Pesquisas em Andamento

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Tadeu Campos Lopes

BIG DATA: UMA NOVA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS PÚBLICAS E GRATUITAS
Coordenador: Prof. Dr. Renato P. dos Santos

CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Coordenador: Prof. Dr. Rossano André Dal-Farra

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Coordenadora: Profa. Dra. Marlise Geller

INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Lisete Oliveira Groenwald

INTEGRANDO SABERES NA EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE, MÉTODOS MISTOS DE PESQUISA E QUESTÕES EMERGENTES NA CONTEMPORANEIDADE
Coordenador: Prof. Dr. Rossano André Dal-Farra

INVESTIGAÇÃO DO APRENDIZADO DE CONCEITOS: UTILIZANDO A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA EM REDE E UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE GESTUAL
Coordenador: Prof. Dr. Agostinho Serrano de Andrade Neto

INVESTIGANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: APORTES TEÓRICOS E TENDÊNCIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS
Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Teresa Kaiber

PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CENÁRIOS PARA A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Tadeu Campos Lopes -- Profa. Dra. Leticia Azambuja Lopes

PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÕES ENTRE ESTUDOS ACADÊMICOS E DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO
Coordenador: Prof. Dr. Rossano André Dal-Farra

O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PROCESSOS COLABORATIVOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Teresa Kaiber

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Coordenadora: Profa. Dra. Marlise Geller

Big Data: Uma Nova Possibilidade Didática no Ensino de Ciências.

Coordenador: Prof. Renato P. dos Santos

A Influência do Autoconceito em Matemática nas Atitudes e no Desempenho em Relação à Estatística.
Coordenador: Prof. Arno Bayer

Alfabetização Científica: interfaces entre a História da Ciência e a Educação em Saúde.
Coordenador: Prof. Rossano Andre Dal-Farra

Contribuições Da Lousa Digital para a Educação Matemática no Ensino Superior.
Coordenadora: Profa. Carmen Teresa Kaiber

Ensino e Aprendizagem em Matemática: Aportes Teóricos e Tendências Didático-Pedagógicas.
Coordenadora: Profa. Carmen Teresa Kaiber

Inclusão Cognitiva em Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Coordenadora: Profa. Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Inovando o Currículo de Matemática Através da Incorporação das Novas Tecnologias (Tics).
Coordenadora: Profa.Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Possibilidades e Desafios da Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Matemática.
Coordenadora: Profa. Carmen Teresa Kaiber

Objetos de Aprendizagem no Contexto da Educação Especial para o Ensino de Ciências.

Coordenadora: Profa. Marlise Geller

Simulações Computacionais com Físicas Alternativas no Mundo Virtual Second Life para o Ensino de Física.
Coordenador: Prof. Renato Pires dos Santos

Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: uma proposta baseada no referencial de Campos Conceituais de Gerard Vergnaud.
Coordenador: Prof. Agostinho Serrano de Andrade Neto

A escola e os desafios contemporâneos da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável.
Coordenador: Prof. Rossano Andre Dal-Farra


Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: