Página Inicial » Graduação » Geografia » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período em que frequenta o curso e tem como objetivo complementar a formação do acadêmico. Segundo o parecer CNE/CP 28/2001, para o currículo de licenciatura deverão ser comprovadas 200 horas.

A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.

As atividades complementares são atividades acadêmicas agrupadas em Ensino, Extensão e Pesquisa.

São consideradas atividades complementares de Ensino:

  • Disciplinas eletivas não aproveitadas na matriz curricular do curso;
  • Monitoria como bolsista ou voluntário;
  • Trabalhos de campo promovidos pelo curso;
  • Estágio extracurricular na área da graduação;
  • Cursos livres (línguas, informática, etc.);
  • Participação em oficinas e cursos de extensão.

São consideradas atividades complementares de Extensão:

  • Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
  • Trabalho comunitário na área da graduação em Geografia;
  • Participação como monitor ou assistente em oficinas e cursos de extensão.

São consideradas atividades complementares de Pesquisa:

  • Apresentação de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como pôsteres em semanas acadêmicas e feiras de iniciação científica;
  • Participação, como ouvinte, nos seminários de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Iniciação científica, como bolsistas ou voluntários, vinculados a órgão específicos de apoio à pesquisa;
  • Publicações de trabalhos em anais e revistas científicas.

Como validar:

As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso até o penúltimo semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as cópias das atividades desempenhadas para a validação dos certificados.

Estágio Supervisionado: 

O estágio supervisionado em geografia consiste em propor uma prática na qual o aluno estagiário possa recriar, num processo de ação e reflexão autônomo e singular, o ato de ensinar Geografia no ensino fundamental e médio. Oferece um trabalho ao estagiário não somente com a reprodução de conhecimentos, repetição de conteúdos, mas que lhe seja possível recriar uma metodologia própria do ato de ser professor de Geografia, e que possa vir a ser narrada com o auxílio de alguns indicadores da pesquisa-ação em seu Relatório de Prática de Ensino. Assim, a proposta das disciplinas Estágios Curriculares Supervisionados é habilitar o professor e não um reprodutor ou leitor de conteúdos didáticos. É apresentada a transformação e ressignificação de conteúdos de ensino, a partir da realidade dos alunos da escola de estágio, por entender-se que o conhecimento real está, também, nesse grupo de alunos.

Esse novo pensamento não nega a premissa de que o ato de ensinar é um exercício antigo.  Assim, ao assumir o papel de professor, carrega-se a responsabilidade de sistematizar conhecimentos e gerenciá-los com os alunos, com seus saberes, na busca de uma aprendizagem significativa.

Estrutura e funcionamento do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, II, III e IV

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I
Totaliza 68 horas/aula e 04 créditos

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II
Totaliza 68 horas/aula e 04 créditos

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III
Totaliza 136 horas/aula e 08 créditos

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia IV
Totaliza 136 horas/aula e 08 créditos

Linhas de pesquisa:

Geografia, Educação e Cidadania Análise Ambiental Planejamento Urbano e Regional Espaço Agrário e Urbano Pesquisas que, atualmente, estão sendo desenvolvidas no curso:

Monitorias:

Monitoria Voluntária

A monitoria é uma forma de o aluno se aproximar e aprender mais do professor e da área de interesse, adquirindo experiência profissional e se inserindo no mercado de trabalho. O aluno interessado deve procurar o docente da disciplina ou programa de interesse e tratar diretamente com ele. No caso de monitoria de disciplinas, o aluno já deve tê-la cursado, obtendo um bom aproveitamento. A monitoria voluntária não tem nenhum tipo de remuneração. Ao final do período o monitor deve dirigir-se ao professor pedindo que este solicite na coordenação do curso o atestado do acadêmico informando as horas acompanhadas pelo monitor.

Monitoria Remunerada

A monitoria remunerada dá um desconto na mensalidade do aluno selecionado. Para esta monitoria o acadêmico deve atender aos seguintes critérios:

  • Ter cursado a disciplina com um bom aproveitamento;
  • Ter realizado monitoria voluntária;
  • Estar matriculado no mínimo em 12 créditos;
  • Ter disponibilidade de 12 horas para a monitoria;
  • Participar no auxílio de eventos da Universidade, como a Feira das Profissões em outubro e seminários de TCC nos finais de semestre.

As inscrições acontecem em fevereiro e junho na secretaria do curso. O aluno deve entregar o currículo com foto especificando a disciplina pretendida e histórico completo impresso do Autoatendimento.

Trabalho de Campo:

O curso oportuniza a realização de trabalhos de campo em suas disciplinas a fim de conciliar os conhecimentos desenvolvidos em aula com as atividades práticas de campo.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: