Como Ingressar

Processo Seletivo Mestrado Acadêmico - 2020/1
Modalidade - Regular

Período de inscrições: 3/9/2019 a 27/11/2019

Procedimentos para inscrição

  • Ler o edital com atenção;
  • Preencher a ficha de inscrição;
  • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00;
  • Entregar a documentação necessária para confirmação da inscrição, até 30/11/2019 (9h, horário de Brasília).

Processo seletivo

  • 1ª Etapa (Eliminatória) -- Prova escrita de conhecimentos específicos e análise de currículo Lattes. A prova será realizada sem consulta no dia 30/11/2019, com início às 9h (horário de Brasília), e duração máxima de 3 (três) horas.
  • 2ª Etapa -- A entrevista será realizada com 2 (dois) professores do PPGECIM, no dia 9/12/2019, a partir das 9h, seguindo a lista que será divulgada no site com os horários.

Documentação necessária

a) Cópia autenticada do diploma de graduação (e especialização se houver) ou documento comprobatório de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC.
b) Cópia do Currículo Lattes atualizado e documentado (com cópia de todos os certificados).
c) Cópia da Carteira de Identidade e CPF para brasileiros ou Passaporte para estrangeiros.
d) Cópia do comprovante de residência.
e) Certidão de nascimento ou casamento.
f) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Divulgação dos resultados

O resultado da prova escrita e análise do Currículo Lattes sairá até o dia 6/12/2019, junto ao horário das entrevistas.
O resultado dos aprovados sairá até o dia 13/12/2019.
A divulgação da lista de aprovados com bolsa sairá até o dia 13/12/2019 (caso sejam disponibilizadas bolsas de estudo ao Programa).

Bibliografia da Prova

Livros:

  • GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; GELLER, Marlise. Formação Continuada de Professores dem Ciências e Matemática. 1. ed. Canoas: Editora da Ulbra, 2015.
  • KAIBER, Carmen Teresa. Práticas Escolares no ensino de Ciências e Matemática. Canoas, Editora da Ulbra, 2015.
  • JUSTO, Jutta C. R.; FARIAS, Maria Eloisa. Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências. 1. ed. Canoas: Editora da Ulbra, 2016.
  • MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2011.

Artigos

  • ANDRADE NETO, Agostinho Serrano; TREVISAN, Robson. Um estudo da relação entre as imagens mentais utilizadas por estudantes de mecânica quântica e seu perfil epistemológico: uma investigação pela metodologia report aloud. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 11, p. 203-218, 2016.
  • BOHRER, Temis Regina Jacques; FARIAS, Maria Eloisa. Implicit learning theories of Biological Sciences students from PIBID. Acta Scientiae, v. 18, n. 2, p. 481-497, mai- ago. 2016.
  • DAL-FARRA, Rossano André; FETTERS, Michael D. Recentes avanços nas pesquisas com métodos mistos: aplicações nas áreas de educação e Ensino. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, p. 466-492, maio-jun, 2017.
  • GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira, HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Ambiente virtual de aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra. Acta Scientiae, v. 16, n. 4, p. 10-24, dez., 2014.
  • GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; SILVA, Carmen Kaiber da; MORA, Castor David. Perspectivas em Educação Matemática. Acta Scientiae, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan-jun. 2004.
  • PEREIRA, Joana Mata; PONTE, João Pedro da. Teacher's Actions to Promote Students' Justifications. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 487-505, maio-jun. 2018.
  • RAMOS, Adriana de Farias; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano. Modelagem molecular no ensino de ciências: uma revisão da literatura no período 2001-2011 acerca da sua aplicabilidade em atividades de ensino. Acta Scientiae, v. 15, p. 339-347, 2013.
  • ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur; CAMARGO, Sérgio. Educação com enfoque CTS em documentos curriculares regionais: o caso das diretrizes curriculares de física do estado do Paraná. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 20, n. 4, p. 871-887, dez. 2014.

Locais para entrega da documentação:
Secretaria da Pós-graduação PPGECIM
Prédio 14 - sala 338, Ulbra Canoas/RS
Horário: das 8h às 17h

Por correspondência, para o seguinte endereço:
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática
Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 14 - sala 338
Bairro São José - Canoas/ RS
CEP: 92425-900

Mais Informações:
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Av. Farroupilha, 8001 * Prédio 14 - Sala 338
Bairro São José * Canoas/RS * Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.9278 
E-mail: ppgecim@ulbra.br

Ficha de Inscrição

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: