Capela

A Capela da Ulbra Canoas foi projetada principalmente para ser um lugar de recolhimento e devoção para a comunidade acadêmica. Seu formato reproduz, na projeção horizontal da cobertura, uma síntese formal da Rosa de Lutero, que é o símbolo da Universidade criado pela arquiteta e designer Mônica Russomano, em 1988, como releitura da original.

Optou-se por uma estrutura metálica aliada ao vidro e às superfícies espelhadas, integrando os espaços interno e externo através de uma transparência pluridimensional, que multiplica as imagens ao infinito, num desdobramento perpétuo, conotando a onipresença e a onisciência divinas, assim como a eternidade. A cor, nesse jogo, em matizes de verde e, sobretudo, de azul, desempenha um papel fundamental, conduzindo à introspecção e à meditação.

A Capela também é utilizada para abrigar eventos culturais, principalmente por possuir um dos maiores órgãos de tubos do Brasil.

Histórico e informações do órgão de tubos da ULBRA

Encomendado pela Ulbra e construído em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2003, o órgão de tubos possui 2.204 flautas, 56 teclas em cada um dos 3 manuais (5 oitavas), 30 teclas no pedal (2 oitavas e meia), 120 combinações livres ou fixas (registros), Walze (rolo - crescendo e diminuindo os registros) e pressão 80 mm.

Pelas combinações dos registros, há uma certa preferência para música barroca e francesa.

Dimensões do instrumento: a planta baixa tem, aproximadamente, 6,3 m/3m e altura aproximada de 6m. É eletromecânico - do teclado ao órgão é elétrico -, o restante é mecânico e possui mesa de comando (console) móvel.

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: