Página Inicial » Pós-graduação » Residência Multiprofissional em Saúde English Version

Sobre o Curso

A Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Canoas, torna público aos interessados a abertura das inscrições ao processo seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde destinado a seleção de graduados para as vagas de acordo com o edital. As vagas deste processo seletivo são para programa com duração de dois (2) anos, nas áreas de concentração Saúde do Adulto e Idoso, Saúde Comunitária.

A Residência será desenvolvida no regime de dedicação exclusiva, conforme Lei 11.129, de 30 de junho de 2005. A carga horária mínima é de 2880 horas anuais, distribuídas em 60 horas por semana, totalizando, no mínimo, 5760 horas. Da carga horária total, 20% serão destinadas às atividades teóricas e 80% às atividades de formação em serviço.O funcionamento da Residência Multiprofissional é garantido pela Pró-Reitoria Acadêmica, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da ULBRA, devidamente regulamentados pelo Regimento Interno da Residência Multiprofissional.

Os candidatos deverão seguir todas as normas e regras estabelecidas pela Instituição e legislação das residências em saúde. A Residência Multiprofissional em Saúde constitui modalidade do ensino de Pós-graduação, realizada em serviço e credenciado pela CNRMS.O Processo Seletivo Público reger-se-á nos termos da legislação vigente e pelas normas contidas no Edital de Abertura e será realizado sob a coordenação técnico-administrativa da Ulbra/Canoas em parceria com a FUNDATEC.

Objetivo Geral

Desenvolver profissionais de diferentes áreas da saúde para uma atuação norteada por uma concepção ampliada de saúde, sustentadas nos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde, a fim de que sejam competentes para desenvolver ações de gestão e atenção comprometidas com o contexto loco-regional da saúde, através da formação em serviço, com a fim de atuar em equipe de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver competências para atuar numa perspectiva de rede regional integrada, articulando e promovendo, permanentemente, propostas de ações intersetoriais e interdisciplinares para melhoria constante da qualidade de vida da população.
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para que os residentes possam atuar nas respectivas áreas de concentração, qualificando suas atividades/ações técnicas relacionadas as áreas de assistência, gerencia, educação e a pesquisa em saúde para proporcionar resolutividade na atenção à saúde.
  • Ampliar as relações entre profissionais, alunos de graduação e pós-graduação visando compartilhar o conhecimento e fortalecer a relação teoria e prática, sinalizando uma melhor atuação profissional.
  • Estimular a produção científica relacionada à atenção e gestão em saúde, a fim de que se compreenda sua importância na qualificação e implementação de novas tecnologias em saúde.
  • Desenvolver senso ético e de responsabilização em relação à equipe, usuários/as/familiares/territórios de inserção, objetivando construir uma postura de compromisso e responsabilidade no trabalho em saúde.
Público-alvo:

Áreas de Concentração: Saúde do Adulto e Idoso e Saúde Comunitária.

Formação: Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde
Modalidade Presencial
Pós-graduação Especialização
Início das aulas 1º de março de 2018
Turma 2018-1
Como Ingressar Processo Seletivo
Registre interesse
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: