Cinema Negro: uma abordagem sobre nossas raízes

Por meio da linguagem cinematográfica e dos subsídios de discussões analítico-teóricas, o projeto busca preparar e engajar os alunos dos cursos de licenciatura (História, Geografia, Pedagogia e Ciências Sociais) e do bacharelado em Serviço Social, da modalidade a distância da Ulbra, e professores da educação básica, para a abordagem dos valores e da cultura afro-brasileira em suas comunidades e em coletivos sociais. Como metodologia são realizadas discussões com os participantes, via NetAula, sobre valores de cosmovisão africana, história afro-brasileira, as condições de vida dos afrodescendentes na atualidade e, ainda, sobre modelos estéticos afro-brasileiros.

Nos anos de 2016 e 2017, ocorreu a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, História e Ciências Biológicas, que realizaram as atividades programadas no projeto em instituições de suas comunidades, colaborando para a discussão da temática, em especial, no mês de novembro. Como resultado, todos os participantes foram convidados pelas instituições a darem sequência ao projeto, no período seguinte.

A promoção de relações mais igualitárias e não discriminatórias e, ainda, o atendimento à Lei 10.639/2003 cumprem as relevâncias social e acadêmica do projeto, bem como a Missão da universidade em promover as atividades extensionistas. É esperado que as reflexões resultantes dos encontros virtuais subsidiem práticas antirracistas e mais igualitárias, protagonizadas pelos participantes do projeto, em suas comunidades.

O projeto alcançará maiores e melhores resultados com a participação de professores da educação básica, atuantes em cidades nas quais a Universidade tem polos EAD, favorecendo o diálogo entre academia e comunidade.

Inscrições para participar do projeto pelo e-mail: jrvargas@ulbra.edu.br.

Mais informações podem ser obtidas junto às respectivas coordenações de curso envolvidas.  

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?