias Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6179054204266695

    Possui graduação em engenharia química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutoranda em Engenharia Química na UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química.

    Renato Ely Castro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0825655273032145

    Renato Ely Castro has a degree in Electrical Engineering at UFRGS (1988), MSc at PPGEE/UFRGS (2014), specializing (post-graduate) in Industrial Automation by UFSC / UNISINOS (1997), teacher training by ULBRA (2000) and several courses in automation, energy efficiency, management and quality. Has experience in product engineering, process, industrial controls, automation, industrial facilities and supplier development. He worked in companies such as WOTAN, METALMATIC, SPRINGER-CARRIER, SELENIUM, DHB, VONPAR / COCA-COLA and JOHNSON CONTROLS. As ORION Technical Director, he provides training services, software validation, generation of technical documentation and design in industrial automation for companies like ALTUS and major beverages factories. He served as coordinator of the Electronics Technician Course (Emphasis in Automation) of FUNDAÇÃO BRADESCO (Gravataí). He was professor of Energy Conservation and Efficiency in the course of Electrical Engineering at the University UNISINOS and currently teaches at the SENAI FACULTY OF TECHNOLOGY (Porto Alegre) in the course of Automation and post-graduate studies in Energy Efficiency. In addition, he is a professor at ULBRA (Electrical Engeneering Dept.).

    Ricardo Willy Rieth

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2854589063294139

    Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. De dezembro de 2014 a julho de 2018, foi Vice-reitor da ULBRA. De agosto de 2018 a dezembro de 2019 foi Reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht). É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

    Virgínia Tavares Vieira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2595593290317196

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas). Possui Pós-Doutorado, doutorado e mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduação Bacharelado em Música/Violão e Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    Coordenadora de Educação do Instituto Racionalidades. Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desenvolveu o projeto de pesquisa ?Arte, educação e filosofia: modos de compor experiências éticas e estéticas para/na composição da vida?, que contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: