Página Inicial » Pós-graduação » Genética e Toxicologia Aplicada

O Programa

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu na qual são enfatizados estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho em nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Mestrado Acadêmico. Confere, pois, idênticos graus e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência. No MP também ocorre a imersão na pesquisa, porém, priorizando a formação de um profissional que, ao atuar em setores externos à academia (indústrias, empresas, instituições de pesquisa), saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor as suas atividades (Parecer Capes - CNE/CES 0079/2002).

Formação: Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada
Modalidade Presencial
Pós-graduação Mestrado Profissional
Duração 4 semestres
Como Ingressar Processo Seletivo
Curso recomendado pela CAPES
Registre interesse

Objetivo

O Mestrado Profissional do PPGGTA tem como objetivo a formação de recursos humanos com domínio teórico-prático para avaliar as possíveis atividades farmacológicas e/ou toxicológicas de substâncias de origem natural ou sintéticas, dando suporte às indústrias regionais e nacionais - que necessitam de recursos humanos qualificados para a farmacêutica resolutiva, assim como para a avaliação farmacológica e toxicológica pré-clínica de eficácia (conforme preconizado pela Resolução 17/2000 da ANVISA para o registro de medicamentos).

Também capacita o profissional a atuar na área de desenvolvimento e validação de novas metodologias para diagnóstico clínico e análise molecular, bem como nas análises toxicológicas para avaliação de risco ocupacional e ambiental.

O Mestrado Profissional prioriza a ampliação e manutenção da interface ciência-indústria, combinando a demanda do setor empresarial com o que há de melhor em equipes de trabalho.

Os profissionais egressos do Mestrado Profissional estarão aptos a:

  • Elaborar novas técnicas e processos que atendam ao mercado de trabalho;
  • Atuar em indústrias farmacêuticas e afins nas áreas de desenvolvimento, avaliação de segurança e eficácia de medicamentos ou compostos químicos potencialmente;
  • Desenvolver e utilizar novas metodologias aplicáveis nas áreas de diagnóstico clínico e análise molecular;
  • Realizar ensaios toxicológicos para avaliação de risco ocupacional e ambiental;
  • Aproveitar a potencialidade das atividades de pesquisa como geradoras de empregos e recursos;
  • Estabelecer canais explícitos para interações Universidade/Empresa, capacitando o pessoal técnico e estimulando novos empreendimentos na área farmacêutica e afins;
  • Gerar empregos, capacitar recursos humanos e promover a conexão direta entre o desenvolvimento científico e o tecnológico, e sua incorporação aos meios de produção.

FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA

Profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Química e outros profissionais da área da saúde vinculados a indústrias farmacêuticas, empresas que pesquisam, monitoram medicamentos e realizam análises toxicológicas.

O curso de Mestrado Profissional completo envolve:

  • Realização de disciplinas obrigatórias e eletivas;
  • Elaboração e execução de projeto de pesquisa sob a orientação de professor doutor;
  • Redação e defesa de dissertação de mestrado.
     

Duração do Mestrado: 4 semestres
Início: janeiro (modular) / março (regular), dependendo da oferta
Regime das atividades acadêmicas: sextas, manhã e tarde / sábados, manhã e tarde (Excepcionalmente, podem ocorrer aulas durante a semana e no turno da noite).
Atividades referentes à dissertação: 16 horas semanais

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · Cep 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail:
tempo: 0.9974
Memoria: 5.44MB