Página Inicial » Graduação » Química » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é coordenador do curso de Química e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Trabalhou na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica, nas áreas teórica e experimental.

  • Coordenação Adjunta

    Tania Elisa Seibert

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2836908388686988

    Possui graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura (presencial e EAD) da ULBRA Canoas e Coordenadora do subprojeto Matemática do PIBID/CAPES da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Docência em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Trabalho, Necessidades Educativas Especiais, Inclusão Cognitiva em Matemática, Exame Nacional do Ensino Médio.

  • Docentes

    Carlos Rodolfo Wolf

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728653U7

    Bacharelado em Química com ênfase em Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985 e em Licenciatura em Química pela UFRGS em 1986. Concluiu o mestrado em Química em 1994 e o doutorado em Química em 2004 pela mesma universidade, envolvendo temas na área de catálise e polímeros.

    Dione Silva Corrêa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8903077214877968

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Atuou como coordenadora do curso de Química da ULBRA no período de mar/2002 à dez\2010. Atuou no Conselho Regional de Química 5ª região como conselheira de 2008 à 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise e Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: glicerol, ácidos graxos, acilglicerídeos, alcanolamidas, compostos fluorescentes por transferência protônica intramolecular e copolimeros fluorescentes. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência no estudo de propriedades químicas, biológicas e toxicológicas de espécies vegetais. As atividades estão centradas no curso de química e no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada.

    Ester Schmidt Rieder

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784208Y6

    Graduada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Engenharia (área: Eletroquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), PhD em Engenharia (área: Eletroquímica) pela University of Birmingham, Inglaterra (1998) e pós-doutorado na University of Birmingham, em Eletroquímica (1998).

    Everton Bedin

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4442932J0

    Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo UPF (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Do mesmo modo, possui Pós-Graduação em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - com ênfase na área de Educação em Química. Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -, visando à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na construção de práticas pedagógicas interdisciplinares à luz da politecnia para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na formação discente e docente. Atualmente é professor de Química e Ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella, no colégio particular Bom Jesus e na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/Canoas. Participou de vários eventos e congressos durante a graduação, onde publicou vários trabalhos e resumos. Atuante e crítico, desenvolve trabalhos de emancipação crítica, raciocínio lógico e ortografia na área educacional. Frente à organização de eventos e projetos em diversos segmentos escolares, principalmente, as que se referem questões de cunho à docência, ensino, TICs, interdisciplinaridade, politecnia e formação docente.

    Fernanda Fabero Guedes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5842193807887059

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos.

    Hermes Luís Neubauer de Amorim

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9120098488093412

    Possui graduação em Quimica pela Universidade Luterana do Brasil (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é do conselheiro suplente do Conselho Regional de Química 5a Região (CRQ-V) e professor adjunto do Curso de Química da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, dinâmica molecular, relações estrutura-função de macromoléculas biológicas e planejamento racional de agentes terapêuticos.

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é coordenador do curso de Química e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Trabalhou na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica, nas áreas teórica e experimental.

    Luiz Antonio Mazzini Fontoura

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3862879352853151

    Possui os títulos de Bacharel em Química (1986), Químico Industrial (1987) e Mestre em Química (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil atuando no Curso de Química e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis. Desenvolve projetos de pesquisa em síntese orgânica, análise orgânica, físico-química orgânica, e tecnologia orgânica. Atualmente, a principal linha de pesquisa estuda o emprego de materiais graxos alternativos e novos catalisadores na obtenção de ésteres graxos com propriedades diversificadas e aplicação potencial como biocombustíveis ou insumos para a indústria química.

    Paulo Cesar Pereira das Neves

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9367858322390218

    Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986), mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor adjunto de Mineralogia da Universidade Luterana do Brasil. Tem atuado em mineralogia descritiva, sendo autor dos livros Introdução à Mineralogia Prática (3a. edição) e Fundamentos de Cristalografia (2a. edição). Concluiu Pós-doutorado em Mineralogia, no Instituto de Geociências da USP, Departamento de Mineralogia e Geotectônica, sob supervisão do Dr. Daniel Atencio, com o tema Minerais do Brasil: quais são? Quantos são? Onde estão? Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis da Universidade Luterana do Brasil, como Professor colaborador.

    Silvia Dani

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784840P3

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: catalise micelar, ésteres de fosfato, benzeno, misturas líquidas e simulação computacional.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: