Projetos de Pesquisa

Os macroprojetos do Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade:

 

FELICIDADE, TRABALHO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo: O ambiente de trabalho é um dos principais locais onde as pessoas passam grande parte do seu tempo e onde podem ocorrer diversos riscos à saúde. Nesse contexto, a promoção da saúde se apresenta como uma estratégia importante para prevenir doenças e promover um ambiente de trabalho saudável. A contemporaneidade, marcada por transformações sociais, políticas e econômicas, também tem impactado a saúde dos trabalhadores, exigindo uma atenção especial para as novas demandas e desafios que surgem nesse contexto. A compreensão e a inter-relação da vida no trabalho (formal ou não formal), com os setores da economia, em diferentes ambientes, possibilita promover o bem-estar dos sujeitos e identificar oportunidades para a promoção da saúde. As transformações no mundo do trabalho, bem como na forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos na contemporaneidade estão diretamente imbricadas com o sentimento de felicidade, espiritualidade e fé. Eles são importantes preditores de qualidade de vida e reportam-se à experiência de cada indivíduo, construída com base nas estruturas sociais que distinguem os novos tempos e relações. Neste sentido, este macroprojeto objetiva conhecer as percepções e a forma de lidar com o cotidiano e de bem-estar de diversos grupos sociais, associadas ao mundo do trabalho e suas condições pela articulação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Há necessidade de se considerar, também, os princípios da promoção da saúde: concepção holística, intersetorialidade, empoderamento, participação social, equidade, ações multi-estratégicas e sustentabilidade em busca da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores no que tange às ações, projetos e políticas públicas e privadas.

Palavras-chave: trabalho; felicidade; espiritualidade e fé; saúde; políticas públicas.

Professores: André, Ana, Dóris, Honor, Thomas, Letícia, Nádia, Isabel

 

CICLO VITAL, DIVERSIDADE E SAÚDE

Resumo:  A promoção da saúde nas principais etapas da vida humana e fases de transição contempla a integralidade, princípio constitucional defendido como prerrogativa da humanização do cuidado em saúde, valorizando a articulação entre atividades preventivas, assistenciais e de promoção da saúde em todas as fases do ciclo vital. Neste contexto, este macroprojeto desenvolve estudos que possam implementar ações interdisciplinares para promoção da saúde materno infantil, da mulher, do homem, LGBTQIA+. Além de identificar a percepção de saúde física e mental, ao longo do ciclo vital, a diversidade e as identidades presentes na sociedade. Também ressignificar e valorizar as fases do ciclo vital, independente de sexo, identidade e gênero, a fim de possibilitar qualidade de vida e bem-estar individual e coletivo. As diferenças nas condições e nas oportunidades de vida, para a redução das iniquidades, podem ser analisadas por meio da relação dialógica entre os conhecimentos técnicos e saberes populares. 

Palavras-chave: ciclos de vida; humanização do cuidado; gênero; promoção da saúde

Professores: Alice, Aline, Fernanda, Isabel, Ana, Letícia, André, Eliane, Jussara, Luiz, Honor, Thomas, Dóris

 

INTEGRALIDADE DA SAÚDE E DO CUIDADO 

Resumo: O acesso universal da população a serviços de saúde com qualidade, equidade e em tempo adequado ao atendimento das suas necessidades, demanda programas, políticas públicas, planos e projetos. As intervenções objetivam alimentar redes de pesquisas que priorizem práticas de cuidado humanizadas, sob o olhar das necessidades locais, de modo a reforçar a ação comunitária, a participação e o controle social. Esse macroprojeto objetiva analisar conhecimentos e práticas pautadas na integralidade do cuidado e da saúde, além de investigar como ocorre a articulação dos equipamentos de produção da saúde do território, como atenção básica, vigilância em saúde e a Rede de Atenção à Saúde com as demais redes de proteção social. Neste sentido, uma das redes prioritárias é a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que contempla, entre outros componentes,  a saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). O macroprojeto contempla também, as novas metodologias de cuidado e o impacto destas nos profissionais, nos serviços de saúde e nos processos de trabalho e de gestão. Além disso, utilizar as múltiplas abordagens, em rede intra e intersetoriais para a geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e de grupos populacionais para subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de saúde e qualidade de vida. Para isso, se faz necessário analisar um conjunto de ações de saúde individuais e coletivas que envolvem vários aspectos como: a promoção, a prevenção, a proteção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos, os cuidados paliativos e a vigilância em saúde. Neste contexto, o papel e a organização dos diferentes setores e atores devem atuar de forma integrada e articulada, para a promoção da saúde. 

Palavras-chave: Rede de Atenção à Saúde; saúde mental; cuidado humanizado; gestão; equipe multiprofissional. 

Professores: Alice, Fernanda, Aline, André, Luiz, Isabel, Ana.

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS 

Resumo: A Promoção da Saúde, em espaços educacionais, está baseada em três princípios: educação para a saúde com enfoque integral; criação de ambientes físicos e psicossociais saudáveis; oferta de serviços de saúde, alimentação saudável e vida ativa. Na infância, especialmente os aspectos escolares e de socialização refletem a interação anterior da criança em seu ambiente. Tais fenômenos também repercutem na saúde emocional da criança e são investigados sob a ótica dos diferentes impactos das vivências infantis no contexto familiar e escolar. Na adolescência torna-se eminente investigar temas conflitivos, analisar fatores de risco e proteção e planejar intervenções promotoras de saúde mental, em diferentes contextos. Os diálogos sobre a importância da promoção da saúde devem acontecer desde os primeiros contatos com as escolas, respeitando a compreensão e a fase de desenvolvimento da criança e do adolescente, contemplando o Princípio da Proteção Integral e prioridade absoluta previstos na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, integrando a rede de proteção. No contexto educacional de Universidade, em um modelo promotor de saúde, há a participação de seus membros na tomada e na execução das decisões, bem como capacitar os indivíduos para exercerem um maior controle sobre sua saúde e dos aspectos que podem afetá-la, reduzindo os fatores de risco e favorecendo os que são protetores e saudáveis. Este macroprojeto objetiva analisar a aprendizagem sustentada em processos pedagógicos problematizadores, dialógicos, libertadores, emancipatórios e críticos. 

Palavras-chave: criança e adolescente; contexto educacionais; prioridade absoluta; vulnerabilidade. 

Professores: André, Aline, Letícia, Fernanda, Ana, Nádia, Jussara, Eliane, Isabel, Dóris. 

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE, DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ

Resumo: Conflitos de relações sociais, de solidariedade, de tolerância, de respeito às diferenças ao multiculturalismo e valorização da vida, devem ser conduzidas e mediadas pela comunicação não-violenta e pela cultura da paz. As diversas formas de comunicação devem estar adequadas aos grupos de escuta, sendo esses atores sociais e sujeitos de direitos.  Diante de situações de tensão social, os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser garantidos, reduzindo as violências e construindo práticas solidárias. O avanço na justiça social e no combate às desigualdades depende da efetividade dos direitos humanos, fundamentais e especiais, inerentes à condição humana e sua dignidade. Este macroprojeto investiga a relação das políticas públicas com direitos humanos e fundamentais reconhecidos pelo Estado Brasileiro. Nesse sentido são fundamentais os estudos acerca de ações, projetos, planos e políticas que promovam a equidade, a justiça social e direitos humanos.

Palavras-chave: direitos humanos; cultura da paz; multiculturalismo; comunicação; política pública. 

Professores: Alice, Aline, Ana, André, Dóris, Eliane, Fernanda, Honor, Jussara, Letícia, Luiz, Isabel, Nádia, Thomas. 

 

VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Resumo: A saúde está intrinsecamente relacionada aos determinantes sociais, econômicos, ambientais, políticos e culturais. Elevados níveis de pobreza, exclusão social e degradação ambiental têm caracterizado a urbanização brasileira com ocorrência de desequilíbrios naturais e sociais que impactam a saúde das populações. Os espaços e territórios permitem mudar o foco de atenção para os determinantes sociais de saúde. A regionalização do território se faz necessária para orientar a descentralização das ações, dos serviços de saúde e da abrangência das regiões de saúde e sua articulação com os equipamentos sociais nos territórios. Além disso, há de se considerar os hábitos e estilos de vida, modos de consumo, uso de tecnologias visando mapear a possibilidade de intervenção na saúde individual e coletiva. Este macroprojeto objetiva analisar as pactuações interfederativas e suas políticas, os acessos e a execução de ações que identifiquem singularidades territoriais. Isso é possível a partir da espacialização de indicadores de saúde, socioeconômicos e ambientais das populações, a fim de desenvolver políticas, programas e intervenções, para ampliar as ações de promoção à saúde e contribuir para o fortalecimento das identidades regionais, sustentabilidade e reduzir as vulnerabilidades socioambientais. 

Palavras-chave: território, espacialização, determinantes sociais de saúde, identidades regionais. 

Professores: Ana, Eliane, Jussara, Isabel, Nádia. 


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