Página Inicial » Graduação » Fonoaudiologia » Projetos Comunitários

Projetos Comunitários

Serviço Odontológico e Fonoaudiológico de Suporte ao Paciente Oncológico

O câncer da região de cabeça e pescoço tem apresentado aumento na sua incidência, principalmente, na região Sul do Brasil. Além do seu diagnóstico ser realizado ainda de forma tardia, os tratamentos estão relacionados a esta condição quanto a sua severidade. Pessoas com diagnóstico de câncer e que irão ser submetidas ao tratamento oncológico (cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou imunoterapia) estão sujeitos a complicações e sequelas bucais e de fonação que podem também interferir diretamente com a qualidade de vida destas pessoas.

Objetivo: o projeto Serviço fonoaudiológico e odontológico de suporte ao paciente oncológico tem por objetivo prevenir ou minimizar as complicações e/ou sequelas advindas destas terapias para o combate de neoplasias malignas das regiões de cabeça e pescoço e proporcionar melhor qualidade de vida. Além isso, o projeto ainda tem por objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos acadêmicos extensionistas, por exemplo, atenção à saúde, comunicação e educação continuada.

Metodologia: O projeto é desenvolvido a partir da seleção de acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia dos sétimo a décimo semestres que são orientados em encontros semanais para treinamento e capacitação para as atividades de prevenção e tratamento específicas do paciente oncológico. Os temas de capacitação envolvem conhecimentos sobre fatores de risco e prevenção do câncer; métodos de diagnóstico; condutas terapêuticas interdisciplinares; e técnicas de trabalho comunitário (processo dialógico) e desenvolvimento da competência comunicação e atenção à saúde. A capacitação para as condutas interdisciplinares para o atendimento dos pacientes são realizadas nas suas diversas fases, através de exposição teórica e seminários.

O público-alvo, composto por pessoas com diagnóstico de câncer da região da cabeça e pescoço e seus respectivos familiares/acompanhantes, é recrutado de hospitais, clínicas e/ou serviços de tratamento oncológico de radioterapia e/ou quimioterapia do distrito geo- educacional da Ulbra, campus Canoas/RS. Além destes, pessoas que participam de campanhas de prevenção do câncer bucal e que tiverem diagnóstico de câncer.

Tipos de atendimentos: medidas preventivas com uso de terapias alternativas (fitoterápicos, laserterapia) para mucosites e xerostomia radio-induzidas; meditas terapêuticas para o tratamento de doenças fúngicas (candidíase), mucosites, xerostomia e diminuição do fluxo salivar, cárie, disfagia, disgeusia, disfonias, trismos, osteorradionecrose e medidas paliativas de conforto e qualidade de vida. No projeto de extensão também são desenvolvidas pesquisas baseadas nas necessidades encontradas durante os atendimentos.

Dias de funcionamento do projeto: O atendimento é realizado às quartas-feiras, das 9h às 12h30min, no prédio 59 (Cepeo). Resultados: O projeto criado no ano de 2006 tem apresentado resultados quanti e qualitativos com aumento do número de participantes acadêmicos e da população-alvo de pessoas com diagnóstico de câncer da região da cabeça e pescoço e/ou em tratamento antineoplásico. Entre os resultados, as medidas de prevenção e tratamento das sequelas do tratamento antineoplásico têm minimizado os efeitos relacionados à qualidade de vida como a fala, deglutição, dor e a estética. O projeto apresenta uma média de 150 atendimentos/ano e o desenvolvimento de atividades de prevenção como campanhas duas vezes ao ano. Nos últimos cinco anos, cerca de 140 alunos extensionistas têm sido capacitados para a participação nas atividades clínicas.

Além disso, por sua característica interdisciplinar e da exigência de educação continuada dos professores e alunos pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas, proporciona o desenvolvimento de dissertações de mestrado e tese de doutorado a partir dos resultados dos atendimentos e do desenvolvimento de abordagens preventivas e terapêuticas frente às necessidades observadas desta população.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: