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A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica

A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica tem por objetivo implementar um projeto de extensão a partir de um recurso didático, que atenda às diferentes demandas observadas na comunidade, tendo por parceria Escolas normais, escolas regulares, ONGs entre outros espaços não escolares além dos acadêmicos de diferentes licenciaturas.

A pessoa participante terá formação para atuar como multiplicador nas temáticas: linguagem, ciências naturais, diversidade, educação matemática, para atuar na comunidade onde está inserido, respeitando a diversidade nacional.

A proposta apresenta quatro módulos.

  • Módulo I: o(a) acadêmico(a) escolhe uma das temáticas, faz a inscrição, participa do curso, recebendo orientações que irá construir um recurso didático.
  • Módulo II: escolha do espaço de aplicação da oficina, contato e apresentação da proposta.
  • Módulo III: construção do recurso didático e apresentação ao professor da NetAula juntamente com o manual descritivo.
  • Módulo IV: apresentação do relatório final juntamente com as evidências.

Por ser um projeto de extensão comunitária na modalidade EAD, todo processo será acompanhado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo avaliado e evidenciado a partir da NetAula. As pessoas interessadas pelo projeto serão selecionadas até atingir o número limite de 150 alunos participantes. A comunidade será beneficiada com a qualificação do seu conhecimento sobre o meio ambiente, pensamento matemático, diversidade cultural, ambiental, de gênero e deficiências. Aos acadêmicos que participarem da proposta, será proporcionado o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos, tornando-se multiplicadores desta proposta.

Desde 2018 tem-se como ação desencadeadora do projeto de extensão um encontro presencial com alunos de escolas normais do município de Canoas e da região. A proposta de encaminhar o tema diversidade cultural, deficiência e gênero a diferentes comunidades oportuniza que estas comunidades envolvidas possam focar o olhar para suas dificuldades, possibilidades e aspectos positivos do estorno social e cultural onde vivem. Os envolvidos têm a oportunidade de vivenciar situações diversas nas comunidades sendo aplicados projetos em diferentes espaços: escolares e não escolares.

Outro aspecto positivo do processo tem sido a participação de alunos de extensão na Expoulbra, tanto em comunicações orais quanto em socialização do trabalho através de banner. Outro ponto a ser apresentado neste resumo faz referência ao fato de que pessoas que estão na segunda edição do projeto já estão atuando enquanto multiplicadoras da proposta.

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