
publicado em: 20/10/2011 17:14:44
Congresso de Pedagogia Social reúne os maiores nomes da área
A ULBRA recebeu, na manhã desta quinta-feira (20/10), uma homenagem por ser sede do 3º Congresso Ibero-americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social. A entrega de uma placa foi realizada durante a apresentação da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social (SIPS) ao reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer.
Segundo o professor José Antônio Caride Gomes, representante da SIPS, esta homenagem é uma maneira de marcar a passagem do evento na história da Universidade. Toda a diretoria da SIPS estava presente na cerimônia.
Para o reitor da ULBRA, este tipo de discussão é fundamental. “Nos sentimos muito honrados em receber este congresso em nossa Instituição. Quero colocar os professores e alunos da ULBRA à disposição para colocar em prática aquilo que está sendo debatido em cada uma das atividades. Entendemos que este tipo de iniciativa (congresso) auxilia o crescimento da educação”, declarou Marcos Fernando Ziemer.
Segundo o professor da ULBRA e representante da SIPS, Vanderlei Brusch de Fraga, o evento tem cumprido seu compromisso. “Já recebemos alguns retornos positivos, principalmente no que diz respeito à forma de abordagem dos palestrantes, que tem utilizado uma linguagem informal e direta, deixando o congressista com um sentimento de que está acolhido. Neste sentido, os palestrantes estão fazendo exatamente o que falam, adaptando o discurso, que é uma das características da Pedagogia Social. Outro ponto positivo é a diversidade cultural, pois temos participantes de muitos países, cada um contribuindo com saberes de sua região. Mesmo antes de encerrarmos, sabemos que é um marco na história da Pedagogia Social mundial”, finalizou.
Programação de sexta-feira (21/10):
8h30 – 10h - Comunicações Orais
10h – 10h30 – Intervalo
10h30 – 11h - Lançamento de livro
11h – 13h - Mesa temática 05 a 08 (por inscrição)
13h -14h – Intervalo para almoço
14h – 15h - Conferência 02: A Pedagogia Social no Diálogo Educação Social e Educação Popular – cenários Europeu e Planetário
Conferencista: Prof. Dr. Xavier Úcar – UAB/Barcelona/Espanha
15h – 15h30 - Intervalo
15h30 – 17h - Comunicações orais
17h – 18h - Sínteses, considerações finais
18h – 18h30 - Cerimônia de encerramento
O evento está sendo realizado no auditório do Prédio 1 da ULBRA Canoas, localizado na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José.