Página Inicial » Graduação » Educação » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

Coordenação de curso

Karla Schuck Saraiva

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

  • Conselho de Pós-graduação

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

  • Docentes

    Amarildo Luiz Trevisan

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534601801498544

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, RS/Brasil, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS/Brasil. Além disso, atua como docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS/Brasil. Como pesquisador, possui classificação PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como consultor/avaliador de projetos do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formação acadêmica inclui um pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M) em 2014-2015, com apoio do CNPq. Possui também um doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS, e um mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992, com apoio da CAPES. Além disso, é especialista em História pela FUBRAE em Goiânia, 1986, e licenciado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS) em 1982.Possui uma ampla experiência em cargos acadêmicos e administrativos. Atuou como diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti na 8 CRE no período de 1991 a 1994. Coordenador do curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 2002 a 2003 e Coordenador de Tutorias - Curso Espanhol EaD de 2011 a 2012 na UFSM. Também foi coordenador do PPG Educação (Mestrado e Doutorado) na UFSM de 2012 a 2014, quando o curso foi avaliado com conceito 5. Além disso, desempenhou as funções de coordenador adjunto do PPGE (Mestrado e Doutorado) na UFSM em 2011 e vice-coordenador do curso de Ciências da Religião de 2017 a 2023.Membro de diversas associações e comitês acadêmicos. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 1997 e fez parte do comitê científico da ANPEd Nacional no período de 2010 a 2011. Também é membro da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências RIEV (em parceria com a Universidade Federal da Paraíba UFPB, a Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, a Universidade Federal de Alagoas UFAL e a Universidade de Valência UV), membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais e das sociedades brasileira (SOFIE) e latinoamericana (ALFE) de Filosofia da Educação. Além disso, é pesquisador do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. É autor de diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para obras como: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); e Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2 ed., EDUCS, 2020). Suas áreas de interesse incluem formação docente, esfera pública, biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e arquivo.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Darlize Teixeira de Mello

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

    Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

    Márcia Esteves de Calazans

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3033771649742154

    Psicóloga. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação, junto
    ao grupo PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade, UFRGS. (2019-2021). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Tem experiência na área da Educação e Interculturalidade, Pedagogia da Diferença e Psicologia Sócio-histórica. Tem
    dedicado-se aos estudos sobre mulheres, políticas públicas, história cultural, violências, processos de racialização, juventudes e subjetividades. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO; Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Associação Brasileira de Sociologia -SBS, Associação Latinoamericana de Sociologia(ALAS) e da Latin American Studies Association - LASA.

    Ricardo Willy Rieth

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2854589063294139

    Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. De dezembro de 2014 a julho de 2018, foi Vice-reitor da ULBRA. De agosto de 2018 a dezembro de 2019 foi Reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht). É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

    Virgínia Tavares Vieira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2595593290317196

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas). Possui Pós-Doutorado, doutorado e mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduação Bacharelado em Música/Violão e Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    Coordenadora de Educação do Instituto Racionalidades. Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desenvolveu o projeto de pesquisa ?Arte, educação e filosofia: modos de compor experiências éticas e estéticas para/na composição da vida?, que contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: