Página Inicial » Pós-graduação » Odontogeriatria

Sobre o Curso

O curso de especialização em Odontogeriatria oferece ao profissional elevada capacitação técnica e científica, possibilitando ao mesmo enfrentar as dificuldades impostas pela especialidade em clínicas particulares e no serviço público.

Tem por objetivo formar profissionais especializados em Odontogeriatria; capacitar profissionais de forma técnica e científica para o atendimento de idosos e pacientes com DTMs (Disfunção Temporomandibular) e DOF (Dor Orofacial), com ênfase nos recentes avanços da especialidade, alicerçada por um referencial teórico aprofundado; possibilitar ao egresso diagnosticar, prevenir e tratar os agravos à saúde bucal de pacientes com envelhecimento precoce da cavidade bucal; desenvolver habilidades relacionadas à análise crítica da literatura especializada, bem como estimular, instrumentalizar e oferecer condições ao aluno para o desenvolvimento de pesquisa aplicada à Odontogeriatria.

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a compreender e colocar em prática os conhecimentos técnicos e científicos da especialidade.


Objetivos Específicos:

  • Capacitar o aluno a desenvolver diagnóstico e plano de tratamento envolvendo orientações e manobras clínicas com bases preventivas e de promoção de saúde, respeitando as peculiaridades inerentes, físicas e emocionais, nas diferentes fases do amadurecimento e senilidade dos pacientes.
  • Capacitar o aluno a realizar o diagnóstico precoce das disfunções temporomandibulares e dor orofacial.
  •  Permitir o emprego de técnicas e tratamentos adequados aos pacientes-alvo, promovendo o conforto e bem-estar dos mesmos.

Justificativas:

A promoção de saúde bucal envolvendo o diagnóstico, prevenção e tratamento dos agravos inerentes apresenta frequentemente um nível de complexidade que exige o aprimoramento científico e treinamento de habilidades específicas por parte do cirurgião-dentista. Desta forma, a formação de um profissional especializado na área justifica-se com base em dois aspectos:

Acadêmico: necessidade de propiciar ao egresso do curso de Odontologia capacitação técnica e científica para enfrentamento das dificuldades inerentes à especialidade.

Mercadológica: a maior parte dos cirurgiões-dentistas realiza atendimento odontológico de idosos, tanto em consultório particular, quanto clínicas públicas ou privadas.


Carga horária total: 870 horas/aula

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Oliva de Borba

Público-alvo:

Cirurgiões-dentistas com registro provisório ou definitivo no Conselho Regional de Odontologia.

Formação: Especialista em Odontogeriatria
Modalidade Presencial
Pós-graduação Especialização
Periodicidade Quinzenal - Quinta-feira(Tarde/Noite) Sexta-feira(Manhã/Tarde) Sábados(Manhã)
Início das aulas 13 de fevereiro de 2014
Turma 2014-1
Como Ingressar Processo Seletivo
Registre interesse
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail:
tempo: 0.7668
Memoria: 5.32MB