Página Inicial » Graduação » Fonoaudiologia » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marion Cristine De Barba

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8374613900024472

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo CFF (1999), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana: ênfase Audiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e especialização em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020). Trabalhou como fonoaudióloga e coordenadora do Serviço de Saúde Auditiva em Alta Complexidade do Hospital Universitário/Canoas, entre 2006 a 2010. Desde 2010 é Professora do curso de Fonoaudiologia da ULBRA/Canoas, ministrando as disciplinas: Ética, Legislação e Biossegurança em Fonoaudiologia, Empreendedorismo e Gestão em Saúde, Fundamentos de Audiologia, Audiologia Clínica, Audiologia Ocupacional, Audiologia Infantil, Dispositivos tecnológicos para a Audição e Estágios em Audiologia Clínica I e II. Atualmente é coordenadora do curso de Fonoaudiologia da ULBRA desde 2018. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audiologia infantil, audiologia clínica e ocupacional, aparelhos de amplificação sonora individual.

  • Docentes

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de
    Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo
    (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil.
    Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e
    Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando
    principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Análise Gestual e
    Representações Mentais no aprendizado de conceitos científicos, Novos
    Referenciais Teóricos em Ensino de Ciências e aquisição de representações
    científicas por meio de TI em sala de aula.

    Andréa Dulor Finkler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9223888366127393

    Professora Adjunta no Curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas/RS. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Especialista em Audiologia Clínica pelo CEFAC (2005); Especialista em Tecnologias Digitais aplicada à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020); Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2003) com Título de Audiologista concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia em (2013). Desenvolveu pesquisas no Laboratório de Neuroendocrinologia do Comportamento (Lab 11) da UFRGS sobre a relação mãe-filho no início do desenvolvimento pós-natal, comportamento maternal e desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Audiologia Clínica e Ocupacional, Audiologia Educacional, Linguagem e Cognição (adulto e idoso). Atualmente ministra disciplinas de Fundamentos de Audiologia, Audiologia Clínica, Distúrbios Neuropsicológicos, Linguagem do Adulto e Idosos, Neurologia aplicada à Fonoaudiologia e faz Supervisão Acadêmica nos Estágios de Audiologia Clínica I e II e Linguagem do Adulto e Idoso. Também é orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias).

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998),
    mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado
    empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda
    (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 -
    2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas,
    atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão
    heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e
    proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no
    Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS.
    Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas
    de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e
    Molecular Aplicada à Saúde.

    Cristine Leal Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202926262309479

    BBacharel em Fonoaudiologia (IPA-IMEC, 1998). Especialista em Linguagem (CEFAC-RS, 2007). Aprimoramento em Motricidade Orofacial (Cefac-RS, 2009). Professora no Curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil (desde 2015). Membro Especialidades Associadas ? COESAS, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2015). Membro ABRAMO (2017). Integrante da equipe multidisciplinar do Instituto de Pesquisa e Diagnóstico em Gastroenterologia (InGastro) e Clinobeso - Porto Alegre. Atua principalmente nas seguintes áreas: Motricidade Orofacial, Voz, Linguagem e Neuroaudiologia.

    Elenir de Fátima Wiilland

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7292124483054522

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular, histologia e embriologia. (Texto informado pelo autor)

    Humberto Thomazi Gassen

    Graduado em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF),
    Extensionista por dois anos em Estomatologia pela Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul (UFRGS) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA),
    Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Doutorando em Odontologia pela
    ULBRA e integrante do corpo Docente do Curso de Odontologia da
    Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS e do Curso de Odontologia da
    Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS.

    Julia Itzel Acosta Moreno Vinholes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9234999195520647

    Doutora em Odontologia pela Universidade Luterana do Brasil (2008); Mestre em Ciências na área de concentração em Endodontia pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Especialista em Endodontia pela Universidade Federal de Pelotas (1996). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - campus Torres de 2013 a 2016. Idealizadora e professora responsável pelo Banco de Dentes do curso de Graduação em Odontologia Ulbra - campus Torres de 2009 a 2013. Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas. Coordenadora do curso de Especialização em Endodontia, e Coordenadora do Programa de Lato Sensu. Atua nas áreas de Clínica integrada, Endodontia, Odontologia hospitalar, Epidemiologia e bioestatística. Avaliadora do Inep/Mec e do Guia do estudante. (Texto informado pelo autor)

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da
    Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário
    Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
    Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São
    Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de
    Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
    (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na
    Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas:
    Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História,
    Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora
    Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
    Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho
    experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação
    de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa:
    Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e
    Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Lidiane Requia Alli Feldmann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7462686996819984

    Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFCSPA, mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA, especialista em fisiologia do exercício pela UGF, licenciada em Educação Física pela UNICRUZ. Professora de Pilates, professora de curso de formação de professores em Pilates. Formada em Ballet Clássico. Docente da ULBRA. Atuação na área de Educação Física e Saúde.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Maria Renita Burg.

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3384385720328482

    Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Medianeira de
    Santa Maria (1982) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do
    Brasil (2002). Atualmente é docente - graduação da Universidade Luterana do Brasil(
    ULBRA), pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente pós-
    graduação Lato-Sensu da ULBRA. Tem experiência na área de Enfermagem, com
    ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem,
    saúde coletiva, humanização, saúde publica, saúde do idoso, gerenciamento e
    políticas públicas de saúde. É Coordenadora do PET- Interprofissionalidade ULBRA

    em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas no Projeto de Vacinas.
    Foi coordenadora da Residência Multiprofissional com ênfase em Atenção
    Básica/Saúde da Família da ULBRA de 2011 a 2019-1. Membro do grupo de Pesquisa
    do Curso de Enfermagem: Processo de Trabalho na Enfermagem, na linha de
    pesquisa - processos gerenciais da saúde. Membro da Liga Acadêmica de Saúde
    Coletiva-LASC. Representante da Ulbra no Colegiado do CIES/ 1 CRS.

    Mariana Brandalise

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2091809530759367

    Farmacêutica (ULBRA); Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRGS);
    Especialista em Docência da Saúde (UFRGS) e Farmácia Clínica e Prescrição
    Farmacêutica (ULBRA). Docente do curso de Farmácia, tutora de campo da
    Residência Multiprofissional em Saúde-Saúde Comunitária e Tutora do

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-
    Saúde/Interprofissionalidade ULBRA/Canoas. Membro do Comitê de Ética em
    Pesquisa (ULBRA). Atualmente ministra disciplinas para os cursos de farmácia,
    biomedicina, enfermagem, psicologia, medicina, odontologia, fonoaudiologia e
    educação física.

    Marion Cristine De Barba

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8374613900024472

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo CFF (1999), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana: ênfase Audiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e especialização em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020). Trabalhou como fonoaudióloga e coordenadora do Serviço de Saúde Auditiva em Alta Complexidade do Hospital Universitário/Canoas, entre 2006 a 2010. Desde 2010 é Professora do curso de Fonoaudiologia da ULBRA/Canoas, ministrando as disciplinas: Ética, Legislação e Biossegurança em Fonoaudiologia, Empreendedorismo e Gestão em Saúde, Fundamentos de Audiologia, Audiologia Clínica, Audiologia Ocupacional, Audiologia Infantil, Dispositivos tecnológicos para a Audição e Estágios em Audiologia Clínica I e II. Atualmente é coordenadora do curso de Fonoaudiologia da ULBRA desde 2018. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audiologia infantil, audiologia clínica e ocupacional, aparelhos de amplificação sonora individual.

    Marta Maria Medeiros Frescura Duarte

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6277584896102052

    Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFSM;
    Especialização em Formação de Professores em Disciplinas Especializadas;
    Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA;
    Graduação em Farmacêutico Bioquímico pela UFSM; Graduação em
    Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Atualmente é
    Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil e professora vinculada
    ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSM. Diretora de
    Produção do Laboratório de Análises Clínicas - LABIMED. Tem experiência nas
    áreas de Anatomofisiologia, Bioquímica, Biossegurança, Farmacologia,
    Fisiologia, Imunologia, Patologia, Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) e
    Ensino à Distância.

    Mauricio Lehmann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7426539303814005

    Possui graduação em Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado em
    Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado
    (1997) e Doutorado (2003) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade
    Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto ao

    Curso de Engenharia Ambiental, nas áreas de Microbiologia e Ecologia. No
    Pós-Graduação atua como Professor e Orientador no Programa de Pós-
    Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPG BioSaúde,
    Mestrado e Doutorado Acadêmico). É coordenador do Laboratório de
    Toxicidade Genética (TOXIGEN) da ULBRA e Bolsista de Produtividade nível
    1D do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em
    Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: genotoxicidade de
    fármacos, antigenotoxicidade de compostos presentes na dieta alimentar
    humana, Drosophila melanogaster, teste SMART, Teste cometa e Teste de
    micronúcleos.

    Milene Castilhos de Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4126714064906301

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Luterana do Brasil
    (2009), Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela
    Universidade Luterana do Brasil (2013), Extensão em Estomatologia pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Hospital de Clínicas de Porto
    Alegre (2010), Doutorado em Odontologia com ênfase em Estomatologia pelo
    Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Luterana do
    Brasil (2016). Professora do Curso de Odontologia da Ulbra Canoas/RS.

    Sheila Petry Rockenbach

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2769983241259195

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (1998), especialista em voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica(2003) e especialização em Praticas Pedagógicas em Serviços de Saúde pela UFRGS (2013) e mestrado em Curso de Pós-graduação Clínica Medica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora adjunto do curso superior em Fonoaudiologia da ULBRA e Tutora da Residência Multiprofissional em saúde,ênfase em Saúde Comunitária e Hospitalar Adulto e Idoso. Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Esteio,CONCURSADA DESDE 2000, atuando como profissional do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família, Rede Bem Cuidar , gestora do Programa Saúde na Escola epreceptora de núcleo da Residência Multiprofissional em Saúde da ULBRA . Fonoaudiologia clínica e de Saúde Pública na área de linguagem, voz, motricidade orofacial, disfagia e transtorno global do desenvolvimento. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Clínica e Pública e Saúde Mental.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pela ULBRA (2019). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN, Coordenadora Acadêmica EaD Ulbra. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística na área da saúde, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

    Viviane Medeiros Pasqualeto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5974165348429294

    Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura ? IMEC/IPA (2000); Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade Feevale (2010), no qual seu objeto de estudo foi a linguagem na ausência de oralidade, resultando na proposta de um roteiro de avaliação da linguagem compreensiva nas modalidades de baixa e alta tecnologia. Possui experiência docente (em cursos de graduação e pós-graduação) em disciplinas (presencial e à distância) relacionadas ao desenvolvimento humano, envelhecimento, desenvolvimento infantil, desenvolvimento e distúrbios da leitura e da escrita, práticas em leitura e escrita, desenvolvimento e distúrbios de linguagem, práticas em linguagem, desenvolvimento e distúrbios de aprendizagem, desenvolvimento e distúrbios da motricidade orofacial, deficiências, possibilidades de intervenção nas deficiências, tecnologias assistivas, comunicação suplementar e alternativa, inclusão social, além de orientações metodológicas em trabalhos de conclusão de curso e pesquisas, bem como em práticas fonoaudiológica em âmbito escolar e hospitalar. Ainda na área acadêmica possui experiência em coordenação de Programa de Inclusão no Ensino Superior, no qual atuou assessorando graduandos e pós-graduandos com deficiências e professores universitários cujos alunos possuíam algum tipo de deficiência. Atua com formação de professores do ensino regular para educação inclusiva e em cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e educação. É docente titular das disciplinas e dos estágios de linguagem oral e escrita e estágios de Fonoaudiologia Hospitalar do Curso de Fonoaudiologia da ULBRA. Estuda no Programa de Doutorado em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo tema central de sua pesquisa é o perfil comunicativo de alunos com deficiência e sem oralidade da rede municipal de ensino de Porto Alegre. É especialista em reabilitação fonoaudiológica com ênfase em atuação hospitalar (IMEC/IPA -2004). Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, no Conceito Neuroevolutivo Bobath-Baby, em Reabilitação das Disfagias, em Bandagem Terapêutica (Therapy Taping Association), em tecnologias assistivas, em escalas de desenvolvimento Bayley, em avaliação ADOS/ADI-R para TEA, em Perfil Psicoeducacional revisado, Prompt 1, entre outras. Na área clínica, atua com fonoterapia da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e disfagia, cujo público-alvo abrange bebês, crianças e adolescentes com distúrbios neurológicos, TEA, Síndrome de Down, distúrbios de linguagem, apraxia e demais alterações de fala, bem como diversas deficiências e síndromes. Possui consultório particular no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Os temas principais de sua atuação profissional são os seguintes: linguagem, disfagia, comunicação alternativa e inclusão social.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: