Página Inicial » Graduação » Fonoaudiologia

O Curso

O profissional formado no curso de Fonoaudiologia da ULBRA é capacitado para atuar em prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica nas áreas de comunicação falada e escrita (clínica e escolar), voz, audição, motricidade orofacial e saúde coletiva. O curso proporciona contato real com a prática profissional e prestação de serviços junto à comunidade através de projetos de extensão. A ULBRA prepara o acadêmico para as exigências atuais do mercado, sendo a única curso do Rio Grande do Sul com currículo que abrange a área de voz profissional, com campo de estágio na ULBRATV. Na área hospitalar, o campo de estágio é o Hospital Universitário, dentro do campus de Canoas. O currículo também contempla a fonoaudiologia estética, com práticas em laboratório de estética facial e empreendedorismo e gestão em saúde. 


Formação: Fonoaudiólogo

AVALIAÇÃO DO MEC
Modalidade Presencial
Graduação Bacharelado
Turno Noturno ou Matutino
Duração 8 semestres
Investimento Simule sua mensalidade
Registre Interesse no Vestibular

Após a colação de grau, o egresso está apto a atuar em hospitais, clínicas particulares, cursos de locução e emissoras de televisão, realizando consultas individuais e sessões coletivas de terapia fonoaudiológica.

Muitos diplomados desse ramo optam por integrar equipes multiprofissionais de saúde, trabalhando junto de fisioterapeutas, psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas na recuperação de vítimas de acidentes vasculares cerebrais, derrames e outras doenças.

Em cooperação com ortodentistas, os fonoaudiólogos também podem tratar de vícios de mastigação, bruxismo e outros problemas ortodônticos que afetam diretamente as musculaturas do maxilar e da face.

Dentro da indústria do entretenimento, a procura por graduados com essa formação é grande, uma vez que atores, cantores, comentaristas esportivos e apresentadores de TV utilizam extensivamente suas cordas vocais e necessitam de cuidados especiais para mantê-las saudáveis. 

Aprenda mais colaborando com a comunidade local

O aluno pode realizar seu estágio curricular na Clínica de Fonoaudiologia do campus atendendo crianças, jovens e adultos do município ao mesmo tempo em que põe em prática os conhecimentos adquiridos na graduação.

Na área clínico-hospitalar, o acadêmico pode realizar o estágio obrigatório no Hospital Universitário do campus, atendendo no local ou nos laboratórios de fonoaudiologia estética e de estética facial.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · Cep 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail:
tempo: 0.6803
Memoria: 5.48MB