Página Inicial » Graduação » Medicina Veterinária » Adoção e Esterilização

Adoção e Esterilização

Adote, não compre

Adotar é um ato de amor. Inclusive com animais. E existem muitos cães e gatos precisando de um lar. Alguns até de raças puras; outros mestiços ou semelhantes aos de raça e que à primeira vista encantam crianças e adultos.

Às vezes, por falta de informação - e até preconceito - animais em abrigos deixam de ter um lar. No entanto, cães e gatos sem raça definida possuem personalidade mais dócil e são mais fáceis de serem adaptados a um núcleo familiar, além de também serem brincalhões. E lembre-se: a compra não é garantia de ter um cão de qualidade. Eles também podem vir com problemas genéticos.

Enfim, ao adotar um animal doméstico você não só estará dando um lar ao animal, como também contribuindo para redução de uma problemática social que atinge grandes e pequenos centros, que é a superlotação de animais em risco de rua. E fique sempre atento às necessidades físicas, biológicas e emocionais do animal. Tenha consciência da importância em assumir as responsabilidades pela guarda. Ou seja, esteja preparado em fornecer condições estruturais, além de tempo e carinho. 

Esterilização

Por que a esterilização de cães e gatos é importante?

O aumento populacional e o abandono de cães e gatos é um problema grave que não podemos deixar de lado. Um casal de animais de rua será responsável por milhares de descendentes em poucos anos. Quando abandonados, além de transmitir doenças, sofrerão fome, frio, sede, atropelamentos e todo tipo de maus tratos.

Vantagens da castração:

  • Reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente;
  • Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;
  • Elimina o risco de uma piometra (doença intrauterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus, e na qual o tratamento é a castração, ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);
  • Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar territórios; ficar fora de casa por dias sem se alimentar para se acasalar;
  • Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;
  • Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas.

Abandono de animais domésticos é crime de maus tratos

(Lei 3605/98) 

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: