Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Deivison Moacir Cezar de Campos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8332127774447991

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista formado pela Unisinos e mestre em História Social pela PUCRS, com especialização em História Contemporânea na Fapa. Coordena o Bacharelado em Jornalismo, os cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil. Lidera o grupo de instituição da área de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em práticas jornalísticas, mídias sonoras e pesquisa em Comunicação. Realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento, experiência estética e música.

  • Coordenação Adjunta

    Gabriela Machado Ramos de Almeida

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7975111935945848

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensaísmo no cinema a partir da série Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), com período de estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob supervisão de Josep Maria Català Domenech. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009), com pesquisa sobre documentários de música. Especialista em Roteiros para TV e Vídeo pelo Centro Universitário Unijorge (2006) e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio - FIB (2004). Atualmente é professora e pesquisadora no curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), nas habilitações em Jornalismo e Produção Audiovisual, e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo. Possui experiência profissional como jornalista nas áreas de televisão, vídeo e rádio, com seis anos de trabalho em diferentes empresas do grupo Rede Bahia de Comunicação (TV Salvador, TV Bahia e Globo FM), além de atuação freelancer em produtoras de conteúdo audiovisual. Como pesquisadora e docente, atua na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais, cinema documentário, ensaio fílmico, poéticas contemporâneas, teorias do cinema, teorias da arte e jornalismo em vídeo e televisão. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na gestão atual (2015-2017) e também entre 2011-2013.

  • Docentes

    Alice Bemvenuti

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694440384011646

    Mestre em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica de Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, na Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1993) e Especialização no Ensino da Arte, plea Universidade Federal de Uberlância e Especialização em Alfabetização e Ação Supervisora pela UNISINOS. Professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no Curso de Graduação em Fotografia, titular nas disciplina de Semiótica e Percepção Visual e em Fotografia Documental. Diretora do Museu do Trem de São Leopoldo (RS) no período de 2009 a 2012. Desenvolve pesquisa com memória ferroviária e nas áreas de arte, ensino da arte, fotografia, patrimônio, museus e educação em museus. Atua em formações de professores com enfoque nas aprendizagens possíveis na contemporaneidade. Oficineira do Sistema Estadual de Museus RS. Coordenadora da 1ª Região Museológica do SEM/RS(2012/13). Coordenadora do Colegiado de Museus no RS e membro do CECA/ICOM.

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. Professora dos cursos de Jornalismo e Gestão Pública (EAD) da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na ULBRA, participa do projeto de extensão Cine Diversidade, onde realiza oficinas e exibições de filmes brasileiros e debates sobre Direitos Humanos e diversidade em escolas de ensino fundamental de Canoas, RS. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro "Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro", lançado em 2018 pela Editora Appris.

    Andréia Silveira Athaydes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7916531255322193

    Possui graduação em Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e o doutorado em "Comunicación Organizacional", pela Universidade de Málaga/Espanha, em regime de co-tutela com a Universidade de São Paulo/Brasil. É professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil para os Curso de Graduação em Comunicação Social e cursos de pós-graduação lato sensu na área de administração. Também é professora do Curso de Graduação em Comunicação Social da Faculdades de Taquara. Integrou a diretoria-executiva da Associação Riograndense de Imprensa e foi conselheira efetiva do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, na Coordenadoria de Integração América Latina (2001 a 2006) e como sua Presidente (2013-2016). E no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas RS e SC, assumiu a secretaria-geral e a presidência (1995 a 2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Atualmente, é Assessora de Relações Internacionais da Ulbra e docente pesquisadora, voltada para os processos de gestão da comunicação e liderança.

    Claudio Schubert

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2185097339141423

    Claudio Schubert tem Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1990), Especialização em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutorado em Educação, com ênfase em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil(ULBRA), no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde ? Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e no curso de Jornalismo. Áreas de investigação: Comunicação e Cidadania, Oratória e resgate da Identidade, Resiliência em Grupos Vulneráveis. Campos de atuação: Comunicação e sociedade, Filosofia da Educação, Oratória profissional.

    Deivison Moacir Cezar de Campos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8332127774447991

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista formado pela Unisinos e mestre em História Social pela PUCRS, com especialização em História Contemporânea na Fapa. Coordena o Bacharelado em Jornalismo, os cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil. Lidera o grupo de instituição da área de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em práticas jornalísticas, mídias sonoras e pesquisa em Comunicação. Realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira, com ênfase em pertencimento, experiência estética e música.

    Elisabete de Freitas Teixeira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2863498579587964

    Possui graduação no curso Técnologo em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (2007/2), Especialização em Arte Contemporânea e Ensino da Arte (2009/1), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Unilasalle (2015/1) e doutoranda pela mesma universidade (2016/1). Professora da Universidade Luterana do Brasil desde 2009, ministra aulas nos cursos de Fotografia e Publicidade e Propaganda nas seguintes disciplinas: de Fotografia Digital I, Fotografia DigitaI II (photoshop avançado), Seminário, Fotografia em Cores, Fotografia de Eventos Sociais e Empreendedorismo. Fotógrafa e docente, investiga e discute sobre a construção e captura das imagens analógicas e digitais; características, perfil e comportamento do profissional na cultura da imagem.

    Fátima Giuliano

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2249537684108254

    Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Cursou pós-graduação lato sensu, com especialização em Projetos Sociais e Culturais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil.

    Gabriela Machado Ramos de Almeida

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7975111935945848

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensaísmo no cinema a partir da série Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), com período de estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob supervisão de Josep Maria Català Domenech. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009), com pesquisa sobre documentários de música. Especialista em Roteiros para TV e Vídeo pelo Centro Universitário Unijorge (2006) e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio - FIB (2004). Atualmente é professora e pesquisadora no curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), nas habilitações em Jornalismo e Produção Audiovisual, e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo. Possui experiência profissional como jornalista nas áreas de televisão, vídeo e rádio, com seis anos de trabalho em diferentes empresas do grupo Rede Bahia de Comunicação (TV Salvador, TV Bahia e Globo FM), além de atuação freelancer em produtoras de conteúdo audiovisual. Como pesquisadora e docente, atua na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais, cinema documentário, ensaio fílmico, poéticas contemporâneas, teorias do cinema, teorias da arte e jornalismo em vídeo e televisão. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na gestão atual (2015-2017) e também entre 2011-2013.

    Gustavo Eugênio Hasse Becker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1253036668751630

    Doutorando junto ao PPG em Comunicação Social da PUCRS, com bolsa parcial da CAPES. É mestre em Comunicação Social (PUCRS, 2003), especialista em Marketing (UFRGS, 1997) e graduado em Relações Públicas (UNISINOS, 1995). Professor na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (curso de Comunicação Social), exerce, desde setembro de 2018, a função de Chefe de Gabinete da Reitoria. Anteriormente, de julho de 2012 a setembro de 2018, exerceu a função de Diretor de Extensão da Universidade. Coordenou o curso de Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas (2005/2012). Integrou a gestão 2013/2015 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), bem como as gestões 2004/2006 e 2007/2009 do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp 4ª Região). Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Prática de Comunicação (GPEPCom), vinculado ao PPGCom/PUCRS, sob a liderança da Profª Dr. Cláudia Peixoto de Moura. É membro titular do Conselho Superior da Fundação Ulbra (Fulbra) e integrante do Departamento de Ensino do Conselho Diretor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Seus temas de interesse são: comunicação organizacional, ensino de Relações Públicas, divulgação científica e gestão de eventos.

    Luiz Felipe Zago

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8272296405327908

    Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante 7 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, saúde, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mídia e ética.

    Paulo Fernando Pires da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1974212385010175

    Paulo FERNANDO PIRES da Silveira - Natural de Paraty / RJ, Fotógrafo Profissional há 31 anos, Mestre em Educação, Especializado em Arte Contemporânea e Graduado em Fotografia. Atua como docente no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil / Canoas e no Curso Anual de Fotografia da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing / Porto Alegre.

    Saimon Bernardes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6527061460653889

    Graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e Mestre em Comunicação Visual em 2007 pela mesma Universidade. Atualmente é proprietário da Papetier - Atelier de Convites e Identidade Visual, empresa especializada em criação de identidades visuais para eventos. É professor da faculdade de Publicidade e Propaganda das disciplinas de Projeto em Ação Comunitária, Direção de Arte, Criação publicitária, Teoria da Comunicação e Comunicação Visual da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: figura humana, identidades visuais, logomarca, representação, pós-modernidade e rótulo.

    Sergio R. Lima Lorenz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438971233586731

    É mestre e especialista em educação pela Universidade Luterana do Brasil. Possui graduação em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997). É professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Já foi diretor da área das Ciências Sociais Aplicadas do campus Canoas e coordenador do curso de Comunicação da ULBRA e de jornalismo do Centro Luterano Universitário de Palmas (CEULP-ULBRA). Foi repórter, produtor-executivo e coordenador de jornadas da Rádio Gaúcha de Porto Alegre e Rádio CBN.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: