Página Inicial » Graduação » Fonoaudiologia » Projetos Comunitários

Projetos Comunitários

Programa o Bebê e Seu Mundo

Esse programa interdisciplinar realiza ações de promoção da saúde materno-infantil e primeira infância por equipe composta por professores e acadêmicos de Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia e Fisioterapia, com pacientes de Hospital Universitário da Ulbra (HU), Canoas/RS. Semanalmente, são realizadas intervenções em grupos de gestantes sobre fatores físicos e emocionais associados à gestação, hábitos alimentares, saúde bucal, atividade física e bem-estar.

Os grupos de aleitamento, realizados pela Pediatria, e os de atenção fonoaudiológica na promoção da alimentação e comunicação para as gestantes e puérperas ocorrem no Alojamento Conjunto do HU. Atendimentos a bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor e suas famílias ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia da Ulbra. A integração do conhecimento oriundo desse programa se dá nos eventos semestrais Semana do Bebê de Canela (em maio de 2019) e de Canoas (setembro de 2019), com realização de oficinas e palestras comunitárias, além de ações no âmbito acadêmico.

O público-alvo é constituído por gestantes, puérperas e bebês, além da população dos municípios onde se realiza a Semana do Bebê. As ações propostas são grupos interdisciplinares com gestantes de alto risco: quartas-feiras, das 10h às 12h, 9º andar do Hospital Universitário, sob coordenação dos professores Aline Groff Vivian, Tiane Salum, Maximiano Tovo e Susana Delgado. A atenção fonoaudiológica na promoção da alimentação e comunicação mães e bebês ocorre às terças-feiras, às 16h, no alojamento conjunto do Hospital Universitário, sob coordenação da professora Susana Delgado. Os grupos de aleitamento materno com puérperas, às segundas-feiras, das 13h às 14h, no alojamento conjunto, e a pediatra responsável é a doutora Fernanda Scarpa. A atenção fisioterapêutica comunitária na infância ocorre às segundas-feiras à tarde (14h às 17h15min) e quartas-feiras, sob coordenação da professora Beatriz Paim. Os resultados têm revelado repercussões favoráveis para a promoção da saúde na gestação, na percepção das participantes que integram as ações.

No último ano, dentre as atividades oferecidas pelo programa, houve 129 participações na assistência odontológica pré-natal, 736 na atenção fisioterapêutica na primeira infância (solo 375 e água 364), 552 pela assistência fisioterápica à gestante de alto risco, 118 nos grupos de aleitamento e 111 no grupo interdisciplinar de promoção da saúde de gestantes, integralizando 1.646 atendimentos. Essas práticas habilitam a população que recebe intervenção a multiplicar as informações recebidas na família e comunidade. Cabe destacar, ainda, a realização da 19ª Semana do Bebê de Canela, em maio de 2018, evento que integra o programa, com 2.179 pessoas envolvidas em atividades como oficinas e palestras na comunidade.

Nesta, o Seminário Internacional, que envolveu a participação de profissionais e acadêmicos, houve a apresentação de 42 pôsteres de trabalhos científicos ligados à primeira infância, com participação de diferentes instituições de ensino superior. Adicionalmente, a 3ª Semana do Bebê de Canoas, realizada em setembro de 2018, expandiu a atuação do Programa O Bebê e Seu Mundo, replicando a temática Vamos cuidar de quem cuida dos bebês. A relevância social do programa é observada quanto ao atendimento às diferentes necessidades das participantes, que relataram satisfação com as intervenções realizadas. A relevância acadêmica fomentou a capacitação dos profissionais - docentes e acadêmicos - fornecendo material para planejamento de ações alinhadas às políticas públicas promotoras da saúde na gestação a fim de possibilitar o desenvolvimento físico, cognitivo e psíquico saudável na primeira infância, inseridos em uma sociedade que favoreça integralmente a atenção a essa população, propiciando a realização de atividades vinculadas ao ensino e a pesquisas integradas à extensão, gerando produções científicas com base nos resultados das atividades.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: