Página Inicial » Graduação » Fonoaudiologia » Projetos Comunitários

Projetos Comunitários

Programa Interdisciplinar de Reabilitação Cardiorrespiratória

O Programa Interdisciplinar de Reabilitação Cardiorrespiratória da Ulbra Canoas surgiu no ano de 2014 com o objetivo de oferecer à comunidade cuidados interdisciplinares, com ações assistenciais planejadas, possibilitando ao paciente promoção à saúde e melhora na qualidade vida.


O projeto é direcionado a pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca selecionados no ambulatório do Hospital Universitário de Canoas.

As atividades acontecem duas vezes por semana na Clínica Escola de Fisioterapia e envolvem triagem pelo curso de Medicina a fim de detectar situações que possam impedir a realização das atividades ministradas pelos demais cursos. O curso de Psicologia realiza intervenção em grupo para troca de informações e sentimentos acerca do impacto da doença na vida dos pacientes.

Os alunos do curso Fisioterapia realizam treinamento de musculatura respiratória e periférica. Os acadêmicos de Biomedicina apresentam palestras de cunho educativo, a fim de promover educação em saúde. O curso de Educação Física dá continuidade ao treinamento cardiorrespiratório com atividades aeróbicas.

Até o presente momento, pôde-se verificar que o trabalho interdisciplinar da equipe potencializa os benefícios da reabilitação, oferecendo uma assistência diferenciada e contribuindo para melhor qualidade de vida dos pacientes.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: